sábado, 20 de novembro de 2010

CÁ COM MEUS BOTONS... PENSANDO!

'

'
Por prudência e senso de justiça... Vamos ponderar coisas!

+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+--+-+-+-+-+


AS RAZÕES:

- O folhadeabaetetuba.blogspot.com nasceu como um espaço democrático de construção coletiva de idéias, de debate de opiniões divergentes ou convergentes – sempre garantindo a exposição do contraditório. Também busca representar um portal de divulgação da cultura, das noticias e das belezas da Pérola do Tocantins (Abaetetuba), além, é claro, de denunciar as possíveis mazelas sociais existentes, doa a quem doer!

- Longe de ser um espaço provinciano, pois de tal forma não o faríamos, o folhadeabaetetuba apresenta posicionamento informativo (ou seja, se posiciona diante de fatos), porém não divulga ou defende ideologias partidárias, entretanto, democraticamente informa e reforma. O julgamento final é do Leitor.

- Também não somos donos da verdade, nem da razão. E um exemplo claro consiste nesta postagem que você está por ler, amigo Leitor.


+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+--+-+-+-+-+


OS FATOS:

- O folhadeabaetetuba.blogspot.com é útil à sociedade Abaetetubense? Sinceramente, não afirmo categoricamente... Mas espero que sim!

- Posso dizer que o folhadeabaetetuba está crescendo, no entanto constitui atualmente uma espécie de instrumento que “serve” a todos: A parcela da situação passa a conhecer o que a parcela da aposição pensa sobre as suas fragilidades (expostas, às vezes, de forma exagerada). Já a oposição tem um espaço para cobrar o que está injusto ou tortuoso. E, por fim, a parcela da arquibancada (do centro) tem acesso à informação farta, para fazer apreciação e extrair suas próprias conclusões.

- Mas há de melhorar e isso depende dos Leitores.


+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+--+-+-+-+-+


OS MOTIVOS:


- Recebi um comentário com conteúdo interessante – aliás, recebemos diariamente diversos comentários, alguns deles recheados de doses fartas de “malícia” e “material explosivo”. Ponderamos e publicamos os, digamos, mais “lights”. O conteúdo que me fez refletir, no comentário citado, é de um Leitor anônimo. Ele diz, entre outras coisas, o seguinte:

“Estou pensando em um potencial de fato na nossa cidade, mas só me veio à mente a falta de ética. Por que será? (...) Aliás Edu, seu blog é cheio de comentários antiéticos, pessoas desrespeitosas, agredindo gente do bem, parece que tem pessoas aí que levam tudo para o lado pessoal. (...) Mas por que não falar sobre isso sem agredir, machucar, hostilizar as pessoas? Por isso as pessoas que passam por aqui depois dizem que Abaetetuba é um município DOENTE, infelizmente tenho que concordar. Precisamos antes de tudo respeitar as pessoas e isso vale (...) para pessoas que acessam seu Blog (...)”.

Sinceramente, ponderei sobre o comentário, e refleti... refleti... refleti....


+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+--+-+-+-+-+


AS CONSEQÜÊNCIAS:

- Como o Blog é um espaço que preza o respeito às pessoas. E, por favor, não vamos confundir “respeito” com “cerceamento de opiniões”, afinal, quem se expõe à vida pública (ou seja, aos cargos públicos), deve entender que passa a estar sujeito a críticas justas e às vezes injustas. Pois, afinal, a democracia tem seu preço... (Mas isso é outro assunto).


- Então decidimos:

1. O Blog passa a não mais aceitar comentários anônimos. Para ter comentários aceitos e publicados no Blog o Leitor deverá se registrar na própria caixa de comentários. Basta se registrar uma única vez e guardar o seu “login” e “senha” (é simples e fácil, não custa nada, robusteia a opinião do Leitor e evita injustiças na minha “humana” e modesta moderação).

2. Não serão mais aceitos comentários em “CAIXA ALTA” (OU SEJA, ESCRITOS TOTALMENTE EM LETRAS MAÍUSCULAS).

3. O Blog é mais dos Leitores do que do Post, então, por favor, entendam e colaborem. Prefiro fechar o espaço a mantê-lo tendo como preço minha consciência inquieta.

4. Opinem, discutam e reflitam. Pois penso que é assim que se constrói uma sociedade cada vez melhor.

* PS.: Não faço meia culpa! Entretanto, se algum Leitor sentiu-se ofendido, em sua pessoa ou honra, com algum comentário anônimo ou postagem, basta acusar e especificar data, hora e post, que faremos uma avaliação mais criteriosa, para remoção.


Um grande abraço!

O Analfabeto Político

'

"O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.

O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais."

Bertolt Brecht


sexta-feira, 19 de novembro de 2010

ABAETETUBA, NA MESMA TECLA!

'

O mesmo soneto, o mesmo enredo... A mesma estória tantas vezes lida!

O mesmo final repetido. As mesmas desculpas tantas vezes ditas!

Assim caminha Abaetetuba, o município que chora e lamenta há setecentos e tantos dias uma suposta falta de apoio do Governo do Estado e do Governo Federal, cantada em “verso e prosa”, pleonasticamente!

Parece brincadeira! Mas justamente esta dita falta de apoio, esta aquilatada falta de ajuda, logo ela – uma ajuda dita fundamental e essencial – deixa “a pérola” em ostracismo, estática, quase paralisada, arrastando-se a mercê do tempo e de um destino que se faz intempestivo! Há tantos dias Abaetetuba espera o tempo como o senhor de sua razão. Há tantos dias não teve ousadia de sair do lugar, porque não tinha uma bengala para se apoiar.

Conclui-se, então, que Abaetetuba seria um município totalmente dependente?

Onde foi parar o Projeto Fortalecimento de Capacidades para o Desenvolvimento Humano Local (do PNUD)? O desenvolvimento, então, virá? Há controvérsias...

Eureca! Dizem que “já temos” uma salvação!
Eureca! Dizem que o problema agora vai ser a “desaceleração”!

Mas só o tempo será o senhor da razão!

domingo, 14 de novembro de 2010

ARTICULAÇÕES PELA PRESIDÊNCIA DA CÂMARA MUNCIPAL

'
'

Articulações nos bastidores em alta: três nomes despontam como favoritos para a Eleição da Presidência da Câmara Municipal de Vereadores para o biênio 2011-2012, em Abaetetuba. Dois deles declaradamente demonstram grande interesse no cargo. Um outro corre por fora na disputa. Poderão surgir outros, talvez. Parece que nada está definido. Esta eleição interna normalmente é vencida pelo vereador ou grupo que consegue a melhor articulação frente ao cenário político vigente. O cenário atual é bem diferente daquele há dois anos atrás. Os interesses de agora já estão sendo focados para refletirem em 2012. A atual câmara de vereadores é em sua maioria de situação e atua, digamos, em uma "parceria" benevolente com a atual gestão municipal. Como o cenário político é de transição, as articulações podem se tornar transitórias até a última hora... Aí vence aquele que tiver a melhor estratégia. Além do que há de se avaliar até onde seria viável a manutenção do modelo atual para a maioria dos vereadores.
'
O momento é de especulações! Entretanto, observa-se que dois articuladores - com objetivos conflitantes para 2012 - já estão se mobilizando para decidirem a disputa em favor de seus preteridos, e não deixar tudo por conta da "sorte". Vamos aguardar...
'