sábado, 12 de fevereiro de 2011

Nossa Cidade de Abaetetuba terá duas lindas representantes no Concurso "Rainha das Rainhas"

'
Falando de coisas boas, Abaetetuba estará representada como nunca esteve no Concurso "Rainha das Rainhas" do Carnaval 2011. Pelo Cassazum, desfilará Natália Dias Rodrigues. E pela Asalp desfilará Érika Negrão Andrade. São as garotas mais lindas do concurso. Confiram:
'
'
Cassazum apresenta sua candidata ao Rainha das Rainhas
'

'

Mais uma noite de charme e beleza contagiou os paraenses convidados à conhecer a candidata do Cassazum (Centro Social dos Sub-oficiais e Sargentos do Primeiro Comando Aéreo) ao Rainha das Rainhas 2011. A capricorniana Natália Dias Rodrigues, de apenas 16 anos, foi a escolhida para representar o Clube no próximo dia 25 de fevereiro, quando será coroada a nova Rainha do Carnaval paraense.

Com um longo vestido vermelho, Natália desfilou e exibiu charme, beleza, sensualidade e elegância. Com 1,63 metros e 55 quilos, a abaetetubense aposta em seu preparo físico, sua desenvoltura e, principalmente em seu carisma, para vencer o concurso.

E seu sucesso na internet ela atribui tanto a conquista do título de terceira princesa do Festival do Abacaxi, realizado em Barcarena, quanto a ajuda de sua equipe de produtores, coreógrafos e estilistas. ‘Somo uma verdadeira família, estão sempre do meu lado e me ajudam em tudo! Tenho certeza que terei uma das maiores torcidas no dia do concurso’, disse.

Mas o que mais chama atenção em Natália é sua força de vontade para vencer ‘barreiras’. ‘Sou uma pessoa simples, carismática, humilde e que, acima de tudo confia em Deus. Fiz muito esforço para estar aqui onde estou hoje’, conta. Além estudar para tentar uma vaga no curso de enfermagem, a jovem divide seu tempo com o trabalho em uma venda de doces’, amo fazer doces e são eles que, de alguma forma estão me ajudando a construir meus sonhos’, finalizou.
'
Asalp apresenta sua candidata ao Rainha das Rainhas
'

'
Asalp – 'Sou uma caixinha de surpresa', essa foi a primeira coisa que a candidata ao título do Rainha das Rainhas do Carnaval 2011, representando a Asalp (Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Pará) , Érika Negrão Andrade disse ao Portal ORM.

A morena de olhos verdes tem uma maratona incansável entre Abaetetuba (local onde mora), Vila dos Cabanos (onde trabalha) e Belém (onde faz Faculdade). Só de imaginar dá aquele cansaço, exceto para Érika, que depois de dois anos de preparo somente para o concurso, aposta na vitória.
'
Com 21 anos, 59 kg, 69 cm de cintura e 101 cm de quadril, a geminiana conta que após recusar dois convites do Clube para participar de edições passadas do concurso, este ano, ela está determinada a vencer e trazer o título para a Asalp.
'
Após uma Lipo Escultura e horas na academia, a candidata afirma que vai com tudo no dia do desfile. 'Este ano eu me preparei bastante, estou muito segura, vou fazer de tudo, vou dar tudo de mim no dia da apresentação' afirma.
'
Érika conta que sempre lembra uma frase que sua mãe diz: 'Faz a tua parte que Deus te ajuda', e isso a estimula cada vez mais para buscar esta vitória.
'
A participante vem com a coreografia de Duda Nereidy, e com a fantasia do estilista Humberto Larosso, responsável por apresentar a candidata ao Clube.

'

Me digam se as duas não são as mais lindas do concurso? Agora é só torcer pelas duas!
'
'

O Rainha das Rainhas 2011 acontece no dia 25 de fevereiro, no Hangar - Centro de Convenções da Amazônia.

Fontes:

http://www.orm.com.br/projetos/rainhas/2011/bastidores_interna.asp?id=513990

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Usina de Tucuruí: prefeitos querem compensação

'
A mitigação dos problemas criados pela construção da Usina Hidrelétrica de Tucuruí e o cumprimento do acordo firmado com os municípios localizados à jusante do rio Tocantins pela Eletronorte, onde estão previstas ações compensatórias aos que foram prejudicados pela obra, foram dois temas recorrentes durante o Seminário Regional para o Desenvolvimento Integrado/Região do Tocantins, realizado no sábado (5), em Abaetetuba, pela Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (Famep).
Segundo os prefeitos presentes no evento, é preciso que a Eletronorte cumpra o disposto no Plano Popular de Desenvolvimento Sustentável da Microrregião à Jusante da Usina Hidrelétrica de Tucuruí (PPDJUS). “A Eletronorte precisa respeitar e cumprir os acordos firmados. Cheguei a dizer em Brasília que estamos que nem o Curupira, andando em círculos. É preciso que os projetos saiam do papel e beneficiem a população afetada pela usina”, disse o presidente do Consórcio de Desenvolvimento Socioeconômico Intermunicipal (Codesei), João Carlos Dias, prefeito de Barcarena.João Carlos aproveitou para pedir a colaboração do presidente da Famep, prefeito Helder Barbalho, e dos deputados Elcione Barbalho, Miriquinho Batista e Nilma Lima, presentes em Abaetetuba, no sentido de “fazer justiça aos municípios afetados”, garantindo que o PPDJUS seja cumprido. “Essa é hora de unir esforços e podem contar com a Famep, cuja missão é a de defender os municípios”, enfatizou Helder Barbalho.
Além das questões pendentes junto à Eletronorte, os municípios da Região do Tocantins se ressentem da falta de infraestrutura e de transportes. Eles querem o asfaltamento da BR-422 e a construção das pontes sobre os rios Igarapé-Miri e Meruú. “Precisamos disto para que tenhamos acesso mais rápido à capital e aos municípios vizinhos”, informou Norival Pimentel, prefeito de Limoeiro do Ajuru. Sobre as pontes, os prefeitos relataram que um projeto para construi-las foi elaborado ainda no primeiro governo de Simão Jatene.
Para a deputada Elcione Barbalho, que vem acompanhando os seminários da Famep desde o início, há similaridades nas reivindicações dos municípios, que merecem ser atendidas. “Essa Amazônia aqui é outro Brasil. É o Brasil que o Brasil desconhece. O Pará tem riqueza, paga impostos e merece ser respeitado”, disse a deputada.Estiveram presentes no evento de Abaetetuba os prefeitos de Abaetetuba, Francinete Carvalho; Barcarena, João Carlos Dias; Limoeiro do Ajuru, Norival Pimentel; Igarapé-Miri, Roberto Pina; Iran Lima, Moju; Baião, Nilton Farias, que foi acompanhado de seu vice, Tales Miranda; Benedito Pompeu, vice-prefeito de Cametá; os presidentes das Câmaras de Vereadores de Tomé-Açu, Cecília de Oliveira, Acará, Jorieldson Lima, Tailândia, Maria Celestina, representando os prefeitos desses municípios.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

PLANO DE GOVERNO (DE ABAETETUBA) - PARTE I


(...)


ABAETETUBA EXIGE RESPEITO


"Abaetetuba sofria o descompasso entre problemas e potencialidades de uma cidade ultrapassada pelas políticas que dominam somente os interesses próprios dos que queriam ver seu desenvolvimento e não o da população. Nossa primeira premissa não tem a ver com metros cúbicos de concreto nem com quilômetros de asfalto, mas com valores. Acreditamos que a condição fundamental para fazer um bom trabalho na prefeitura é respeitar os valores republicanos, entre os quais o da rigorosa separação entre o interesse público e o interesse privado. A prefeitura não é, nem deve ser propriedade de um partido político ou de grupos. Prefeito e funcionários são executores de políticas públicas destinadas a melhorar a vida da população. Estão lá para servir ao público, a todos os cidadãos, não a si mesmos nem a grupos ou partidos. Quem de fato quer o bem da cidade deve começar por respeitá-la. Propomos aplicar na prefeitura, incluindo suas relações com a Câmara Municipal, uma injeção deste espírito republicano de inclusão e responsabilidade social. Nada de loteamento de secretarias e subprefeituras para acomodar facções do partido e seus aliados. Contas abertas, inclusive pela internet, para que todas as entidades e cidadãos interessados possam verificar exatamente de onde vem e para onde vai o dinheiro da prefeitura."
'
FONTE:
'
'
Do Folha de Abaetetuba: O trecho em "recorte" foi extraído na íntegra do Plano de Governo Municipal 2009-2012, elaborado e apresentado à população Abaetetubense pela coligação “Agora é a vez da vontade popular” no período das eleições municipais. Encontra-se disponível no “web site” da Prefeitura Municipal de Abaetetuba, neste link. Se está publicado, é porque está valendo, certo? E como não estamos mais em início de governo, é bom acompanharmos se este “pacto” com a população está sendo cumprido, para não cair no esquecimento. Esta é uma de nossas atribuições enquanto eleitores e cidadãos (...), tão importante quanto saber votar!

'

INFORME SEDUC (Cursos Técnicos)

'
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) informa que a publicação do edital referente ao processo seletivo para o ingresso de alunos novos na Rede de Escolas de Educação Tecnológica e Profissional, prevista para esta sexta-feira (4), foi adiada, por razões técnicas, para o início da próxima semana.O certame para o preenchimento de 6.368 vagas foi adotado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), como substituição ao processo de pré-matrícula, em atendimento a recomendação do Ministério Público do Estado (MPE).São 32 mil estudantes já inscritos na seleção. Eles que haviam feito a pré-matrícula ou estavam no cadastro de reservas tiveram automaticamente suas inscrições aceitas. O período de inscrição segue até o dia 20 deste mês, por meio do portal da Seduc na internet (www.seduc.pa.gov.br) ou pelo número 0800 2800078. As provas serão realizadas no dia 20 de março e o início do ano letivo será no dia 4 de abril.A Universidade do Estado do Pará (Uepa) será a instituição responsável pela organização, execução, e correção do certame. Os candidatos farão provas objetivas com caráter classificatório. O processo seletivo será realizado nas escolas estaduais dos 10 municípios em que há escolas tecnológicas: Abaetetuba, Belém, Cametá, Itaituba, Marituba, Monte Alegre, Paragominas, Salvaterra, Santa Isabel e Tailândia.Quem já estuda em uma das Escolas Tecnológicas será automaticamente rematriculado, no período de 25 de fevereiro a 13 de março, quando também poderão ser solicitadas transferências de escola.
'

PARÁ – Famep promove encontro de prefeitos do Baixo Tocantins

'
A Federeção das Associações dos Municípios do Estado do Para reúne-se com gestores das Regiões do Guamá e Tocantina em Seminário para o Desenvolvimento Integrado

Nesta sexta-feira (4), a Federação das Associações dos Municípios do Estado do Pará (Famep), suas Associações realizou, em Castanhal, o Seminário Regional para o Desenvolvimento Integrado/Região do Guamá, junto com consórcios de municípios. No sábado (5), o evento ocorrerá em Abaetetuba, contemplando os municípios da Região Tocantina.

Em ambos, a Famep seguirá o caminho trilhado desde o primeiro evento, promovido em 21 de janeiro para os municípios da Região Metropolitana de Belém, ou seja, fazer um levantamento das parcerias estabelecidas com os governos do Estado e Federal, e elaborar um agenda propositiva para ser apresentada futuramente à presidente Dilma Rousseff e ao governador Simão Jatene.

A intenção da Famep é qualificar ainda mais os debates com ambos os governos e apresentar sugestões de obras e serviços que os prefeitos gostariam de ver implantados, seja para beneficiar os municípios que governam ou a Região em que se encontram.

Para se ter idéia da importância e amplitude do evento, no seminário da RMB, os prefeitos priorizaram o lixo e o transporte urbanos como questões fundamentais a serem resolvidas em busca do desenvolvimento sustentável da Região.

Já os prefeitos do Caeté, reunidos em Bragança na última sexta-feira, enfatizaram as áreas de saúde e de infraestrutura como prioridades para a Região. Outra preocupação desses gestores diz respeito ao destino dos R$ 366 milhões emprestados pelo governo Ana Júlia do BNDES. Todos ratificaram que os municípios do Caeté ainda não receberam o que lhes cabia dentro deste montante.

No seminário do Guamá, que conta com o apoio do prefeito de Castanhal, Hélio Leite, estarão presentes os prefeitos de Colares, Curuçá, Igarapé-Açu, Magalhães Barata, Marapanim, Santa Maria do Pará, Santo Antônio do Tauá, São Domingos do Capim, São Caetano de Odivelas, Maracanã, São Miguel do Guamá, São João da Ponta e São Francisco do Pará.

Em Abaetetuba, onde o evento conta com o apoio da prefeita do município, Francineti Carvalho, são esperados os prefeitos do Acará, Baião, Barcarena, Bujaru, Cametá, Concórdia do Pará, Igarapé-Miri, Limoeiro do Ajuru, Moju, Mocajuba, Oeiras do Pará, Tailândia e Tomé-Açu. Os próximos seminários acontecem na Região Capim, em Paragominas, no dia 11 de fevereiro e, no dia seguinte, 12, na Região de Carajás, em Marabá.

FONTE: ASCOM/FAMEP

Superintendência do Baixo-Tocantins prende foragido em Abaetetuba

'
'

Policiais civis da Superintendência Regional do Baixo-Tocantins prenderam, nesta sexta-feira, dia 4, em cumprimento a mandado judicial de prisão preventiva, Celivaldo da Silva Dias, acusado de envolvimento em assalto. Ele estava na condição de foragido de Justiça. O acusado estava escondido na casa de um primo, no bairro do Algodoal, em Abaetetuba, nordeste paraense. Enquadrado no artigo 157, incisos I e II do Código Penal, ele é acusado de cometer roubo em uma residência.

Além do uso de violência e grave ameaça, ele é acusado de utilizar arma de fogo e agir em companhia de mais de duas pessoas no cometimento do crime. Com base em informações recebidas sobre o paradeiro do criminoso, a equipe formada pelo delegado Maurício de Menezes e pelo chefe de operações, investigador Nonato, sob coordenação da delegada Socorro Bezerra, superintendente regional do Baixo-Tocantins, localizou o endereço onde o acusado se encontrava e ali o prenderam. O trabalho policial contou, ainda, com a participação dos investigadores Evandro, Ezequiel, Márcio e Monteiro.
A prisão de Celivaldo foi resultado de um eficiente trabalho de levantamento de informações sobre o paradeiro do foragido de Justiça. A ordem judicial foi determinada pelo juiz de Direito Titular da 3ª Vara Criminal da Comarca de Abaetetuda. Celivaldo permanecerá recolhido na sede da Polícia Civil à disposição da Justiça. Outras ordens judiciais de prisão preventiva deverão ser cumpridas no decorrer dos próximos dias na região.

Policiais civis desarticulam ponto de tráfico de drogas em Abaetetuba

'

'
Uma investigação coordenada por policiais civis da Superintendência Regional do Baixo-Tocantins levou à desarticulação de um ponto de comércio ilegal de drogas em Abaetetuba, nordeste do Pará, na manhã desta quarta-feira, dia 2, no bairro da Francilândia, no município. Ao dar cumprimento a um mandado judicial de busca e apreensão no imóvel, a equipe policial flagrou Antônio Flávio Galdino Pereira e a esposa dele, Erika Fernanda Vasconcelos Soares com 604 “petecas” de cocaína e cerca de 100 gramas de “pedras de óxi”.

As drogas estavam escondidas dentro de um urso de pelúcia. Os agentes encontraram também um revólver calibre 38, totalmente municiado; uma balança de precisão usada na pesagem da droga; R$ 370 em dinheiro e diversos objetos utilizados para embalar o entorpecente, entre os quais, sacos plásticos e tesouras. A ação policial teve a coordenação dos delegados Roberto Gomes, Maurício de Menezes e Délcio Costa, do chefe-de-operações, investigador Nonato, sob comando da delegada Socorro Bezerra, superintendente regional do Baixo-Tocantins.
O trabalho contou ainda com os investigadores Ezequiel Monteiro e Márcio. Os agentes saíram, pela manhã, da sede da Polícia Civil, em direção ao bairro.

A ordem judicial de busca e apreensão no ponto de tráfico de drogas foi expedida pela Comarca de Abaetetuba. Segundo os policiais, Antônio Flávio era investigado, havia meses, pela venda de drogas naquele bairro.

O casal foi autuado em flagrante pelo delegado Roberto Gomes pelos crimes de tráfico de drogas e associação ao tráfico, com base nos artigos 33 e 35, da Lei 11.343/2006, e posse ilegal de arma de fogo, conforme o artigo 12, da lei 10.826/2003. A operação segue as determinações do secretário de Segurança Pública do Pará, delegado Luís Fernandes Rocha, do delegado-geral da Polícia Civil, Nilton Atayde, e do diretor de Polícia do Interior, Sílvio Maués, com objetivo de combater, de modo incessante, o tráfico de drogas na região.

http://www.policiacivil.pa.gov.br/?q=content/policiais-civis-desarticulam-ponto-de-tr%C3%A1fico-de-drogas-em-abaetetuba

Bombeiros condenados por corrupção

'

Os oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, Celso dos Santos Piquet, coronel da reserva, e José Gedalberto Lessa Lisboa, major atuando no Instituto de Ensino de Segurança Pública (Iesp), foram condenados pela Justiça Militar por crime de peculato e corrupção passiva, respectivamente.


Ambos foram julgados à revelia. Um dos advogados, Paulo Ronaldo Monte de Mendonça de Albuquerque, foi notificado da audiência do major, mas perdeu o prazo. Aliás, apenas o major José Lessa se apresentou à noite de ontem e está preso no quartel do Comando Geral da corporação. O coronel Celso Piquet não foi encontrado porque estaria em viagem a São Paulo. Agora, a defesa dos oficiais pretende anular a sentença e fazer valer a decisão do primeiro julgamento.


A prisão de ambos pelos crimes de peculato e corrupção passiva é a primeira na história do Corpo de Bombeiros. O caso é contraditório e inusitado. No primeiro julgamento, ocorrido há dois anos, a defesa do coronel Celso Piquet argumentou prescrição do processo, que já se arrastava, à época, há 10 anos. No mesmo julgamento, o major José Lessa foi absolvido. Mas o promotor do caso recorreu e reativou o processo, que gerou um segundo e decisivo julgamento.


O coronel Ceso Piquet, na reserva há cinco anos, foi acusado e condenado por desvio de verba da unidade do Corpo de Bombeiros que dirigiu em 1996 no município de Abaetetuba. Naquele ano não havia controle interno e nem o Sistema Integrado de Administração Financeira para Estados e Municípios (Siafem). Havia a cha, ada 'economia administrativa. Os recursos eram repassados em espécie diretamente ao comandante do grupamento, que administrava a verba de acordo com suas prioridades ou as do quartel, tanto para a compra de alimentação quanto execução de obras físicas.


O major José Lessa, subcomandante de Piquet, foi condenado por suposto conhecimento do desvio de recursos e não formulação de denúncia. Mas a notícia da prisão causou comoção entre os amigos do oficial, já que Lessa exerceu cargos importantes no Corpo de Bombeiros, como coordenador geral dos cursos, subcomandante da Escola de Formação de Oficiais, do 2°GBM/Castanhal, comandante do 6°SGBM/I - Mosqueiro e comandante do CFAE.O peculato é um dos tipos penais próprios de funcionário público contra a administração em geral, isto é, só pode ser praticado por servidor público, embora admita participação de terceiros. Significa se 'apropriar ou desviar' valores, bens móveis, que o funcionário tem posse justamente em razão do cargo ou função que exerce. A pena para este crime é de reclusão, de 2 a 12 anos.

http://www.orm.com.br/projetos/oliberal/interna/default.asp?modulo=250&codigo=404926