sexta-feira, 30 de setembro de 2011

A artesã Nina Abreu, de Abaetetuba, participa do documentário Miriti-Miri, de Andrei Miralha

Como parte da programação de cinema dedicada ao público infantil no período do Círio de Nazaré, acontecerá na quarta-feira (12), quando se comemora o Dia da Criança, a Mostra Cineminha no Círio, a partir das 15h, no OI Cine Estação, com entrada franca. A mostra será aberta pelo longa metragem “O Achado de Plácido”, de Alexandre Silva, ficção que faz referência a Plácido José de Souza, o caboclo que achou a imagem da Virgem de Nazaré à margem do igarapé Murutucu, com vários elementos do imaginário local.

Em seguida será exibida a animação "O Rapto do Peixe Boi", de Cássio Tavernard e Rodrigo Aben-Athar, no qual o caranguejo, o camarão e candirus (peixe da Amazônia) partem em uma aventura para resgatar um amigo, o peixe-boi, responsável por transportar o "Pipipipiramutaba", uma grande aparelhagem de som.

O documentário Miriti-Miri, de Andrei Miralha, aborda as questões: De onde vêm os brinquedos de miriti? Quem faz? Como surgiram? Em imagens documentais, o filme focaliza este importante ícone da cultura paraense.

Ainda de Andrei Miralha serão exibidas as animações "Nossa Senhora dos Miritis" e "Admirimiriti". O primeiro se passa às vésperas do Círio de Nazaré, quando uma artesã de brinquedos de miriti tenta pagar a promessa de fazer sozinha uma procissão inteira em miriti. Mas, cansada, ela acaba dormindo e um milagre acontece. O segundo, mais conhecido pelo público, tem como cenário a Feira do Miriti, onde os brinquedos ganham vida e um boneco dançarino de brega perde a cabeça e a parceira. Sozinho, tenta brincar com outros brinquedos, mas um ato de coragem pode salvar seu dia.

Serviço: Cineminha no Círio. Dia 12 de outubro, a partir das 15h, no OI Cine Estação. Entrada franca.

Augusto Pacheco - Secult - http://www.agenciapara.com.br/noticia.asp?id_ver=85470

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

“O ser humano é um animal político!”


O termo política é derivado do grego antigo πολιτεία (politeía), que indicava todos os procedimentos relativos à pólis, ou cidade-Estado. Por extensão, poderia significar tanto cidade-Estado quanto sociedade, comunidade, coletividade e outras definições referentes à vida urbana. O livro de Platão traduzido como "A República" é, no original, intitulado "Πολιτεία" (Politeía).

Na nossa outrora Terra da Cachaça, hoje cidade do Brinquedo de Miriti, a Politeía (política) anda a mil por hora. Então, vamos depressa analisar o cenário político da última “volta”, considerando é claro que a carruagem está andando. Neste contexto, o que é certo hoje poderá ser errado amanhã e vice versa.

Iremos nos deter no resultado das duas últimas eleições (2008 e 2010) para contextualização dos prováveis candidatos.

Em 2008, concorreram na ordem de melhor desempenho:

1º. Francineti (PSDB) e Ronald (PV);

2º. Luiz Lopes (PT) e Afonso Sarges (PTB);

3º. Zé Miguel (PR) e Tia Biga (DEM);

4º. Vicente Maciel (PMDB) e João de Deus (PDT)

5º. Guilherme (PSOL) e Raimundinho (PSOL).

As articulações atuais indicam que nenhuma dessas duplas irão se repetir em 2012.

Nas eleições de 2010, que foram eleições estaduais e federais, tivemos como destaque a eleição do Deputado Federal Miriquinho Batista (PT). Outros nomes de representantes “Abaetetubenses” que participaram, com coragem, das eleições (em ordem alfabética) foram:


- Antônia Botelho (PC do B) - Deputada Estadual

- Cláudio Rodrigues (PSC) - Deputado Estadual

- J. Lino (PRB) - Deputado Estadual

- José Nery (PSOL) - Deputado Estadual

- Pipico (PT) - Deputado Estadual

- Vicente Maciel (PMDB) - Deputado Federal

- Vieirinha (PSB) - Deputado Estadual


Alguns fatos do cenário atual:


Desgaste evidente do governo municipal e, consequentemente, do PSDB e da atual prefeita, ao que tudo indica tentará a reeleição. O partido articula uma chapa forte no proporcional, com nomes já tarimbados (para o bem e para o mal) em eleições anteriores. O partido tem a força da máquina municipal e estadual. Entretanto, terá de “nadar contra a maré” de uma administração apagada.


O PT encontra-se em articulação. O principal representante para tentar aproximar o partido da máquina federal seria o Deputado Miriquinho, que até o momento ainda não demonstrou a sua força política. O ex-prefeito Luiz Lopes seria o nome natural e mais forte para concorrer às eleições. Também deverá “nadar contra a maré” para tentar apagar a imagem ainda desgastada, construída pelos dirigentes partidários de sua administração, que ainda o cercam.


O PSOL tenta viabilizar a candidatura do ex-senador José Nery. O momento talvez seja o mais propício para “rachar” a polarização das últimas eleições municipais. O PSOL é um partido experiente de outras eleições, deve imaginar que sozinho não chegará a lugar algum, por isso deve tentar a aproximação natural com partidos de centro e de esquerda, que não estejam, digamos, “à venda”, o que também constitui um verdadeiro “nado contra a maré”.


Além do PSOL, que concorreu nas últimas eleições com candidatura a deputado estadual, o PSC parece pretenso a lançar uma candidatura a prefeito. Os indicativos demonstram que o nome natural do partido seria o de Cláudio Rodrigues. Dos candidatos, talvez o nome com menos rejeição, entretanto, também deverá “nadar contra a maré” para viabilizar recursos financeiros fartos para uma possível campanha majoritária, já que o partido provavelmente nunca concorreu ao pleito.


Também existe a possibilidade do lançamento de outros nomes como: Zé Miguel (PR), Afonso Sarges (PTB), Pedro Negrão (PSB), João de Deus (PMN), Arnaldo Sereni (PSL), Raí Lima (PMDB), Ronald (PPS), entre outros. Sabe-se que ainda há muito tempo até as eleições e que a conjuntura política mudará a cada mês, com novos atores no cenário municipal e muitas articulações. Contudo, parece haver consenso de que o momento seria o mais oportuno para romper a chamada “polarização política” em Abaetetuba. Para isso, ainda há de se “nadar muito contra a maré”!


Na próxima avaliação, estaremos abordando o cenário das proporcionais!


terça-feira, 27 de setembro de 2011

Mostra de artes visuais e artesanato exalta brinquedos de miriti


O universo da produção de brinquedos de miriti do município de Abaetetuba é o tema principal da exposição 'Girândolas de miritis', que será aberta nesta terça-feira (27), no Espaço Cultural Banco da Amazônia, em Belém. A curadoria da exposição está sob a responsabilidade do artista visual Emanuel Franco e contará com participação de oito artesãos locais, que produziram os brinquedos com exclusividade para a composição das instalações visuais que serão montadas nos painéis expositivos do Espaço Cultural.

Os brinquedos foram confeccionados pelos artesãos Amadeu Sarges, Célio Ferreira, Manoel Benedito Sozinho, Manoel Vilhena, Manoel Pantoja, Manoel de Jesus Sozinho, Manoel Miranda e Nina Abreu. As instalações foram desenhadas com variadas distribuições dos brinquedos nos espaços, mostrando a diversidade de formas, dimensões e cores apresentadas, com destaque às identidades estéticas de produção de cada artesão participante.

Além dos brinquedos no seu formato conclusivo, a exposição levará ao conhecimento do público visitante os processos de criação dos mesmos, desde os cortes nos braços da folha do miriti até as técnicas de modelagem e pintura. A curadoria da mostra selecionou os tipos mais comuns de brinquedos, os quais vêm se destacando como ícones de todo um conjunto que, a cada ano, associa-se aos festejos do Círio de Nazaré compondo a visualidade popular nesse período religioso.


Imagens típicas como a cobra, o tatu, as pombinhas, o casal de dançarinos, a roda gigante, as embarcações regionais, fazem parte dessas instalações. Durante o período da exposição será projetado o vídeo de animação 'Miritis', de Andrei Miralha, que faz alusão, também, a esse universo de produção artesanal.


A mostra foi incluída na programação do Banco da Amazônia relativa às festividades do Círio de Nazaré. O hall será decorado obedecendo a mesma temática da exposição e terá uma instalação com anjinhos de miriti, confeccionados pelos mesmos artesãos que participam da mostra e ilustrados por fragmentos do romance 'Girandôlas', de Daniel da Rocha Leite e fotografias de Alexandre Lima e Emanuel Franco. O design gráfico é do arquiteto Vitor Blanco.


Serviço: Abertura da exposição 'Girândolas de Miritis', nesta terça-feira (27), às 18h30, no Espaço Cultural do Banco da Amazônia - Avenida Presidente Vargas, 800 (esquina com Travessa Carlos Gomes). A entrada é franca.


Redação Portal ORM

http://www.orm.com.br/2009/noticias/default.asp?id_modulo=24&id_noticia=555254

Círio da Vila de Beja!


Aconteceu no último domingo:

Foto: http://anajuliacarepa13.blogspot.com






segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Emater estuda parceria para incrementar a produção de açaí

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) recebeu, nesta sexta-feira (23), proposta de parceria do Instituto Açaí para atuar em conjunto no projeto Central do Açaí, que visa a melhoria da qualidade de vida dos produtores rurais do fruto dos onze municípios compreendidos na região do Baixo Tocantins, nordeste do Pará.

“Estamos conversando com vários órgãos governamentais para podermos viabilizar a execução desse projeto, que busca o desenvolvimento social, econômico e ambiental do município de Igarapé-Miri e entorno”, disse o idealizador do Central do Açaí, Armando da Costa e Silva. O projeto está orçado em R$ 25 milhões.

Técnicos da Emater que trabalham nos municípios que estão contemplados na área de abrangência do Central do Açaí ouviram com atenção a proposta do instituto. O projeto prevê a implantação de uma unidade de reaproveitamento de todos os elementos que compõem o fruto – o açaí para polpa, o próprio palmito e os resíduos de ambos –, usando casca e caroço para a confecção de adubo, ração e carvão.

Para a coleta da matéria-prima, o trabalho será em união com as cerca de 60 cooperativas dos municípios, entre cooperados e associações.

Segundo o diretor técnico da Emater, Humberto Reale, a preocupação da empresa está em inserir o pequeno agricultor, ainda não cooperado, nesta atividade socioeconômica. “Não podemos esquecer as comunidades tradicionais, como os quilombolas e ribeirinhos, que habitam a área do Baixo Tocantins e já são atendidos pela empresa, recebendo assistência técnica e extensão rural. Vamos estudar a proposta e futuramente teremos outras reuniões", disse.

A preocupação de Humberto é valida, segundo Thicyana Nunes, uma das diretoras do projeto. Ao público trabalhado serão oferecidas capacitações, certificações, benefícios sociais, inclusão social e lucratividade. Na área social, a preocupação com o produtor de açaí está para o período da entressafra, para que ele não abandone o projeto. “Vamos incentivar a piscicultura, o cultivo de horta e a produção de outras frutas”, reforçou. A ideia é chegar a um produto final que tenha como base o açaí, para atender mercados nacionais e internacionais.

O projeto Central do Açaí atenderá, principalmente, os municípios de Igarapé-Miri, Cametá, Abaetetuba e Moju. A sede ficará situada na rodovia PA-407, conhecida como a Rodovia do Açaí, onde já está implantada a Cooperativa dos Produtores de Frutas da Vila de Maiauatá (Coopfruma). “Acreditamos que um dos maiores obstáculos será para a construção civil do projeto, estimada em R$ 9 milhões. Para todo o resto temos solução. Por isso a importância de parceiros como a Emater e o governo do Estado”, finalizou Armando da Costa e Silva.


http://www.ruralcentro.com.br/noticias/47831/emater-estuda-parceria-para-incrementar-a-producao-de-acai

Policiais Militares apreendem motocicletas roubadas no Marajó

Na última segunda-feira, 19, os Policiais Militares do 8º Batalhão de Polícia Militar; 2º Sargento PM Rosiane, Cabos PM Alcântara e J. Silva e o Soldado PM Marcos Luiz, receberam denúncias de populares por meio do telefone 190. Segundo a informação, uma embarcação sem identificação estava transportando motocicletas roubadas para a localidade.

Os policiais foram até o “Bairro Novo”, no município de Soure e com apoio dos investigadores Luiz, Walder e Mauro, localizaram a embarcação e questionaram o proprietário da mesma sobre a propriedade e origem dos veículos. O homem alegou que adquiriu as motocicletas de terceiros em Abaetetuba; no entanto, os policiais, procedendo a investigação no Departamento Estadual de Trânsito verificaram que, das três motocicletas encontradas, duas estavam com registro de roubo.

Os acusados e os veículos apreendidos foram conduzidos para a Delegacia de Soure, onde foi detectado que um dos acusados encontra-se com alvará de soltura por prática de latrocínio no município de Manaus, Estado do Amazonas.

Major PM Leno Carmo - Ascom PMPA