segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Entrevista com o novo presidente da Cáritas brasileira

Por Luiz Fernandes

Com muitos trabalhos desenvolvidos no lado social, o bispo de Abaetetuba, Dom Flávio Giovenale, foi eleito no dia 11 de novembro o novo presidente da Cáritas brasileira. Sacerdote, católico da ordem dos salesianos, originário da cidade de Murello, Itália, Dom Flávio nasceu no dia 6 de maio de 1954 e chegou à Amazônia em 1974. Como Bispo exerceu o cargo de Secretário Executivo nos anos de 1999 a 2003 e foi Presidente de 2004 e 2007 do Regional Norte 2 da CNBB. Este ano, Dom Flávio foi eleito também a assumir, pela segunda vez, o cargo de Secretário Executivo da CNBB Norte 2.

SITE: O que essa nomeação representa para o senhor?

DOM FLÁVIO: Representa um compromisso maior com as cidades que possuem a Cáritas.

SITE: A que o senhor atribui esse resultado?

DOM FLÁVIO: Eu tive 63% dos votos e atribuo o resultado disso ao reconhecimento em nível nacional da Cáritas de Belém. Depois do crescimento da Cáritas daqui o nome do Pará começou a ser cogitado. Além disso, eu já possuía contato com os membros da instituição. Acredito que tenha sido escolhido, também, pela minha presença lá.

SITE: O senhor já era envolvido com atividades sociais na Diocese de Abaetetuba?

DOM FLÁVIO: Elas são muitas, mas eu destaco os atendimentos médicos para a população das ilhas e as escolas públicas que são administradas e construídas pela Diocese.

SITE: Como foi essa disputa?

DOM FLÁVIO: No total, 117 delegados participaram do processo de eleição. Eu recebi 74 votos e Dom Guilherme Werlang, da Diocese de Ipameri (GO), ficou com 43. Cada regional apresentou 2 candidatos. Aqui, indicaram o Dom Bernardo, da Diocese de Óbidos, e eu. No final, éramos três disputado em nível nacional, e, eu venci.

SITE: Há alguma exigência para ser um presidente da Cáritas?

DOM FLÁVIO: A exigência para ser um presidente é a de que o cargo seja ocupado por um bispo.

SITE: E como ficarão suas atividades na Diocese de Abaetetuba?

DOM FLÁVIO: Eu vou ter de conciliar as atividades da Diocese de Abaetetuba com os trabalhos na presidência, mas acredito que conseguiremos trabalhar bem, pois dividiremos o trabalho. Há, além de mim, uma vice-presidente e diversos outros companheiros. Eu continuarei morando em Abaetetuba e me deslocarei esporadicamente aos outros estados para resolver alguns assuntos.

SITE: E o seu cargo de secretário executivo da CNBB Norte 2?

DOM FLÁVIO: O novo cargo não me atrapalhará nesse cargo. Acredito que eu vou conseguir conciliar tudo.

SITE: Como e quando iniciou o seu interesse pela Cáritas?

DOM FLÁVIO: O meu interesse pela Cáritas começou logo quando eu fui nomeado bispo. Eu já trabalhei com a Pastoral Vocacional, mas sempre gostei do lado social.

SITE: Qual será o diferencial desse novo trabalho?

DOM FLÁVIO: O diferencial será, em relação aos outros, a dimensão nacional.

SITE: Qual será o seu foco como presidente?

DOM FLÁVIO: Meu foco e minhas metas na nova missão serão o cumprimento da diretriz estabelecida na última Assembleia Nacional, que ocorreu no período de 9 a 12 de novembro. Essa diretriz diz exatamente assim: ‘compromisso com a construção do desenvolvimento solidário sustentável e territorial, na perspectiva de um projeto popular de sociedade democrática’.

http://www.arquidiocesedebelem.org.br/interno/preview_abrir_noticia.php?noticiaid=420&linkid=68&categoriaid=3