quinta-feira, 24 de março de 2011

INDICAÇÃO DO FOLHA

'
Dêem uma olhada no Link abaixo (cliquem nele): Seja para elogiar ou mesmo criticar (construtivamente, é claro). É uma entrevista com o advogado Jarbas Vasconcelos, paraense, presidente da OAB, realizada pela "perereca". É interessantíssima e retrata em seu conteúdo um fato triste, ocorrido em nossa querida Abaetetuba. Por isso, eu indico!

http://pererecadavizinha.blogspot.com/2011/03/jarbas-vasconcelos-presidente-da-oab.html

PIRATAS IDENTIFICADOS


Bandidos que agem nos rios do Pará são de comunidades ribeirinhas pobres de Belém


As Policias Civil e Militar estão intensificando o trabalho de investigação e de prevenção aos crimes praticados por piratas nos rios da Região Amazônica. De acordo com o delegado Ivanildo Santos, chefe da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), a Polícia Civil já identificou os bandidos que vêm atuando na região das ilhas de Belém e Abaetetuba. Segundo ele, os criminosos são pessoas de comunidades ribeirinhas pobres de Belém, como a Pratinha e a Vila da Barca, que deixaram de atuar em terra por causa da grande ação dos órgãos de repressão. As informações são da Secretaria de Estado de Comunicação.


Entre o final de fevereiro e início de março, três assaltos a barcos de passageiros ou de carga tiveram grande repercussão, inclusive com um homicídio. Para atuar na prevenção e no patrulhamento dos rios, a Secretaria de Segurança Pública (Segup) adquiriu, este ano, 12 lanchas que vão atuar em municípios como Barcarena, Abaetetuba e Breves como viaturas da Polícia Militar.

"Esse trabalho de prevenção demora mais a aparecer, mas tem efeito mais consistente. Emergencialmente, a polícia vem deslocando recursos para combater os crimes recentes. Em alguns a gente reconheceu criminosos que atuavam como assaltantes de transeuntes que agora passam a assaltar embarcações", disse o delegado.


O delegado também disse que o novo governo encontrou uma situação de sucateamento nas delegacias e está reorganizando as ações. Isso levou a uma repressão maior do crime em terra. "A criminalidade é uma questão social também. Cabe a nós identificar os criminosos e puni-los. Na vida sempre tem quem escolhe o caminho do bem e quem opta, por motivos vários, inclusive por falta de opções, pelo crime", disse o delegado.

O levantamento da Policia Civil identificou que os crimes de piratas são insipientes e ainda não se pode dizer que, pelo menos nessa região, eles atuem como grandes quadrilhas organizadas. No entanto, a investigação ainda está em andamento. "Uma investigação tem hora para começar, mas pode se arrastar por mais tempo. A medida que estamos identificando e levantando provas vamos pedindo a prisão preventiva dos culpados’, disse o delegado.

O PEIXE BOI SAIU CARO! (Dica do Leitor)

Ibama multa responsáveis por distribuição de carne de peixe-boi

O prefeito e o secretário de Meio Ambiente de Abaetetuba, município do nordeste paraense, foram multados em R$5 mil cada um, por distribuir carne de peixe-boi à população da cidade.

O episódio aconteceu em 2010. Na época, o animal foi esquartejado por um pescador e em seguida a carne foi distribuída. Desde então a superintendência do Ibama vem apurando a denúncia de crime ambiental que finalizou com a autuação dos dois.

Nas imagens, o secretário admite ter mandado esquartejar e dar a carne do peixe-boi, que teria sido encontrado já morto na costa do município, apesar da orientação dada por telefone por técnico do Centro de Mamíferos Aquáticos (CMA), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), para que enterrasse o animal.

O peixe-boi é um mamífero ameaçado de extinção, que tem a caça e o consumo proibidos pela legislação ambiental. 'Ao distribuir a carne do peixe-boi, a prefeitura e seu representante estimularam o consumo de um animal protegido e colocaram em risco a saúde da população, uma vez que ele poderia estar contaminado', acrescenta o chefe da Divisão de Fauna do Ibama no Pará, Leandro Aranha. Os autuados têm 20 dias para recorrer.

Outro lado - O Portal ORM tenta contato com a Prefeitura de Abaetetuba para mais esclarecimentos sobre o caso.

FONTE: http://www.orm.com.br/2009/noticias/default.asp?id_modulo=19&id_noticia=523366

BARRIL DE PÓLVORA?

Segurança Pública: fuga em Abaetetuba-Pa
A região do Baixo Tocantins é um barril de pólvora, as autoridades de segurança pública inibem com muita lerdeza a festa que a criminalidade está fazendo na Região. Quem sofre é a população inocente que fica à mercer da Bandidagem.

Do Blog da Franssinete Florenzano
http://uruatapera.blogspot.com/

Cinco presos de alta periculosidade fugiram da delegacia de Abaetetuba, hoje de madrugada. Serraram as grades e abriram um buraco de 28cm x 20cm, por onde se arrastaram. O Centro de Recuperação do município está superlotado e a delegacia, que não é adequada para servir de cadeia, tinha 18 numa cela em que cabem 8. Até agora os bandidos estão à solta. Três são de Abaeté e dois de Moju. A superintendente regional da Polícia Civil, delegada Maria do Socorro Bezerra, está comandando as buscas.

FONTE: http://3terceiravia.blogspot.com/2011/03/seguranca-publica-fuga-em-abaetetuba-pa.html

NOVA ENQUETE - PARTICIPEM!


segunda-feira, 21 de março de 2011

Homem é condenado no PA por matar companheiro no dia dos namorados


por Folha on-line


Por maioria dos votos, os jurados do 2º Tribunal do Júri de Belém decidiram, na quinta-feira (17), pela condenação de Fábio Mascarenhas dos Santos, de 29 anos, a 30 anos de prisão. O réu, que já tinha antecedentes criminais, foi condenado pelo homicídio duplamente qualificado praticado contra Carlos do Socorro Alves Freitas.


A vítima foi encontrada por familiares no dia 12 de junho de 2007, morta com traumatismo craniano e ferimentos de faca, no banheiro do kitnet onde morava, no bairro do Barreiro, na periferia de Belém (PA).


A mãe da vítima teria ido procurar o filho que estava sumido há dois dias, e no local encontrou a porta do kitnet trancada pelo lado de fora, com um cadeado. O irmão da vítima, que morava em outra casa no mesmo terreno informou à polícia que a vítima era homossexual e que, na noite anterior, viu da cozinha de sua casa o irmão chegando com o réu, com quem estaria se relacionando já algum tempo.


Em interrogatório prestado perante os jurados o réu negou que tinha um relacionamento com a vítima, e que somente conhecia o vendedor, "de vista", há cerca de seis anos. Ele disse residir em Abaetetuba, município do Estado, e vinha para Belém esporadicamente, mas, que não sabia que a vítima era homossexual.


Testemunhas que compareceram no júri confirmaram os depoimentos antes prestados que incriminaram o acusado. Um deles foi o taxista que na madrugada do dia anterior ao do crime, estava num ponto de táxi próximo da casa da vítima, esperando por cliente. O taxista contou que o acusado negociou com ele uma corrida até um porto de Belém, mas, antes teria que ir na casa onde morava apanhar uns pertences, como televisão, ventilador, óculos esportivo e etc. Esses objetos teriam sido subtraídos pelo da casa da vítima, segundo o irmão.


A pena será cumprida em regime inicialmente fechado.

Pesquisa aponta artesanato ainda fora da escola


Uma pesquisa, intitulada “Corporealidade e Corporegionalidade: do processo criativo à expressão do lúdico regional”, coordenada pela professora Elizabeth Pessôa Gomes da Silva, do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Desenvolvimento, da Universidade da Amazônia (Unama), mostra a relação dos artesãos paraenses com a sustentabilidade e o desejo que esses artistas têm de ver sua arte sendo trabalhada dentro das escolas.

O estudo, que também contou com a participação da professora Ana Claudia Vallinoto e das bolsistas Taiana de Miranda, Nayara de Souza, Jennyfer Barbosa e Lucicleide Ribeiro, mapeou artistas de Belém, Mosqueiro, Icoaraci, Baixo-Acará e Abaetetuba, cada um com sua especificidade.

Em Mosqueiro, foi observada a produção da varinha bordada que, segundo a coordenadora do projeto, veio se manifestar nos anos 40 e 50 e, com uma nova possibilidade, vem mantendo seus traços culturais, porém com uma contextualização histórica. Em Icoaraci, a pesquisa focou os artesãos da cerâmica. Segundo a pesquisadora, os artistas também trabalham com outras linguagens artísticas, como madeira e cabaças. “Eles têm outras propostas, independente da cultura indígena. Eles trabalham outros tipos de adequações, modificando, inclusive, a proposta inicial que é a própria cerâmica”, explica Elizabeth.

CIPÓS

No Acará, o foco foi acentuado nos artesanatos de cipós, com várias modalidades e tipos, bem como nas fibras vegetais. Já em Abaetetuba, as pesquisadoras encontraram o trabalho com miriti e uma associação 100% organizada, com novas propostas de manifestação de artesanato, melhoradas, inclusive nas suas especificidades mais tradicionais. A pesquisadora acredita que isso está ligado ao fato de essa cultura já ter destaque no Estado.
A ideia de realizar a pesquisa surgiu de uma inquietação relacionada à valorização da nossa cultura. “Queria verificar como ela se encontra, se é valorizada e como é tratada nos meios de educação formal. Nos estudos, percebemos que elas não constam de um conteúdo curricular programático dentro das instituições educacionais. Verificamos que há projetos pontuais, mas não, de certo modo, contextualizados e que mostrem ou acenem para o fato de que tratamos, sim, da nossa arte, da nossa cultura nas escolas”.

EDUCAÇÃO

Dentro das análises dos dados pesquisados, observou-se a sensibilidade para uma cultura ímpar, além do fato de todos eles, dependendo do seu nível educacional, assinalarem para a importância e a tentativa de trabalhar, dentro de um programa organizado, a cultura e a arte deles nos espaços educacionais.

“Eles têm uma entrega absoluta, uma criatividade invejável, pois todos trabalham com vários tipos de materiais e criam todos os dias coisas novas. Eles lamentam haver tão pouco investimento dos poderes públicos instituídos, não somente para se destacarem dentro do cenário local, mas também para levarem a sua arte como programa curricular dentro das escolas”.

As pesquisadoras encontraram projetos isolados, que, mesmo tendo a intenção de contextualizar os traços da nossa cultura, não os colocam em uma programação instituída dentro de unidades educacionais, à exceção de Liceu Raimundo Cardoso e de um projeto com cipó que existe numa unidade pedagógica, também da prefeitura, nas ilhas, o P. Santo Antonio.

MEIO AMBIENTE

No estudo, foi observada uma preocupação dos artesãos com a sustentabilidade ambiental. “Foi surpreendente porque essa variável não constava na nossa coleta de dados, mas que todos nos acenaram, como, por exemplo, a preocupação com as jazidas de barro, que vêm, há algum tempo, causando preocupação pela retirada irregular. O miriti, que já existe, praticamente, só na costa do arquipélago de Abaetetuba, e não mais no município. O mesmo acontece com a varinha bordada e os cipós do Baixo-Acará, que são nativos e, por conta do desmatamento, estão desaparecendo. Na pesquisa, nós propomos que haja uma continuidade, uma proposição de políticas públicas que possam alardear a situação que se encontra essa arte. Pois, sumindo a matéria-prima, nossa cultura desaparece”.

(Diário do Pará)

Homem é preso e tenta subornar polícia


Policiais da 3ª Companhia Independente de Polícia Militar com atuação no Baixo Tocantins vêm atuando em conjunto com a sociedade no sentido de não dar espaço para a prática delituosa nos municípios de cobertura da companhia.

A guarnição, sob o comando do aspirante Ildson Carvalho, recebeu, no sábado (19), uma denúncia anônima dando conta que três suspeitos estavam em uma motocicleta do tipo Honda Titan vermelha praticando roubos em série, nos bairros da Santa Clara e do Mutirão, em Abaetetuba.

A veracidade das informações foi constatada à medida que os policiais encontraram no local uma das vítimas, Adelson da Silva Costa, que relatou ter perdido sua motocicleta Trax JH 125 após ser assaltado por três indivíduos que portavam uma arma de fogo.

De posse dos detalhes do assalto, os PMs começaram a fazer rondas ostensivas pelas proximidades do local do fato e, quando percorriam a estrada que dá acesso à Vila de Beja, perceberam a aproximação de três homens em uma motocicleta vermelha.

Quando os ocupantes notaram que a viatura se deslocava em sua direção, fugiram, ignorando a presença dos policiais militares. Entretanto, as péssimas condições da estrada proporcionaram, em determinado momento, a queda dos assaltantes e, por conseguinte, as prisões.

Um dos suspeitos, conhecido como Alex, conseguiu fugir do local, mas, ao ser feita a abordagem pessoal, um dos homens foi identificado como Fernando de Sena Costa, residente e procurado na cidade do Moju, tendo como comparsa Nadison Costa da Silva, bastante procurado pela polícia em Abaetetuba.

O mais interessante é que Nadison Costa da Silva ganhou um baita “presente de aniversário”. Naquele dia, o assaltante estava completando 18 anos de idade e foi “contemplado” com a prisão em flagrante pela prática dos crimes de roubo qualificado e porte ilegal de arma.

Durante a condução para a Delegacia de Policia Civil de Abaetetuba, Nadilson Costa da Silva tentou subornar os policiais, oferecendo dinheiro em espécie pela sua liberação, ganhando mais um agravante no flagrante e sendo na delegacia reconhecido como o assaltante que roubou a motocicleta de Adelson Costa.

Nadison ainda ameaçou os policiais militares dizendo que “pagariam” bem caro por sua prisão. “A missão de nossa Polícia Militar, em conjunto com a sociedade, está sendo realizada com bastante êxito, pois estamos retirando de circulação indivíduos que estavam praticando diversos tipos de crimes e, com isso, atormentando a ordem pública em Abaetetuba e nos municípios vizinhos”, afirmou o aspirante Ildson Carvalho. (Diário do Pará).
http://www.diarioonline.com.br/noticia-140255-homem-e-preso-e-tenta-subornar-policia.html


Do Folha: Se não fosse a péssima condição da estrada, hein!