sábado, 16 de outubro de 2010

Alguém poderia imaginar esta cena há alguns anos?

'

Por isso que o mundo dá muitas voltas... Principalmente em se tratando de POLÍTICA.
As fotos são do Blog do Bacana e Blog da Reporter.




quinta-feira, 14 de outubro de 2010

EM POUCAS (E MUITAS) LINHAS...

'

Eleição Presidencial: Datafolha e Vox Populi apontam vantagem de oito pontos em favor de Dilma sobre José Serra, divulgada nesta última semana. A novidade consiste no fato da campanha petista, mesmo tardiamente, reagir aos ataques impostos pelos tucanos, apoiados pela grande mídia do país. Nacionalmente, a campanha está entrando no campo do “vale tudo”! É o vale tudo pelo poder!

Eleição para Governo do Estado: Jatene só perde esta eleição pra ele mesmo! Pois, apesar da notável reação da campanha petista em conteúdo e forma, principalmente na televisão, a esta altura restam apenas 15 dias para as eleições. Poucos acreditam na vitória de Ana Júlia. Dizem os especialistas que somente um “vacilo” de Jatene lhe tira o título, digo, a cadeira no palácio de governo.

Eleições a nível regional: Após o primeiro “Round” da campanha, ficou claro, transparente, translúcido que o desejo dos abaetetubenses converge do desejo dos municípios vizinhos. Enquanto a região tocantina está amarela, Abaetetuba está vermelha. Seriamos, “nós”, mais politizados, então?

Eleições a nível municipal: O clima hoje é de calmaria. De descanso. As eleições estão completamente polarizadas. Por enquanto, bandeiras guardadas e articulações nos bastidores. E o que se vê? De um lado, petistas orgulhosos, pois o resultado foi até melhor do que mereciam (não por direito, mas por questões organizacionais). De outro lado, psdbistas frustrados, tentando entender o que ocorreu de errado. Alguém aí sabe?
'

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Em breve...

AGUARDEM!



domingo, 10 de outubro de 2010

Eleições em Abaetetuba? Sim... As eleições!

'
Algumas análises:

Votação para Deputado Estadual
(Os vinte mais votados)
* Números preliminares a serem ainda confirmados pelo BLog.
'

A Eleição para Deputado Estadual em Abaetetuba foi interessante e demonstrou uma tendência antecipada pelo Blog meses atrás - O chamando "voto bairrista". Os candidatos reconhecidamente “representantes da terra”, mesmo com pouca estrutura de campanha e limitados recursos financeiros, foram os vitoriosos nesta eleição. Muitos candidatos “de fora” gastaram "fortunas" e levaram "migalhas" de votos. Notadamente, o perfil eleitoral abaetetubense esta mudando.
'
Uma decepção foi à “derrota nas urnas” do Senador José Nery, que pleiteou uma das 41 vagas na Assembléia Legislativa do Estado do Pará. Apesar da votação expressiva no município, José Nery não atingiu o número de votos necessários na proporcional, batendo assim na trave. Com isso, Abaetetuba fica sem representação na Assembléia Legislativa do Estado do Pará, uma vez que o deputado Miriquinho Batista ascendeu à Câmara Federal de Deputados.
'
Outra decepção (esta já anunciada) foi o desempenho pífio do PSDB nas urnas Abaetetubenses, com reflexo para a votação majoritária. O candidato “da vez” pela gestão municipal amargou uma acachapante "derrota" nas urnas. Para os PSDBistas pura “traição”, já para os analistas políticos uma prévia do que esta por vir em 2012.


Votação para Deputado Federal
(Os vinte mais votados)

Para Deputado Federal aconteceu o que já estava anunciado – a hegemonia petista turbinada pela Campanha de Miriquinho Batista. O PT, com quatro candidatos entre os mais votados, abocanhou mais de 40% dos votos válidos no município. Também fez bonito por estas bandas o PMDB, embalado pela campanha de Jader Barbalho, que injetou vastos recursos financeiros nas dobradinhas federais, garantindo mais de 25% dos votos válidos ao PMDB, com destaque para Vicente Maciel e Wlad.
Salvaram a conta do PSDB em Abaetetuba, Zenaldo e Nilson Pinto que abocanharam juntos pouco mais de 10% dos votos válidos.

Votação para o Senado
Como, neste caso a votação é para as duas vagas ao senado, à proporção é de 200% de votos em relação ao montante para governador.
Verifica-se que o TSE não computou os votos de Paulo Rocha (1º mais votado) e Jader Barbalho (2º mais votado), considerando-os nulos, em virtude de Lei do Ficha Limpa (pois ambos renunciaram seus mandatos). O fato prejudica a análise real de votação. Sabemos, contudo, que Paulo Rocha e Jader dividiram em Abaetetuba aproximadamente 80 mil votos. Também se sabe que Paulo Rocha foi o mais votado em Abaetetuba, com mais de 40 mil votos.

Votação para Governador
Para o governo do Estado o cenário na véspera das eleições era o seguinte: Do lado petista uma “campanha fraca”, alimentada pela eterna “guerra de tendências” que o PT nutre por longos anos. A tendência petista que comanda o partido no município é diferente da tendência petista que comanda o Governo Estadual. Os proporcionais petistas fizeram campanha apenas para si, com exceção de Miriquinho Batista e de Puty, que dividiram sua estrutura de campanha com o majoritário (deviam ter seus motivos particulares).
Do lado PSDBista uma campanha na base do “TNT”, com forte investimento financeiro, apoiada pela máquina do governo municipal, que instou seus subalternos a encamparem a busca da sonhada vitória no primeiro turno.
Resultado:
Do lado PSDBista deu na pedra! Simão Jatene levou uma acachapante “lambada” de votos no município. Aproximadamente, 10 mil votos de diferença.
Do lado petista deu na sorte! Combinação de vários fatores, que prefiro analisar ao longo das próximas semanas, garantiram vantagem a governadora para o segundo turno no município.

Votação para Presidente

A nível do pleito federal, uma realidade: Dilma colocou mais que o dobro de votos de diferença para José Serra. Não há mais o que se comentar. É Irreversível! Por estas bandas Marina Silva ficou patinando.

Abaetetuba enfrenta surto de dengue

'
ALERTA Proliferação do vetor da doença se dá em fossas construídas de forma irregular

A cidade de Abaetetuba está enfrentando dias difíceis por causa da dengue. Considerado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) um dos 21 municípios cuja incidência da doença é maior, Abaetetuba já registrou somente em agosto e setembro deste ano 148 notificações, com 68 confirmações, como informou a Secretaria Municipal de Saúde (Semab). De janeiro até ontem, a Vigilância em Saúde do município notificou 259 casos suspeitos, identificados em 12 bairros.

De acordo com o secretário municipal de saúde, Álvaro Botelho, a situação na cidade é, de fato, de alerta, já que as estatísticas mostram dados atípicos, pois a prevalência de dengue não somente em Abaetetuba, mas em todo o Estado, é maior durante as chuvas amazônicas e não em época quente e seca, como a que a região enfrenta.

Diferente do que se vê na maioria dos casos de dengue, cuja proliferação das larvas do mosquito Aedes aegypti são encontradas em garrafas, pneus, vasos, piscinas , poças e caixas d’água destampadas, as fossas irregulares seriam responsáveis pelo vetor da doença, pois pelo fato de serem deterioradas, acabam servindo de "morada preferida" do mosquito transmissor.

Por isso, explica o secretário, a Semab tem trabalhado em parceria com a Secretaria Municipal de Obras, que tem orientado moradores e fiscalizado as fossas para evitar que frestas ou buracos facilitem a proliferação dos focos da dengue. "Nós, da Secretaria de Saúde, temos feito a nossa parte. A Secretaria de Obras também está ajudando a fechar buracos nas fossas, mas é preciso que a população ajude, sendo mais consciente, pois o que vimos é que a maioria das fossas é feita de maneira irregular, sem uma estrutura adequada, por isso acabam rachando ou quebrando, facilitando a entrada do mosquito", observa Álvaro Botelho.

O secretário nega que Abaetetuba tenha registrado algum caso de dengue hemorrágica durante este ano e garante que em parceria com a Sespa, a cidade está preparada para enfrentar 0 surto da doença.

Moradores dizem que Mutirão, Santa Clara e Cristo Redentor são os bairros onde mais foram registrados casos de dengue em Abaetetuba. A agente comunitária de saúde Maria do Carmo Cunha conta que as seis pessoas da casa dela tiveram a doença. Na casa vizinha, os cinco moradores também ficaram doentes. O alto número de pessoas contaminadas, acredita, dona Maria, se deve ao fato de as fossas serem o principal foco de transmissão.

"Pelo que sei, só aqui na minha rua, 100 pessoas foram notificadas e 59 chegaram a fazer exame para confirmar. Dessas 59, 51 foram positivo", revela a agente de saúde. Ela diz que a confirmação teria sido feita através de exames laboratoriais realizados no Laboratório Central do Estado (Lacen).

Para reforçar as ações de combate e enfrentamento da doença no município, a secretaria de saúde deu início a uma campanha no rádio e na televisão. Dez chamadas diárias alertam a população para os riscos de contaminação e o que fazer quando os primeiros sintomas se manifestarem.

YÁSKARA CAVALCANTE
Da Redação
http://www.orm.com.br/projetos/oliberal/interna/default.asp?modulo=247&codigo=493018

Feiras do Círio e do Miriti recebem o público até este domingo, dia 10

'
A criatividade dos artesãos e o colorido do miriti, artesanato característico da época da festividade, chamam a atenção dos visitantes


A décima edição da Feira do Miriti e a décima quarta da Feira do Círio acontecem desde o ano passado na praça Waldemar Henrique


Artesãos de vários municípios paraenses participam das feiras, onde novas oportunidades de comercialização são criadas

Mais de 200 artesãos paraenses expõem seus trabalhos nas Feiras do Miriti e do Círio, abertas na noite desta quinta-feira (7) na praça Waldemar Henrique, com uma missa celebrada pelo arcebispo metropolitano de Belém, dom Alberto Taveira. As feiras, que seguem até o domingo (10), são uma realização do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Pará (Sebrae/Pa), em parceria com a Asamab (Associação dos Produtores de Brinquedos e Artesanato em Miriti de Abaetetuba) e apoio da prefeitura de Belém e do governo do Estado.

A criatividade dos artesãos e o colorido do miriti, artesanato característico da época da festividade, chamam a atenção dos visitantes, como do artista plástico paulista Nazareno Rodrigues Alves que, pela primeira vez, vai assistir ao Círio. Ele contou que, quando soube da feira, foi no primeiro dia para conhecer e adquirir as melhores peças, e ficou encantado com o que viu. "A feira é maravilhosa. Aliás, a cidade toda é maravilhosa. Muito mais que o artesanato, tem a invenção, a criatividade, da arte popular", elogiou.

Essa é a décima edição da Feira do Miriti e a décima quarta da Feira do Círio, que desde o ano passado acontecem no mesmo local, ocupando uma área de quase 1.400 m². Um dos artesãos que participam tradicionalmente do evento é Raimundo Lima, de Abaetetuba, município onde a produção do miriti movimenta a economia local e se configura como a principal fonte de renda de milhares de famílias. Ele conta que, em 2009, ganhou mais de R$ 3 mil com a venda toda a sua produção: 380 brinquedos, entre rodas gigantes e barcos em miniatura. Este ano, ele pretende superar este número com a venda de 400 peças, produzidas durante o ano inteiro.

Com mais de quatro décadas de experiência em artesanato de miriti, Lima ressalta que a emoção de participar da feira e da festa do Círio é sempre grande. "Me arrepio todo. Quando começa a tocar o hino e eu vejo a santinha passando aqui", diz ele, referindo-se à procissão que percorre os espaços da feira após a celebração eucarística, denominada Rito da Benção.

Segundo o presidente da Asamab, este ano vieram 56 expositores de Abaetetuba. No geral, eles vendem 100% do material que trazem, o que rende de R$ 4 mil a R$ 5 mil por estande. Das cerca de 40 mil peças que serão vendidas, os preços variam entre R$ 1 e R$ 3 mil - o valor de uma réplica de um barco. No local, as temáticas são diversas e representam o artesanato em miriti tradicional (peças em formato de barco e outros brinquedos), o figurativo da fauna e da flora amazônica, o decorativo/utilitário (como árvores de natal e berlindas), e o artesanato considerado como sem fronteira, representado, por exemplo, nos móbiles e nas miniaturas de eletrodomésticos.

Já nos 23 estandes da Feira do Círio são expostas peças representativas da cultura local, com o diferencial dos motivos que fazem alusão ao Círio, como santas estilizadas e fitinhas de promessa. A artesã Maria do Carmo de Oliveira, de Paragominas, mostra a diversidade de sua produção, representada em acessórios feitos com miçangas, crochê e madeira, que faz referência à região que movimenta o maior polo moveleiro do Estado. As cores e formas das bolsas artesanais, explica Valdenice Costa, técnica do Sebrae de Paragominas, têm relação com a identidade do município.

As realizações promovem o artesanato paraense, com o favorecimento dessa época em que a cidade recebe milhares de turistas. Artesãos de vários municípios paraenses participam das feiras, onde novas oportunidades de comercialização são criadas e a cultura paraense é divulgada também nos shows de artistas de Abaetetuba e de Belém, que acontecem diariamente. Mais de 70 mil pessoas devem circular nos quatro dias do evento, cujo volume de negócios ultrapassa a marca de R$ 250 mil.

Serviço - Feira do Círio e Feira do Miriti. De 7 a 10 de outubro, na praça Waldemar Henrique, localizada entre as avenidas Assis de Vasconcelos, Marechal Hermes, Presidente Vargas e rua Gaspar Viana, no Centro. Informações: (91) 3181 9137/31819000 - Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae/Pa.

Luciane Fiuza - Secom
FONTE: Portal do Governo do Estado
publicado por Luciane Fiuza às 00:11

Feiras do Círio e do Miriti estão abertas para visitação até domingo

'

BELÉM - Mais de 200 artesãos paraenses expõem seu trabalho nas Feiras do Miriti e do Círio, abertas na noite desta quinta-feira (7) na praça Waldemar Henrique, com uma missa celebrada pelo arcebispo metropolitano de Belém, dom Alberto Taveira. As feiras, que seguem até o domingo (10), são uma realização do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Pará (Sebrae/Pa), em parceria com a Asamab (Associação dos Produtores de Brinquedos e Artesanato em Miriti de Abaetetuba) e apoio da prefeitura de Belém e do governo do Estado.

Essa é a décima edição da Feira do Miriti e a décima quarta da Feira do Círio, que desde o ano passado acontecem no mesmo local, ocupando uma área de quase 1.400 m².

Segundo o presidente da Asamab, este ano vieram 56 expositores de Abaetetuba. No geral, eles vendem 100% do material que trazem, o que rende de R$ 4 mil a R$ 5 mil por estande. Das cerca de 40 mil peças que serão vendidas, os preços variam entre R$ 1 e R$ 3 mil - o valor de uma réplica de um barco. No local, as temáticas são diversas e representam o artesanato em miriti tradicional (peças em formato de barco e outros brinquedos), o figurativo da fauna e da flora amazônica, o decorativo/utilitário (como árvores de natal e berlindas), e o artesanato considerado como sem fronteira, representado, por exemplo, nos móbiles e nas miniaturas de eletrodomésticos.

Já nos 23 estandes da Feira do Círio são expostas peças representativas da cultura local, com o diferencial dos motivos que fazem alusão ao Círio, como santas estilizadas e fitinhas de promessa. A artesã Maria do Carmo de Oliveira, de Paragominas, mostra a diversidade de sua produção, representada em acessórios feitos com peças feitas com miçangas, crochê e madeira, que faz referência à região que movimenta o maior polo moveleiro do Estado. As cores e formas das bolsas artesanais, explica Valdenice Costa, técnica do Sebrae de Paragominas, têm relação com a identidade do município.

As realizações promovem o artesanato paraense, com o favorecimento dessa época em que a cidade recebe milhares de turistas. Artesãos de vários municípios paraenses participam das feiras, onde novas oportunidades de comercialização são criadas e a cultura paraense é divulgada também nos shows de artistas de Abaetetuba e de Belém, que acontecem diariamente. Mais de 70 mil pessoas devem circular nos quatro dias do evento, cujo volume de negócios ultrapassa a marca de R$ 250 mil.

Serviço

Feira do Círio e Feira do Miriti. De 7 a 10 de outubro, na praça Waldemar Henrique, localizada entre as avenidas Assis de Vasconcelos, Marechal Hermes, Presidente Vargas e rua Gaspar Viana, no bairro do Umarizal. Informações: (91) 3181 9137 - Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae/Pa. (LA)