sábado, 4 de junho de 2011

Mortes em Abaetetuba são apuradas com rigor, garante secretário

"O governo não vai permitir que se instale no Estado uma escalada de violência”. A afirmação, contundente, do secretário de Segurança Pública Luiz Fernandes Rocha, feita durante coletiva à imprensa na tarde deste sábado, 4, no prédio da Delegacia Geral, evidencia a disposição firme de combater o crime em qualquer cidade do Pará.

Desta vez, a situação de anormalidade ocorreu em Abaetetuba, onde foram registrados seis homicídios em apenas dois dias, enquanto a média histórica de mortes violentas no município é de quatro por mês.

O secretário de Segurança, acompanhado do delegado geral da Polícia Civil, Nilton Atayde, e do comandante da Polícia Militar, Mario Solano, informou que foram deslocadas para Abaetetuba missões especiais das duas forças policiais, com o objetivo de garantir a segurança da população lpocal e dar início às investigações sobre a série de crimes ocorridos desde sexta-feira.

“O compromisso do Estado é estar presente em todo e qualquer local que apresente uma situação de risco à população. Por isso, estamos acompanhando de perto o caso em Abaetetuba, que em menos de 24 horas fugiu da normalidade”, explicou Luiz Fernandes.

“Ainda é prematuro apontarmos as causas destes crimes e até mesmo se existe uma ligação entre eles. O que podemos garantir é que o Estado não está medindo esforços para investigar as causas e, principalmente, solucionar este situação”, explicou o comandante geral da PM, Mário Solano.

Dois suspeitos já foram presos por um dos crimes cometidos na cidade. Desde a madrugada deste sábado, o município conta com reforço de homens da Policia Civil e um batalhão da Polícia de Choque da PM. Já estão no local, também acompanhando os casos, a Equipe de Homicídios da Policia, representantes do Centro de Perícias Cientificas Renato Chaves e Corregedoria do Estado.

Após a coletiva, o comandante-geral da PM, Mário Solano, e o delegado-geral da Polícia Civil, Nilton Atayde, também deslocaram-se para acompanhar de perto as investigações em Abaetetuba.

Prevenção - Durante a coletiva, o secretário de Segurança falou sobre as ações desenvolvidas com o objetivo de diminuir ainda mais a criminalidade no Estado e destacou os números positivos de redução da violência. Nos primeiros quatros meses de 2011 houve uma redução de 15% da criminalidade em todo o Pará, comparado ao mesmo período do ano passado. Na região Metropolitana a redução dos crimes foi de 35% e em Belém o número é ainda maior, 37%.

“Uma das metas do governo é diminuir o numero de homicídios, desenvolvendo um trabalho de combate à impunidade e de prevenção”, explicou o secretario. Para isso estão sendo tomadas medidas de impacto na segurança de todo o Estado. O principal alvo das operações de repressão à violência é o tráfico de drogas.

Com base em estatísticas, este é um dos principais motivos da ocorrência de crimes, principalmente o de homicídio. O Baixo Tocantins é uma das regiões que vem se destacando neste processo. Somente no mês de maio foram presos mais de 1.200 traficantes na localidade.

No âmbito da prevenção, o Estado vem desenvolvendo ações sociais através do Pró-Paz, para evitar que jovens e crianças sejam absorvidos pelo caminho da criminalidade.

Secom

Em Abaetetuba: Onda de assassinatos tem saldo de 6 mortes em dois dias

Vários assassinatos ocorreram no município de Abaetetuba, nordeste do estado, somente entre sexta(3) e sábado(4). O primeiro deles, foi o homicídio de um Policial Militar, que de acordo com a assessoria de imprensa da PM, teria sido abordado junto de outro parceiro de farda em um posto de gasolina, quando levou um tiro e morreu na hora. Os tiros foram disparados por bandidos que haviam acabado de cometer uma tentativa de assalto a um carro forte em que o PM fazia “bico” como segurança.

Moradores que não quiseram se identificar, contaram que momentos depois, na busca pelos assaltantes, policiais à paisana entraram em uma residência e dispararam tiros contra o casal identificado como Danilo Ferreira, 54 anos, e Maria da Conceição, conhecida como “dona lora”. O homem teria morrido na hora e a mulher chegou a ser atendida por médicos mas não resistiu aos ferimentos. Os dois eram pais de um rapaz identificado como “Pinho”, comparsa do suposto assassino, Adonai Farias de Souza, o “Ado”. Os dois acusados estão foragidos.

Já na noite desta sexta-feira(3), e na manhã de hoje(4), mais homicídios aconteceram na cidade. Só que, segundo a Polícia de Abaetetuba, os crimes não possuem ligação com o assassinato do PM. O primeiro deles, aconteceu em frente à uma festa em Abaetetuba. De acordo com testemunhas, dois homens estavam discutindo, um disparou a arma e acabou matando mais uma pessoa. Já hoje de manhã, mais duas pessoas morreram, próximo a Praça da Bandeira.

Segundo a assessoria de comunicação do IML (Instituto Médico Legal), seis mortes foram registradas em Abaetetuba só nestes dois dias.

Polícia e Corregedoria vão investigar as ocorrências

A Polícia Militar informou que, deste a noite de sexta-feira (3), encaminhou equipes do serviço de inteligência para levantamento das situações ocorridas no município e que, na manhã de hoje(4), uma equipe da Corregedoria também foi para o local para apurar o envolvimento de PM’s nas ocorrências.

Punição

Segundo a assessoria de comunicação, ao identificar e comprovar a participação de policiais militares em quaisquer atos ilícitos ou comportamentos que não são autorizados pela Corporação e embasados em lei, fará a punição imediata por não corroborar com atitudes que afetem a sociedade.

(com informações da Ascom/PM)

CIDADE DO MEDO?



Nossa querida cidade de Abaetetuba está um verdadeiro TERROR. Uma cidade sem razão, sem Lei e sem direção. Indícios apontam para pelo menos sete assassinatos brutais, em menos de vinte e quatro horas. Tudo começou na tarde de ontem, por volta das 16:45 h, quanto o cabo Prazeres, do grupo tático da PM, que estava transportando um malote de dinheiro de Abaetetuba para o município de Muaná, foi morto a tiros por dois motoqueiros encapuzados. Um outro segurança que também o acompanhava foi baleado e socorrido, mas não resistiu aos ferimentos, morrendo no hospital, já no município de Belém. A polícia militar promoveu uma verdadeira varredura na cidade em busca dos criminosos. Mas a verdade é que está acontecendo um derrame de sangue no município. Boatos dizem que os próprios policiais, que devem defender a população, mataram a mãe e o padrasto de um dos elementos que estava sendo procurado, na própria residência do casal, no Ramal do Jarumã . Segundo informações de moradores do local, que necessitam de confirmação, os policiais já chegaram atirando e invadindo a residência dos parentes do suposto meliante.

Na noite do mesmo dia, mais dois cidadãos foram assassinados, completando seis homicídios. Ambos eram conhecidos como “Nicola”. Um deles era irmão do popular “Tuxina”, que responde por tráfico de drogas no município. Dizem os boatos que a ordem do assassinato deste elemento partiu de dentro do presídio. Já o outro cidadão era filho da ex-diretora da APAE de Abaetetuba e ainda não se sabe o motivo dos oito tiros que lhe tiraram a vida.

Ainda na noite de ontem, mais um cabo da PM, conhecido como cabo Vilhena foi baleado, em frente a uma Casa do Pagode, no município, quando tentou prender um elemento conhecido como “Mortandela”, que estava tentando atirar em outro elemento no local. Segundo as informações ainda não confirmadas, “Mortandela” foi preso na manhã de hoje (sábado), no Bairro do Algodoal. O cabo Vilhena, encontra-se em Belém, em estado grave de saúde. Outras informações dão conta do assassinato de mais dois homens, que foram encontrados mortos, com indícios de execução, na madrugada de hoje.

As informações aqui apresentadas ainda não foram oficialmente confirmadas. Em parte, podem conter boatos.

Aonde isso tudo vai chegar ninguém sabe. A população está aterrorizada. Alguém precisa dar um freio nas execuções e colocar ordem na cidade, botando os bandidos atrás das grades e deixando-os lá, bem longe das pessoas de bem.

Lugar de bandido sempre foi na cadeia. Isso não é novidade. As ações da polícia devem ser preventivas, evitando assim os crimes e fornecendo a sensação de segurança à população.

Abaetetuba precisa de organização e civilidade!

_________________________

Outras Informações:

Portal ORM:

Durante um assalto a um banco em Abaetetuba, no nordeste do Estado, dois assaltantes abordaram um carro forte e trocaram tiros com dois policiais, um deles morreu ainda durante a ação e outro ficou ferido.

Segundo um morador do local, que preferiu não se identificar, logo após o tiroteio, policiais que estavam em busca dos assaltantes, entraram numa residência, à paisana e executaram os pais de um dos envolvidos no crime, o homem teria morrido na hora e a mulher chegou a ser atendida por médicos mas também não sobreviveu.

Ele denuncia que o índice de morte na região tem sido intenso, principalmente aos finais de semana e que casos de consumo de drogas e extorsão policial se tornaram corriqueiros em Abaetetuba. 'Na noite de ontem, em frente a uma festa, dois caras estavam discutindo, um disparou a arma e acabou matando outro policial. Já hoje de manhã, sábado (4), mas duas pessoas morreram, próximo a Praça da Bandeira', conta.

'Aqui está todo mundo com medo. De ontem para hoje já foram nove mortes e a gente não sabe mais o que fazer. Estamos esperando reforço policial para ver se as coisas acalmam por aqui', finalizou.

Outro lado - Em nota ao Portal ORM, a Polícia Militar informou que, deste a noite de sexta-feira (3), encaminhou equipes do serviço de inteligência para levantamento das situações ocorridas no município e que, na manhã de hoje, uma equipe da Corregedoria também foi para o local para apurar o envolvimento de PM's nas ocorrências.

Segundo a assessoria de comunicação, ao identificar e comprovar a participação de policiais militares em quaisquer atos ilícitos ou comportamentos que não são autorizados pela Corporação e embasados em lei, fará a punição imediata por não corroborar com atitudes que afetem a sociedade.

Redação Portal ORM: http://www.orm.com.br/plantao/noticia/default.asp?id_noticia=536142

_________________________

Blog da Florenzano

Sob o signo do crime

Abaetetuba está um barril de pólvora. Só de ontem à noitinha até agora foram nove assassinatos. Por volta das 18 horas, um cabo da PM, que transportava malote de dinheiro de Abaeté para Muaná, no Marajó, foi morto a tiros por dois motoqueiros encapuzados. O outro segurança que o acompanhava foi baleado, chegou a ser socorrido e transportado para Belém, mas não resistiu aos ferimentos. Policiais perseguiram os matadores, mas eles fugiram, então foram à casa dos pais de um deles e mataram o casal.

Um mototaxista, conhecido por Nicola, foi executado na estrada, perto da cidade, ainda não se sabe se foi assalto ou acerto de contas. Ao presenciar a iminência de um assassinato, o sargento PM Vilhena tentou impedir o crime e foi assassinado, e o bandido consumou a outra morte.

Ainda ontem à noite, mais dois homens foram encontrados mortos, com características de execução.

A cidade está aterrorizada. Diretores de escolas liberaram os estudantes e recomendaram que ficassem em suas casas.

Fonte: http://uruatapera.blogspot.com/2011/06/sob-o-signo-do-crime.html

_________________________

DIÁRIO ON LINE (DOL)

PMs são acusados de matar casal em Abaetetuba

Policiais Militares do município de Abaetetuba são acusados de matar um casal, pais do suposto assassino de um colega de farda. O cabo conhecido como “Prazeres” fazia “bico” transportando dinheiro e foi assassinado na madrugada deste sábado (04). Os PMs colegas da vítima foram atrás do suspeito e teriam assassinado os pais do suspeito.

Outros assassinatos teriam ainda acontecido na cidade, chegando a um total de 6 homicídios (a serem confirmados). Segundo a assessoria de comunicação da PM, os assassinatos são fatos isolados e não teriam relação com a morte do PM.

Em nota, a assessoria de comunicação da PM informou que encaminhou desde a noite de ontem (03) equipes do serviço de inteligência para levantamento de todas as situações. Na manhã de hoje uma equipe da Corregedoria da Polícia Militar de Abaetetuba também foi deslocada para o local para dar início à imediata apuração do envolvimento de policiais militares nas ocorrências.

“A Polícia Militar, ao identificar e comprovar a participação de policiais militares em quaisquer atos ilícitos ou comportamentos que não são autorizados pela Corporação e embasados em lei, fará a punição imediata por não corroborar com atitudes que afetem a sociedade”, afirma a nota enviada pela Polícia Militar.

Às 14h deste sábado haverá uma coletiva na Delegacia Geral sobre o caso. (DOL, com informações do Diário do Pará)

http://www.diarioonline.com.br/noticia-151091-pms-sao-acusados-de-matar-casal-em-abaetetuba.html

domingo, 29 de maio de 2011

Deputados participam de lançamento da campanha "Aqui também tem gente de bem"

Formar uma comissão composta por deputados federais, estaduais, vereadores e entidades da sociedade civil para buscar recursos e encaminhar pedidos de melhorias nas áreas de segurança, educação, e saúde, foi a principal decisão tomada durante o I Fórum Legislativo Municipal, que aconteceu na segunda-feira, 16, no município de Abaetetuba, distante 160 km de Belém. A proposta, feita pelo deputado Airton Faleiro (PT), foi aprovada por unanimidade pelos onze vereadores municipais e parlamentares federais e estaduais presentes no encontro.

Durante o evento, foi lançada a campanha "Aqui também tem gente de bem", que visa resgatar a auto-estima do povo de Abaetetuba, que vem sofrendo intensa crítica da imprensa, principalmente pelo tráfico de drogas no município.

"Precisamos, urgentemente, de um posto fixo da Polícia Federal aqui, para fazer frente ao contrabando, à pirataria e ao tráfico de drogas", afirmou Elias Kempner, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Abaetetuba.

A campanha "Aqui também tem gente de bem", foi idealizada pelo empresário Claudinho Sereni, que todos os anos leva mais de seis mil jovens para a avenida no período carnavalesco, com os blocos Hyabadabado e Pimenta. "Nosso carnaval é marcado por temas em defesa do meio ambiente e com as notícias apenas negativas sobre nosso município, qual é o pai ou mãe que vai deixar seu filho vim brincar aqui? Por isso, precisamos mostrar que a maioria do nosso povo é gente de bem e trabalhadora", afirmou Sereni.

Outro entusiasta da campanha foi o procurador Felício Pontes. "Lí a matéria da campanha em "O Liberal" no sábado e como sou filho da terra, fiquei feliz em saber que nosso povo está reagindo de forma inteligente. Sou daqui e sei que tem muita gente de bem aqui", afirmou Felício durante a plenária.

Reivindicações - Durante o evento, os moradores apresentaram aos parlamentares 16 reivindicações em nível estadual, entre elas a conclusão de obras de infraestrutura urbana, já iniciadas no governo anterior, construção do hospital regional, máquinas de hemodiálises, construção do estádio olímpico. Na praia de Beja, os munícipes querem policiamento, asfaltamento da estrada que leva ao local e conclusão da orla. Pontes, pavimentação de ruas são outras reivindicações.

Do governo federal, os moradores querem a construção do cais da cidade, implantação da Universidade Federal do Tocantins; construção de um sistema de distribuição de energia elétrica, principalmente na região das ilhas, que somam 72; infraestrutura e saneamento urbano; ampliação e reestruturação do hospital Santa Rosa. No total, são 17 pleitos.

"É por isso que vamos juntar nossas representações parlamentares em nível federal, estadual e municipal, para que assim, possamos ter mais força para encaminhar estas demandas aos governos federal e estadual", afirmou o deputado Airton Faleiro.

O município tem mais de 80 mil eleitores. O poeta João de Jesus Paes Loureiro e a atriz Dira Paes, além do ex-jogador da Seleção Brasileira, Geovani, são apenas alguns dos filhos ilustres de Abaetetuba.

Autor: Ass. Imprensa/ Dep. Airton Faleiro

http://www.jusbrasil.com.br/noticias/2688970/deputados-participam-de-lancamento-da-campanha-aqui-tambem-tem-gente-de-bem]

Mais de 35 mil prestigiam Festival de Miriti em Abaetetuba

'

Animais, flores, brinquedos, móveis, objetos decorativos, bolsas e roupas. Um mundo colorido todo feito a partir da palmeira do mirirti. É o que se vê na Feira do Miritifest, festival que acontece no município de Abaetetuba, localizado a 60 quilômetros de Belém, no nordeste do Pará. No espaço, é possível encontrar também um vasto e delicioso cardápio com bolo, pudim, pratos, mingau e biscoitos, entre outros, com direito também a opções de bebidas como suco, licor e vinho.

O festival também é cultura. Poemas, músicas e danças são produzidos a partir do miriti. O festival reúne e apresenta mais de 40 mil opções de produtos confeccionados a partir da árvore que é símbolo do município e patrimônio cultural do Pará. O 8o Miritifest começou na última sexta-feira (6) e prossegue até domingo (8), na praça Francisco Azevedo Monteiro (praça da Bandeia). O evento é promovido pela Associação dos Artesãos de Brinquedos de Miriti de Abaetetuba (Asamab) e tem o apoio do governo do Estado.

Abertura - Uma solenidade na noite de sexta-feira, (6), com palavra dos dirigentes do festival, show da banda Muiraquitãs e apresentação de dança do grupo Tabuá, oficializou a abertura do evento. Muita gente compareceu à praça da Bandeira para prestigiar a programação. Na ocasião, a prefeita de Abaetetuba, Francineti Maria Rodrigues, agradeceu pela participação de todos e falou da importância do evento para o município.

“Parabéns aos homens e mulheres de Abaetetuba que, com a força de sua arte, constroem um dos ícones do Estado do Pará. Em qualquer outro lugar do mundo não se faz arte como a nossa. Tenho orgulho de ver os abaetetubenses superando os obstáculos através de sua força e arte”, disse. A prefeita também evidenciou o papel do governo do Estado para a realização do festival. “Obrigada ao governo do Estado, que está apoiando a realização desse evento de tanto significado para nós de Abaetetuba”, ressaltou.

Considerada a capital mundial do brinquedo de miriti, Abaetetuba deve receber cerca de 35 mil pessoas, durante os dias de festival, estima o presidente da Asamab, Dezidério dos Santos. Segundo ele, o miriti é responsável por uma parte considerável da economia do município. Apenas na Asamab, são 140 associados que têm sua renda familiar tirada da venda de produtos de mitiri. Há ainda outras associações.

“Além de ser um gerador de renda, o miriti é também um fomentador de cultura, pois é símbolo inspirador para composição de músicas, danças e poemas”, opina Dezidério. A música tema do Miritifest 2011 que está divulgando o evento chama-se "Esperança Dourada", de autoria de Ronaldo Barbosa e música de Adenaldo Cardoso.

Arte - Mais de 200 artesãos estão expondo seus trabalhos, durante os três dias de festival. Um deles é Vitorino Rodrigues, 60 anos, que há 40 trabalha e tira seu sustento da arte de transformar a "bucha" (parte da folha) da árvore do miriti em belos pássaros da Amazônia. “Sei fazer qualquer coisa com o miriti, mas como tenho paixão pelos pássaros acabei me especializando em confeccioná-los”, diz ele, que confeccionou 300 pássaros para expor no festival.

A arte de transformar o miriti em belas peças não é um privilégio dos mais velhos. Nildo do Socorro Farias, 27 anos, apaixonado por personagens de desenhos, produz os personagens a partir do miriti. “Adoro os personagens infantis e por isso eu os tenho como fonte de inspiração para o meu trabalho como artesão. Fico muito feliz com a produção e as crianças aprovam”, diz, satisfeito, Nildo, que produziu 600 peças e, otimista, garante que venderá todos antes do encerramento do Miritifest 2011.

O 8º Miritifest tem uma vasta programação, composta de shows de artistas locais, apresentações de grupos folclóricos, eleição da Garota Miritifest, eleição e premiação dos artesãos do ano, concurso de música e exposição de artesanatos. A programação acontece pela manhã, tarde e noite, até domingo (8), e é aberta ao público.

Manuela Viana - Secom

Comunidade quilombola de Abaetetuba recebe qualificação no campo

'

“Fico muito feliz quando esses ‘doutores sabidos’ vêm aqui na comunidade ensinar a gente a plantar”. Palavras de Domingas Conceição Moraes - ou “Anhá” como é conhecida - que aos 85 anos, é uma das mais antigas moradoras da comunidade quilombola Laranjituba, do município de Abaetetuba.

'

A constatação de Domingas aconteceu durante um dia de campo organizado pelo escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) em Abaetetuba, na última quinta-feira, 12. Este foi o ponto alto da programação da 1ª oficina de capacitação em diagnóstico e gestão ambiental quilombola participativa, que aconteceu de 9 a 13 deste mês.

'

Dentro deste diagnóstico, está a elaboração de um plano de desenvolvimento rural sustentável em comunidade quilombola que será realizado pela Emater. Faz parte do documento o resgate histórico e cultural das práticas comuns vindas com os antecessores.

'

Segundo Graça Amaral, a realização desta primeira oficina é o produto de um conjunto de indagações e reivindicações das lideranças quilombolas e técnicos envolvidos no trabalho de Assistência Técnica e Extensão Rural. “O objetivo é preparar as pessoas pedagogicamente para elaborar um diagnóstico quilombola participativo”. Além disso, a sociologa afirma, é preciso que a comunidade saiba de suas origens.

'

A descendente de africanos Anhá vive neste pedaço de terra desde que nasceu e sabe muito pouco de seus antepassados, além de que seus bisavós vieram casados da África, mas tiveram seus filhos já no Brasil. “Somos um pedaço de lá e um pedaço de cá”, afirmou Anhá.

'

Graça Amaral só discorda de Anhá quando a senhora faceira afirma que os ‘doutores sabidos’ estão lá para ensinar. A socióloga explica que na verdade acontece uma troca, onde os ensinamentos que a comunidade já possui são levados em consideração e servem como ponto de partida para a complementação das práticas no campo.

'

Dia de Campo

Participaram das atividades, além de integrantes da comunidade de Laranjituba, pessoas das comunidades quilombolas da ‘Samaúma’ e ‘Africa’, além de 22 técnicos extensionistas da Emater de vários escritórios locais, como Abaetetuba, Moju, Cametá, Mocajuba, Santarém e Barcarena.

'

A programação incluiu debates, composição de grupos de trabalho, apresentação de vídeos, palestras explicativas de políticas públicas e até a construção coletiva de uma matriz de planejamento e gestão para a atuação da Emater sobre o público quilombola, de acordo com as diretrizes estabelecidas pela Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pnater).

'

Chamada Pública

Esta oficina já faz parte das chamadas públicas do Ministério de Desenvolvimento Agrário vencidas pela Emater. O sistema de chamada pública substitui a assinatura de convênios entre Emater e Ministérios, para prestação de serviço de assistência técnica e extensão rural. A empresa venceu 15 das 21 chamadas públicas lançadas pelo MDA desde a homologação da Lei de Ater (n° 12.188, de 2010), que mudou a modalidade de contrato entre prestadores de assistência técnica e governo federal. Vale ressaltar que, hoje, a partir da referida lei, no setor de ater as chamadas públicas substituem os históricos convênios e se transformam no principal instrumento de parceria entre as esferas estadual e federal de governo.

'

As 15 chamadas públicas vencidas pela Emater até o momento envolvem um total de mais de R$ 14 milhões, a serem aplicados em benefício de mais de 10 mil famílias de 81 municípios paraenses. Para complementar o quadro original da Empresa, já foram contratados, em caráter temporário, 41 profissionais extras, considerados de alta qualificação. Há possibilidade de mais contratações.


Kenny Teixeira - Ascom Emater

http://www.agenciapara.com.br/noticia.asp?id_ver=76865

SEJUDH REÚNE COM ASSOCIAÇÃO QUILOMBOLA DE ABAETETUBA

'

A Coordenadoria Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Ceppir), da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) visita, nos dias 7 e 8 de maio, o município de Abaetetuba, nordeste do Estado. Com o objetivo de reunir com a Associação das Comunidades Remanescentes de Quilombos das Ilhas de Abaetetuba (Arquia), a Sejudh pretende verificar as condições da infraestrutura existente no local para, então, desenvolver um ambiente com fóruns de interesses quilombolas.

'

A presença da coordenadora da Ceppir, Maysa Almeida, é referente a uma série de visitas técnicas realizadas desde o dia 25 de março, aos 10 Polos de Comunidades Quilombolas do Estado do Pará. “Pretendemos manter um espaço permanente de articulação dos quilombolas; estabelecer nas regionais um espaço de mediação entre as instâncias de poder local, estadual e federal; e organizar, assim como, viabilizar as demandas quilombolas”, explica.

'

Ainda segundo Maysa, com a nova gestão, as comunidades quilombolas do Estado do Pará se tornaram prioridades no âmbito das Políticas Públicas da Ceppir. A coordenadora ressalta, ainda, que a ação atende a solicitação do Secretário de Justiça e Direitos Humanos do Estado do Pará, José Acreano Brasil Júnior, que busca a realização de Fóruns de discussões. “As visitas tem por objetivo criar 10 Foruns Quilombolas nos 10 Polos Regionais de Igualdade Racial no Pará, para articular, mobilizar e organizar permanentemente os quilombolas para que lutem pelos seus direitos”, conclui.

Texto: Ellyson Ramos

Fonte: Ascom/Sejudh

http://www.paraonline.com.br/sejudh-reune-com-associacao-quilombola-de-abaetetuba/

Câmara de Abaetetuba discute questões do município

Uma sessão especial reuniu nesta segunda-feira (16), senadores, vereadores, deputados estaduais e federais, além de organizações, instituições e sociedade civil organizada na Câmara Municipal de Abatetuba. O objetivo foi discutir problemáticas que afetam a população do município em áreas essenciais como saúde, educação, infra-estrutura e segurança. A sessão é fruto de audiências públicas realizadas no município.

Entre as propostas mais próximas de concretização estão a construção do Hospital Regional do Baixo Tocantins, um quartel equipado e uma escola, aos moldes da que já funciona no município de Moju, com tempo integral para os alunos estudarem.

“O hospital irá atender cerca de 650 mil habitantes da região, que reúne 11 cidades, entre elas, Abaetetuba, Tailândia, Acará, Baião e Mocajuba, além de desafogar Belém em atendimentos de urgência e emergência. Em março agora, enviei um requerimento para a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e para a Secretaria de Orçamento e Finanças, solicitando informações sobre os planos para a construção do hospital, saber em qual situação se encontra esse projeto, que já tinha até local definido para ser construído”, disse a deputada Nilma Lima.

Além de Nilma, estavam presentes ainda os deputados como Airton Faleiro, Fernando Coimbra e Ana Cunha, o procurador da República Felício Pontes Jr, o prefeito de Moju, Iran Lima, parlamentares de Moju e Claudio Sereni, representante da comunidade de Abaetetuba.

(Diário do Pará)

http://www.diarioonline.com.br/noticia-148190-camara-de-abaetetuba-discute-questoes-do-municipio.html