sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Abaetetuba: "Quando imagens expressam bem mais que palavras!"

...
...



...

...

...

...


quarta-feira, 3 de novembro de 2010

DIÁLOGOS CURTÍSSIMOS PÓS ELEIÇÕES

'

- De um abaetetubense blogueiro para seus Leitores: “Só mesmo a Dilma pode salvar as mulheres na política!”.

- De um Petista Abaetetubense para outro petista seu amigo: “No meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho!”.

- De um “PR”DBista Abaetetubense para um PSDBista seu amigo: “No meio do caminho tem duas pedras, existem duas pedras no meio do caminho!”.

- De um analista político para o "PR"DBista: Existem duas pedras e um segredo no meio do caminho!".

- De um eleitor Abaetetubense para os Petistas, PSDBistas, “PR”DBistas e para o analista político: “O caminho está cheio de pedras!”.

- De um outro blogueiro para o blogueiro que vos fala: “Y Tu... ¿Por qué no te callas?”.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Resultado das Eleições para o Governo do Estado nos municípios

'
As estatísticas divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na noite desta segunda-feira (1) mostraram a superioridade de Simão Jatene (PSDB) no mapa eleitoral do Pará. A vitória do tucano foi conquistada com grandes vantagens, conquistadas nos maiores colégios eleitorais do Estado.

Jatene, que ficou à frente de Ana Júlia em 101 municípios no primeiro turno das eleições, foi o mais votado em 94 municípios no segundo turno. A candidata petista, por sua vez, teve vantagem de votos em 50 municípios, o que representa uma diferença de 44 municípios entre os dois candidatos.

Em 17 municípios do estado, o candidato mais votado no primeiro turno foi superado no segundo. Jatene superou a votação da petista em 5 municípios, enquanto Ana Júlia inverteu o resultado desfavorável em 12 municípios. Mesmo assim, a vantagem de Jatene, que venceu nos principais colégios eleitorais do Estado, ainda foi decisiva.

OS MAIORES

Em Belém, município com o maior número de eleitores, o resultado de 55,53% dos votos válidos para Jatene e 44,47% para Ana Júlia foi quase equivalente ao resultado percentual do segundo turno das eleições – 55,74% (Jatene) a 44,26% (Ana Júlia). No segundo maior colégio eleitoral do Estado, em Ananindeua, a vitória de Jatene, com 56,84% dos votos válidos contra 43,16% de Ana Júlia, também se aproximou do resultado final.

Já no terceiro maior colégio, em Santarém, foi possível notar o desequilíbrio na votação, que pesou em favor de Jatene. Com 67,91% dos votos válidos contra 32,09 de Ana Júlia, Jatene teve a expressiva vantagem de 47.809 votos, número maior do que a quantidade total de eleitores na maioria dos municípios do Estado.
OUTROS MUNICÍPIOS

Apesar do equilíbrio na maioria dos municípios, a vantagem de Jatene foi conquistada com as largas vantagens adquiridas em outros grandes colégios eleitorais do Estado. Em Parauapebas, dos 61.458 votos válidos, Jatene conseguiu 63,11%, em Itaituba 64,72% dos votos dos 40.364 válidos, em Paragominas 67,43% dos 38.965, em Redenção 67,47% dos 34.837, além das grandes vantagens conquistadas em Castanhal, com 67,85% dos 79.720 válidos, e em Altamira, com 71,5% dos 42.857 votos.

Outros municípios com menor número de eleitores também apresentaram grande vantagem ao tucano, como Mãe do Rio (65,55%), Anajás (66,83%), Brasil Novo (67,62%), Ourém (67,98%), Monte Alegre (69,56%), São Caetano de Odivelas (72,42%), São Miguel do Guamá (72,12%), Mojuí dos Campos (73,87%), Tailândia (79,36%), e a maior diferença conquistada, em Uruará com 80,11% dos 17.688 votos válidos.

Os maiores colégios eleitorais vencidos pela candidata petista foram Marabá e Abaetetuba. Em Marabá o resultado foi apertado, com 52,36% dos 92.438 votos válidos para Ana Júlia, diferente de Abaetetuba onde a petista venceu com folga e conseguiu 58,08% dos 68.901 votos válidos. A maior vantagem de Ana Júlia foi conquistada em Cachoeira do Arari, com 65,75% dos 9.350 votos válidos.
'
(Alexandre Nascimento/DOL)
INFOGRÁFICO do DOL

MAPA DOS ESTADOS APÓS AS ELEIÇÕES 2010

'
'

Ao final das eleições de 2o. turno aos governos o mapa brasileiro ficou na mão de seis partidos.

- PSDB: tinha 7 estados em 2006 e aumentou para 8 em 2010 (64,5 milhões de eleitores).
- PT: tinha 4 estados em 2006 e aumentou para 5 em 2010 (21,4 milhões de eleitores)
- PSB: tinha 2 estados em 2006 e aumentou para 6 em 2010 (20,1 milhões de eleitores)
- PMDB: tinha 7 estados em 2006 e caiu para 5 em 2010 (20,8 milhões de eleitores)
- DEM: tinha 3 estados em 2006 e caiu para 2 em 2010 (6,8 milhões de eleitores)
- PMN: não tinha governos em 2006 e ganhou 1 em 2010 (2 milões de eleitores)

Perderam governos que tinham em 2006 e não ganharam nenhum em 2010:

- PPS: tinha 2 (Rondônia a Mato Grosso) e perdeu ambos.
- PP: tinha 1 (Goiás) e o perdeu.
- PDT: tinha 1 (Amapá) e o perdeu.


Créditos: http://observatorioeleitoral.blogspot.com/

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Sobre as Eleições 2010!

'
'

O Blog “cantou” a “pedra”. Também não precisava ser nenhum grande gênio para prever o resultado desta eleição. Ouso em afirmar que os melhores candidatos, frente às circunstâncias venceram, tanto para o Pará, quanto para o Brasil. Vejam bem: Eu escrevi “frente às circunstâncias”! Contudo, em termos gerais, Abaetetuba saiu perdendo nesta eleição. Obviamente, vou externar meus argumentos, depois me digam se concordam ou não.

Mas antes de qualquer argumento, quero discorrer um pouco sobre o “poder”. A busca obsessiva pelo poder e sua manutenção é o que motiva alguns seres humanos a ingressarem numa verdadeira batalha em nome da sonhada democracia. Travam uma guerra que deveria ser uma verdadeira festa, não fosse o desespero pelo alcance do “poder”. Deliciar-se na seiva que emana do “poder de governar” tem um preço alto. O poder muitas vezes permite a uma pessoa (ou grupo) a possibilidade de esculpir seu(s) nome(s) na história, seja para o bem ou para o mal. Para o mal muitas vezes “sim”, pois há fragilidade em uma democracia que ainda engatinha frente à sede de muitas bocas pela “seiva açucarada” que alimenta o padrão capitalista neoliberal de governar. Até o voto virou capital (mas isso é outra história). É por ela – a “seiva rara” – que a batalha entrou na esfera do vale tudo. E digo com segurança: São poucos os seres humanos preparados para lidarem com o poder e não serem por ele dominado. Pois o poder tem vida própria e domina. Ah, sim, domina!O poder, assim como um imã, atrai para si muitas coisas (...).

Papo furado de lado, vamos ao que interessa! Mas antes peço aos Leitores que, como eu, abstenham-se neste momento de análise de qualquer amor, carinho, afinidade ou causa política, em obséquio do óbvio: A razão!

Dilma Rousseff: Sem dúvida, a mulher mais preparada deste país para assumir a presidência do Brasil. Foi indicação do próprio Lula que, queiram ou não, foi o melhor presidente da história deste país, por isso fez sua sucessora, Dilma. Ela tem a biografia de uma mulher inteligente e lutadora e, convenhamos, Lula tem bagagem, pois promoveu a maior transformação social do Brasil em sua história (favor não confundir transformação social com transformação econômica). Foi Lula quem iniciou um processo ímpar, ao permitir ao cidadão miserável desta nação a tão sonhada cidadania plena. Claro que isso teve impacto financeiro para a classe média deste país, mas penso que não teria outra maneira de fazer (e eu também sou classe média). Talvez porque Lula um dia tenha tido uma vida miserável no Nordeste. Resumindo: Falar de Dilma é falar de Lula. Lula é Dilma e Dilma é Lula e, não tenham dúvida, que Dilma vai continuar a risca o legado de Lula. Lula mais uma vez demonstrou que é o cara. Dilma (Lula) derrotou a imprensa suja e a grande mídia golpista deste país. Derrotou uma campanha de difamação nunca antes vista na nossa história. Resta agora a Dilma trilhar seu caminho e fazer sua história. Instrumentos para isso ela possui. Particularmente, penso que Dilma será uma grande presidente para o Brasil e que conseguirá cumprir a promessa de erradicar a miséria deste país (pelo menos torço para isso).

José Serra: Sem dúvida, o homem mais preparado deste país para assumir a presidência do Brasil. É um político de grandes projetos e de grandes feitos. Inteligentíssimo. Um mestre na arte da política (que errou feio ao aceitar Índio como seu vice de chapa). Sério ao extremo, o que prejudica o seu carisma. Muito afinado com os ideais políticos de seu partido, Serra, caso eleito, provavelmente faria mudanças de médio prazo na política econômica e social do país. Sua vitória foi ter conseguido passar ao segundo turno, o que considero positivo. Serra foi derrotado pela intuição e sorte de Lula. Penso que nenhum político do sexo masculino, dentro dos quadros do PT conseguiria derrotar o PSDBista. Serra foi derrotado por Lula e pelo slogan “Agora é a vez da mulher”.

Lula empatou em 3 x 3. Agora são três eleições perdidas, contra três ganhas.

Simão Jatene: Hoje, um político competente na arte da política. Simão Jatene aprendeu direitinho com seu mestre Almir Gabriel. Jatene é grato a Almir, seu “criador”, tanto que abertamente diz que prefere guardar as boas lembranças de Gabriel. Jatene fez carreira antes de entrar para política como servidor público, o que lhe garantiu base sólida para a política. Adquiriu grande sensibilidade na música que, certamente, soube transferir para a política e para sua campanha vitoriosa. Jatene foi um governador mediano, de obras vistosas e de pouco destaque para o social. Na verdade, Jatene nunca governou o Pará a seu modo. Penso que Jatene quando governador foi apenas seguidor do modelo Almir Gabriel de governar. Jatene agora tem sua chance. Uma chance construída com muita competência. A campanha de Jatene poderia até ser estudada a fundo para construção de uma tese de doutorado em ciências econômicas. Um misto exemplar de eficiência e eficácia política (neste caso, Abaetetuba não entraria na pesquisa, pois por aqui foi um misto de desperdício). Jatene fez seu Senador e sai fortalecido para governar. Sua base eleitoral forte de atuação deve ser a Região Metropolitana e o Sul do Pará, seu eleitorado fiel (claro que isso apenas, na prática).

Ana Júlia: Uma mulher de fibra e garra que não estava preparada para governar o Pará, hoje está, mas não irá governar. É a frase que penso que resume perfeitamente Ana Júlia. O detalhe é que o povo raramente dá uma segunda chance pra alguém na política. Ana Júlia sentiu isso na pele. Para Abaetetuba, o melhor governo dos últimos anos, demonstrado espontaneamente nas urnas pelos Abaetetubenses que lhe dariam a vitória no primeiro turno. E apesar do escândalo da garotinha presa com homens por aqui, Ana Júlia soube valorizar os votos que obteve de Abaeté (claro, não fez mais que a obrigação). Sua campanha foi vacilante, a exemplo de seu governo e sua capacidade de governar. Foi incapaz de mostrar resultados concretos. Suas alianças foram infelizes, sobretudo com o prefeito de Belém. Enfim, Ana Júlia desperdiçou uma chance que talvez o PT demore muito tempo a ter novamente no Estado do Pará: Uma dobradinha vitoriosa com o governo federal. Um duro golpe no PT do Pará, cheio de tendências mirabolantes que fatiam o partido, fragilizando-o e expondo suas vísceras e pontos fracos. Ana Júlia irá refletir agora seus erros e seus acertos. O povo deu seu recado nas urnas no primeiro turno, praticamente selando a vitória de Simão Jatene.

Abaetetuba: Lugar belo e aconchegante, abundante de homens e mulheres fortes e valentes, que sabem responder nas urnas a realidade em que vivem. Isto, pois, está provado!

O Folha fazendo história...

'
Clicando na imagem ou no link você vai ser transportado para uma página do Folha de Abaetetuba do dia 11/10/2008, há exatos dois anos atrás.
Reflita o texto e perceba como o tempo passa... O tempo da Governadora Ana Júlia passou e 2012 já está aí na porta! (Rs).
O Blog é testemunha disso!

domingo, 31 de outubro de 2010

Os resultados do 2º Turno...

________________________________________________

Abaetetuba - Para Presidente (votos válidos):

- 66,07% - *Dilma [45.863 votos]
- 33,93% - José Serra [23.557 votos]


_____________________________________________________

Estado do Pará – Para Presidente (votos válidos):

- 53,20% - *Dilma [1.791.443 votos]
- 46,80% - José Serra [1.576.154 votos]

________________________________________________

Brasil – Para Presidente (votos válidos):

- 56,05% - *Dilma [55.752.092 votos]
- 43,95% - José Serra [43.710.442 votos]


____________________________________________________

Abaetetuba - Para Governador (votos válidos):

- 58,08% - Ana Júlia [40.015 votos]
- 41,92% - *Simão Jatene [28.886 votos]


___________________________________________________

Estado do Pará – Para Governador (votos válidos):

- 44,26% - Ana Júlia [1.447.609 votos]
- 55,74% - *Simão Jatene [1.860.799 votos]

2º Turno das eleições em Abaetetuba

'

Tudo calmo e tranquilo...