sábado, 27 de novembro de 2010

Peregrinos em busca da Eucaristia

'

A forte chuva não desanimou os participantes do I Congresso Eucarístico da Diocese de Santa Maria Mãe de Deus, em Castanhal. Antes das 15h, os ônibus começavam a chegar. O número de pessoas vindas de outras cidades refletia o êxito do ano eucarístico. Eram centenas de corações ansiando por conhecer mais profundamente Cristo presente na Eucaristia.

Desde cedo, as famílias castanhalenses se preparavam para acolher os participantes das 31 paróquias da Diocese. A leiga Francisca Tavares, de Nova Timboteua, disse ter ficado admirada com a solidariedade dos que estavam acolhendo os visitantes e a disposição destes em partilhar suas casas. "Todos queriam fazer com que nos sentíssemos acolhidos, como se estivéssemos em nossos lares. As famílias estavam alegres e solícitas em nos receber", conta.

A irmã Rute Lima, da Paróquia de São José, destacou que, durante o Congresso, se pode "perceber a fé do povo junto de Jesus Eucarístico, uma fé poderosa. Um verdadeiro momento de união, partilha e oração. Foi emocionante".

No domingo, a procissão com Cristo Eucarístico, saindo da igreja de São José até a Catedral, levou centenas às ruas da cidade. Raimundo Santos, de Primavera, falou que "foi muito bonito ver aquela multidão seguindo Cristo. Depois das palestras do sábado, nada melhor do que ver o povo mostrando seu amor à Eucaristia". Na celebração de encerramento, na Praça dos Doze Apóstolos, Dom Carlos Verzeletti fez o envio dos missionários, reafirmando a mensagem principal do hino do I Congresso Eucarístico: "O teu povo a caminho busca em Ti o guia. Nas estradas rumo ao reino é sustento o teu corpo. Fica sempre conosco, ó Senhor".

Os congressistas foram divididos em quatro plenárias. Dom Flávio Giovanele, de Abaetetuba, falou sobre "Eucaristia e Caridade", mostrando "Jesus que se doa a nós e nós que nos doamos a Jesus". À noite, houve a Santa Missa presidida por Dom Vicente Zico. Durante a celebração representantes das quatro foranias, que constituem a diocese, ajudaram a montar o símbolo do Congresso em um painel, refletindo a aliança que Deus faz com o seu povo e que mantém até o fim, "Felizes os convidados às núpcias do Cordeiro".

Abaetetuba louva Nossa Senhora da Conceição

'
Começa hoje a festividade de Nossa Senhora da Conceição, em Abaetetuba. A programação conta com a Romaria Ciclística, saindo às 17 horas da praça Cristo Redentor, e o tradicional "Auto da Padroeira", às 19 horas, realizado também na praça. Amanhã, acontece o Círio Fluvial, saindo às 7h30 da comunidade Nossa Senhora de Nazaré, localizada nas proximidades do rio Costa Maratuíra. Em seguida, acontece a Moto Romaria, saindo por volta das 10 horas, da Praça da Bandeira. À noite, os fiéis participam da Trasladação, saindo às 19 horas, da igreja de Nossa Senhora da Conceição. No domingo, o Círio da cidade deve reunir cerca de 40 mil pessoas nas ruas do município. A festa encerra no dia 8 de dezembro, com a missa solene e a procissão da padroeira.

Em sua sexta edição, a Romaria Ciclística de Abaetetuba deve reunir hoje cerca de duas mil pessoas. O evento inicia às 17 horas, saindo da Praça do Cristo Redentor, seguindo pela rodovia Doutor João Miranda e termina na Praça Nossa Senhora da Conceição. Com dois quilômetros de percurso, a procissão é voltada para os jovens, que enfeitam suas bicicletas de branco pedindo por paz.

Amanhã é a vez dos amantes do rio mostrarem sua devoção a Nossa Senhora da Conceição. O Círio Fluvial sai às 7h30 da comunidade Nossa Senhora de Nazaré, localizada à beira do rio Costa Maratuíra e segue até o porto da cidade. Logo após a chegada da santa começa a Moto Romaria, saindo da praça da Bandeira, seguindo pela avenida Pedro Rodrigues, rua Joaquim Mendes Contente, avenida Dom Pedro II, rua Magno de Araújo, travessa José Gonçalves Chaves, rua Barão do Rio Branco terminando na igreja matriz, localizada em frente a praça da Conceição. A noite acontece a Trasladação, às 19 horas, saindo da igreja matriz, seguindo pela rua Barão do Rio Branco, avenida Pedro Rodrigues, rua Coronel Pedro Borges do Rêgo, rua Aroldo Araújo, rua João de Deus, terminando na igreja do Divino Espírito Santo, localizado no bairro da Viação.

No domingo, o Círio inicia às 10h30, saindo da rua João de Deus, seguindo pela avenida São Paulo, rua Dom Pedro I, rua Lauro Sodré, avenida Dom Pedro II, terminando na praça Nossa Senhora da conceição, onde será realizada uma missa presidida pelo bispo da diocese de Abaetetuba, dom Flávio Giovenale.

No primeiro domingo de dezembro acontece o Círio Mirim, saindo da igreja matriz, às 8 horas, com missa após a procissão. A programação da festividade de Nossa Senhora da Conceição só termina no dia 8, dedicado à padroeira da cidade, com missa solene realizada ás 10 horas na igreja matriz e procissão de encerramento ás 17 horas.

http://www.orm.com.br/projetos/oliberal/interna/default.asp?modulo=247&codigo=502155

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Coronel utilizava PMs para fazer serviços pessoais

Parece que algumas de nossas autoridades gostam de inventar "moda". Depois do caso da "menina" trancafiada com homens em uma cela, agora é a vez dos PM"s particulares do coronel.

O coronel da Polícia Militar José Osmar de Albuquerque Rocha Neto, foi denunciado à Justiça Militar do Estado pelo Ministério Público por ter violado seu dever funcional com o fim de lucro. Ele é acusado de colocar seus soldados da PM para trabalhar na reforma de sua residência, em Belém. O coronel é comandante da Companhia Regional 4, sediada em Abaetetuba.
A denúncia foi feita pelo promotor de justiça Gilberto Valente, que realizou uma coletiva de imprensa na tarde de hoje (25) para expor os fatos. Imagens gravadas por agentes do Grupo Especial de Prevenção e Repressão ao Crime Organizado (Geproc) mostram três soldados da PM pintando a residência do coronel, em Belém, nos dias 23 e 24 de setembro deste ano.
Durante depoimento, os policiais confessaram que receberam ordem para realizar serviços de pintura na casa do coronel José Osmar. Após a realização de Procedimento Administrativo Investigatório, o promotor de justiça Gilberto Valente decidiu que as provas encontradas foram suficientes para o oferecimento de denúncia criminal.
Se condenado, o coronel José Osmar de Albuquerque pode pegar de dois a oito anos de prisão. Junto com ele, também foram denunciados o major José Angelo dos Santos Figueiredo e o capitão Josimar Leão Queiroz. (DOL)