sexta-feira, 29 de abril de 2011

DEFENSORIA PÚBLICA DE ABAETETUBA DÁ EXEMPLO DE ATUAÇÃO

Intervenção da Defensoria garante leito a paciente
'

A Defensoria Pública de Abaetetuba, por meio de seu representante Arthur Corrêa da Silva Neto ingressou com ação visando à viabilização de leito a paciente com câncer do colo uterino, a liminar deferiu imediata internação. Sem o procedimento a paciente poderia vir a óbito.A Defensoria Pública de Abaetetuba propôs ação contra o Estado do Pará e o Município de Belém, requerendo o direito constitucional de saúde da paciente bem como que se protegesse sua dignidade.


A decisão judicial acolheu todos os argumentos da Defensoria Pública e foi realizada com base na urgência de internação no Hospital Ophir Loyola.


Entenda o caso


Segundo ação civil movida por E.C.M, representada pela Defensoria Pública de Abaetetuba, após diversas tentativas frustradas junto a central de leitos do Município de Belém, a paciente procurou a Defensoria Pública para intervir em seu caso, haja vista a gravidade da situação. A autora desde março de 2009, por meio de exames teve diagnóstico de Câncer de Colo Uterino CID. Com o diagnóstico, ela foi encaminhada para quimioterapia e radioterapia visando o controle da doença.A paciente estava internada há um mês no Hospital Santa Rosa no Município de Abaetetuba com sintomas graves. Diante do quadro foram expedidos laudos que comprovavam a necessidade de transferência da paciente para que houvesse acompanhamento e avaliação quimioterápica, porém nada foi resolvido.A paciente estava cadastrada, há um mês, na central de leitos do Município de Belém, esperando que lhe fosse garantido um leito.


terça-feira, 26 de abril de 2011

Educação se mobiliza para reivindicar melhorias


O PCCR E PISO SÃO LEIS. O GESTOR TEM QUE CUMPRIR!

Companheiros e companheiras, em assembleia os servidores da educação da Rede Municipal e Estadual decidiram paralisar suas atividades no dia 28 de abril, para discutirem a implementação do PCCR e Piso Nacional.

Tolerância zero, não dá mais pra ficar indiferente com tanta enrolação, seja no Estado ou no Município. Várias audiências sem avanços. Precisamos centrar forças na mobilização para arrancar o que os municípios fora do Pará vêm conquistando com a Lei do Piso e os Planos de Carreira, Cargos e Remuneração.

Venha participar de sua Assembleia unificada (Estado e Município) neste dia de Mobilização Nacional pela Valorização da Educação.

Dia 28 de abril na quadra do Colégio São Francisco Xavier. Hora: às 8:30h

A ofensa à liberdade sindical e ao direito de associação estabelecido na Constituição Federal (incisos XX do art. 5º e V do art. 8º), e prática discriminatória contra dirigentes e membros de conselhos sindicais pode ser considerada prejuízo à coletividade e violação a um direito constitucional essencial à negociação coletiva. Considerado como danos morais, passivo de indenização.

Acompanhe a agenda de mobilização de luta em defesa do Piso e PCCR

AGENDA DE LUTA ESPECÍFICA

DIA: 28/04
ATIVIDADE: Assembleia Unificada, Estado e Município
LOCAL: Quadra do Colégio São Francisco Xavier
HORA: 08:30

OBS: Todos os que participarem da Assembleia neste dia será justificado sua ausência na escola com uma declaração de participação assinada pelo os dirigentes de seu Sindicato.

Fonte: SINTEPP

Alunos de Abaetetuba premiados chegam a Belém

'

Chegaram a Belém no início da tarde desta sexta-feira (18), os dois alunos da escola São Francisco Xavier, conveniada com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e localizada no município de Abaetetuba (Região de Integração Tocantins), que receberam em Brasília o 3º Prêmio Ciência do Ensino Médio, promovido pelo Ministério da Educação.


A escola foi a única do Pará a ser contemplada com o Prêmio, no valor de R$ 40 mil, na categoria Região Norte, pela realização do Projeto Biogás, desenvolvido pelos alunos José Ribeiro Filho e Malaliel Costa, sob a coordenação do professor Gilberto Luís Silva.


Além dos autores e do coordenador do projeto, o município foi representado na premiação pelo prefeito Luiz Lopes, pelo secretário Municipal de Educação, Adelino Ferranti, pela diretora da escola, Miguelina Bittencourt, e pelas professoras Barbára Cardoso, Maria de Fátima Vasconcelos e Ana Célia Araújo.


Ineditismo - O projeto do Biogás consiste na decomposição de material orgânico (fezes de animais e de humanos) para a produção de gás metano, a ser usado como fonte de energia. A idéia é recolher os resíduos, que seriam despejados nos rios da cidade, e com o uso de um biodigestor obter gás metano, para ser engarrafado e convertido em gás de cozinha.


O ineditismo e a sustentabilidade do projeto são as principais características que o credenciaram a vencer diversas seleções para participar de feiras e mostras no Brasil e no exterior. “Além de pensar numa saída para evitar a poluição dos rios, o produto final, o gás de cozinha, visa eliminar o uso do carvão à lenha, e a matéria orgânica ainda se torna adubo”, destacou o professor Luís Silva.


O projeto já foi exposto na Feira Brasileira de Ciência e Engenharia 4 e 5, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo; na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), da Fundação Liberato da Cunha, em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, e na Feira de Ciência de Educação Básica (Fenaceb), em Belo Horizonte, Minas Gerais. A participação na Mostratec levou o projeto a ser exibido na Milsete, uma feira científica e tecnológica realizada na cidade de Durban, na África do Sul.


Texto: Ascom/Seduc

Polícia prende três criminosos em Abaetetuba

'
Foram presos em flagrante, no município de Abaetetuba, nordeste do Pará, três criminosos. Dois deles estavam prestes a praticar um assalto conhecido por 'saidinha' de banco. O outro estava em um ponto de venda de drogas no município.
'
'

Após denúncia, a equipe policial deslocou-se até um banco da cidade onde a informação dava conta de que bandidos pretendiam roubar alguns clientes.
'
Os policiais entraram na agência bancária e identificaram um dos bandidos, Danilo Monteiro Maia. Ele era responsável em repassar informações ao comparsa que estava do lado de fora da agência.
'

Depois da prisão de Danilo, os policiais prenderam Ronaldo Salatiel Favacho Lucena, responsável por abordar as vítimas. Ele estava do lado de fora do banco.
'
Com Ronaldo, foi encontrado um revólver calibre '38'. Ambos foram conduzidos à sede da Superintendência da Polícia Civil para serem enquadrados nos crimes de porte ilegal de arma de fogo e munição. Os acusados permanecem presos à disposição da Justiça e os objetos foram apreendidos.
'
Outro caso - Durante uma ação policial no mesmo município, que tem como objetivo o combate aos pontos de venda de entorpecentes, a Polícia prendeu um traficante, na Travessa Rui Barbosa, bairro Algodoal.
'

Os policiais investigaram dois locais usados como 'bocas-de-fumo' pelos traficantes, mais conhecidos como 'Chumbinho' e 'Kit Clay'.
'

'
O primeiro ponto investigado pela Polícia foi a residência do acusado conhecido como 'Chumbinho', ao perceber a chegada dos policiais, conseguiu fugir. Na casa do traficante, foram apreendidas 70 petecas de drogas e duas armas de fogo.
'
No segundo local onde atuava 'Kit Clay', foram apreendidas cinco pedras de 'óxi' com cerca de 300 gramas da droga, além de substância com características de barrilha, dinheiro e munições de calibre '32'. O acusado foi preso em flagrante e agurda decisão da Justiça.

'



'

Que tal trocar de medo?

Todos nós sentimos algum tipo de medo: medo de altura, de escuro, medo do desconhecido, do futuro, da violência urbana, medo de ser demitido etc.



O medo está ligado a um sentimento de auto-preservação comum em todas as espécies. Por isso, se você tem os seus medos, não há motivos para se envergonhar. No entanto, se esse sentimento ultrapassa alguns limites, ele pode se transformar em uma das inúmeras patologias populares da sociedade moderna, como a síndrome do pânico, o pavor noturno, a anorexia, entre muitas outras.



As causas desses transtornos psicológicos geralmente são associadas ao estilo de vida, à correria do dia a dia e ao stress. Eu não sou médico e não tenho autoridade alguma para me aprofundar sobre qualquer uma dessas patologias, porém, há um tipo de comportamento que tenho observado em muitos profissionais ao longo desses mais de 16 anos empreendendo: o medo de fracassar.



Este assunto beira ao clichê ou a mais um dos temas corriqueiros de autoajuda. Entretanto, mesmo sendo uma questão tão comum e debatida, percebo que, nos últimos anos, este problema tem ganhado maiores proporções e atingido todos os níveis dentro da hierarquia de uma companhia, podando a criatividade e limitando o potencial produtivo de muitos profissionais.



São várias as razões para o desenvolvimento do medo de fracassar: o desejo exacerbado por aceitação, a busca por admiração ou até mesmo por um impulso compulsivo, sem uma razão consciente, são algumas delas. Seja qual for o motivo, o medo de fracassar tem assombrado milhões de pessoas, de todas as idades, em todo o mundo.



Quantas pessoas você conhece que estão infelizes em sua área de atuação e não têm coragem de mudar? Elas gostariam de abrir um negócio próprio, mas têm medo de trocar suas pseudo-seguranças pelo novo projeto. Permanecem presas dentro de "jaulas imaginárias", temendo fracassar.



É incrível, mas essas pessoas não percebem que, ao permanecerem paralisadas, sua probabilidade de fracassar é matematicamente maior do que a própria mudança que tanto temem. Isso porque esse medo do fracasso desenvolve uma grande intolerância ao risco, ingrediente fundamental para o desenvolvimento de novos projetos e de uma carreira vitoriosa.
Ora, nascemos de uma corrida de mais de 300 milhões de espermatozóides, onde, nesta competição, o primeiro lugar recebe um grande prêmio: a vida! Que garantias todos nós tivemos nessa corrida? Absolutamente nenhuma! O risco é parte da vida. Não corrê-lo é a garantia de uma vida sem grandes realizações.



Como já citei, ter medo é normal e não há razão para preocupações. Teremos muitos medos ao longo da vida. Sendo assim, que tal se, ao invés de tentarmos nos privar de senti-lo, trocássemos de medo? Que tal trocarmos o medo de fracassar pelo medo de vivermos uma vida medíocre e, por conta disso, ousarmos mais? Ou trocá-lo pelo medo de viver uma vida sem aventuras, a fim de não cairmos na rotina? E se trocarmos o medo de fracassar pelo medo de nos arrependermos, porque não fomos ousados o suficiente? O medo é um instinto que pode se tornar doentio, mas também pode ser usado a nosso favor, como uma grande motivação (motivação = motivo para a ação).



A vida é curta, mas ela é muito mais saborosa quando ousamos e aprendemos a lidar com as variáveis. O risco não é um vilão; ele é o combustível da nossa criatividade, e os nossos fracassos são um instrumento pedagógico para a nosso próprio desenvolvimento como construtores dos nossos sonhos. Quem vive assim é mais livre para empreender, livre para fracassar e até livre para ter os seus medos, mas sem jamais ser escravizado por eles.


Flávio Augusto é empreendedor e fundador da Wise Up