sábado, 9 de outubro de 2010

Feiras reunem artesanato e cultura popular

'

Depois do Arrastão do Boi Pavulagem e seu Batalhão da Estrela, visitar as tradicionais Feiras do Miriti e do Círio é roteiro quase obrigatório neste sábado pré-Círio. Cerca de 200 artesãos paraenses expõem mais de 70 mil peças na Praça Waldemar Henrique.

A Feira do Miriti traz a Belém o colorido do artesanato produzido por centenas de famílias de Abaetetuba, que têm nessa palmeira, típica da região Amazônica, a sua principal fonte de renda. Na época da grande festa do Círio de Nazaré, esses brinquedos, em peças variadas, tomam as ruas da capital paraense, e tem se tornado, ao longo das edições da Feira, um dos ícones dessa festividade.

Segundo o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará (Sebrae), responsável pela realização das duas feiras, a expectativa de volume de negócios ultrapassa R$ 250 mil. Neste ano, a Feira do Miriti entra em sua 10ª edição e a Feira do Círio comemora 14 anos.

BONS NEGÓCIOS

De acordo com o presidente da Associação dos Artesãos de Miriti de Abaetetuba (Asamab), Devidério Neto, é também durante a Feira do Miriti que os artesãos fecham grandes negócios que se desdobram pelos próximos meses. “Durante a Feira já conseguimos fechar negócios até com outros estados, como o Rio de Janeiro, Amazonas, São Paulo e Minas Gerais. No ano passado, fechamos um contrato para a produção de 2 mil capas para uma publicação”, afirma o artesão.

Durante a feira, os produtos mais baratos podem custar apenas um real e os mais caros podem chegar até a três mil reais.

A Feira do Círio reúne 85 artesãos vindos de vários municípios do estado, como Paragominas, São Caetano de Odivelas, Muaná, Ponta de Pedras, entre outros. Estes artistas trarão para a capital trabalhos em cerâmica, essências tradicionais paraenses, cuias, esculturas em madeira, brinquedos, calçados, bolsas, tecidos, biojoias e uma variedade imensa de produtos feitos a partir de elementos que remetem a nossa região.

SERVIÇO

As Feiras do Círio e do Miriti seguem até amanhã (10), na Praça Waldemar Henrique. Hoje (09), visitação de 9h às 22h. No domingo, de 9h às 18h.

'

(Diário do Pará)

Projeto Auto da Barca Amazônica, de Abaetetuba, recebe prêmio nacional

'

O Auto da Barca Amazônia – ABA ficou entre os cinco melhores projetos de educação em artes do Brasil e vai receber o XI Prêmio Arte na Escola Cidadã, do Instituto Arte na Escola.“Em virtude da premiação, vamos realizar uma edição especial do ABA, trazendo para o público, este ano, um histórico de suas três últimas edições”, avisa Jaqueline.O espetáculo sairá nesta quinta-feira, 30, às 18h, do Colégio São Francisco Xavier, em cortejo, pelas ruas de Abaetetuba. Este ano, o projeto conta com participação especial dos alunos do CRAS, do grupo folclórico da terceira idade, Ney Viola, entre outros. Não percam este espetáculo é gratuito.O espetáculo começou a ser idealizado e executado em 2007, pelos professores Jaqueline Souza, artista plástica e cênica e Paulo Anete, artista plástico e carnavalesco sairá às ruas da cidade em uma edição especial nesta quinta-feira, 30, e será todo gravado para o documentário que será exibido no dia 26 de outubro, em São Paulo, quando os Jaqueline e Paulo receberão a premiação.O ABA surgiu com objetivo de envolver os estudantes em atividades ligadas às artes do espetáculo, como teatro, dança e circo, também traz de volta os velhos costumes de contar estórias, a valorização da cultura local e dos saberes da comunidade.Destinado aos professores ou equipes de professores que desenvolveram projetos nos anos nos dois últimos anos, em escolas de ensino regular, públicas ou particulares, o prêmio é direcionado a todo o território nacional, para projetos realizados em quatro linguagens artísticas: Artes Visuais, Dança, Música e Teatro.A premiação é realizada pelo Instituto Arte na Escola, pelo SESI e Fundação IOCHPE (SP) visando reconhecer e revelar projetos desenvolvidos por profissionais de ensino na área de Arte.

“É a primeira vez, em onze edições do concurso, que o prêmio sai para um projeto de escola pública do Pará e foi justamente no interior do Estado do Pará, na cidade de Abaetetuba de onde saem as mais diversas notícias de violência, tráfico de drogas”, diz Jaqueline, reforçando a importância desta premiação.Para falar mais sobre o projeto, o Holofote Virtual entrevistou a professora Jaqueline, que nos conta abaixo mais sobre esta experiência que com toda certeza precisa ser compartilhada e também seguida como exemplo em várias outras cidades paraenses.
Leia na íntegra, clicando AQUI.
Fonte:

ABAETETUBA TEM NOVA SUSPEITA DE DENGUE HEMORRÁGICA

'
Mais uma pessoa morre com suspeita de dengue hemorrágica no Pará. Desta vez a vítima, Manoel Carvalho, 44 anos, era morador do município de Abaetetuba. Segundo a família do paciente, os sintomas da doença se agravaram há uma semana, quando ele procurou o hospital de urgência e emergência do município. No entanto, após ser atendido, foi diagnosticado apenas como virose, e mandado para casa, sem qualquer medicação. “Ele tomou dipirona e paracetamol por conta própria. Na quarta-feira, quando estava se sentindo pior, foi levado ao hospital geral de Abaetetuba e só então resolveram lhe internar”, conta a irmã de Manoel, Midian Silva Carvalho.
'
Após a avaliação médica, a família foi informada que a situação da doença era estável, no entanto, no dia seguinte, quando o médico decidiu encaminhar Manoel a Belém, ele não resistiu e morreu. “Eles demoraram muito para tomar uma decisão. Já tinham feito exame, viram que as plaquetas estavam baixas. Ele chegou a vomitar sangue, mas só no dia seguinte que decidiram mandar, aí já era tarde. Se tivessem tomado alguma providência ele não teria piorado”, lamenta.

Além de Manoel, os dois filhos dele e a esposa também estiveram com a doença, que foi confirmada aqui em Belém, após a morte do pai. Midian conta que trouxe as crianças por conta própria e fez exame particular. O irmão gêmeo de Manoel, Antônio José Carvalho, também está com suspeita da doença desde semana passada. Após procurar atendimento, ele foi apenas medicado e encaminhado para casa. “Ele continua se sentindo muito fraco”.

O surto da doença, segundo a família, aconteceu no bairro do Mutirão. Após a morte de Manoel, agentes da Secretaria de Saúde do município estiveram no local, onde foi constatado o foco da dengue. Outras pessoas também apresentaram os mesmos sintomas. “Tiveram outros dois óbitos que nós achamos que é de dengue. Uma vizinha dele está na mesma situação e em outro bairro próximo do Mutirão também tem outras pessoas com dengue”, conta.

Para a irmã da vítima, Maria da Silva, que procurou o DIÁRIO para denunciar a situação, nada vai trazer Manoel, mas eles querem evitar novas mortes. “Não vamos tomar nenhuma providência contra a prefeitura, mas não quero que isso aconteça com outras pessoas, porque muitas pessoas estão na mesma situação”.

O coordenador do combate à doença do município confirmou que o local enfrentou dois surtos de dengue nos bairros Cristo Redentor e Mutirão, por conta de uma greve dos agentes de saúde, que durou dois meses. “Em dois meses dá para proliferar até quatro vezes o foco da doença e foi o que aconteceu, mas não está havendo epidemia, o que acontece é o surto, que já está sendo controlado”, disse o coordenador de epidemiologia do município, Reginaldo Reis.

Segundo ele, um grande problema enfrentado no combate à doença é a falta de saneamento e também a automedicação. “Eles ficam em casa se tratando e só procuram o médico quando a doença agrava”. Reis afirma que Manoel morreu com parada cardiorrespiratória e a dengue hemorrágica não foi confirmada, já que não havia sido feito exame laboratorial, apenas clínico. “No laudo de óbito está como dengue, mas com um ponto de interrogação ao lado, porque ainda não estava confirmado. Quando chegou o resultado do exame para dengue estava negativo”.

Reis conta que a rotina de visita de agentes nas casas foi retomada e o controle clínico sendo realizado. O coordenador não informou o número de casos da doença registrado no município, explicando que seria necessário fazer primeiramente um levantamento.

5 ÓBITOS EM BELÉM

Em Belém, os casos de dengue registrados até agosto deste ano chegam a 1.079, enquanto que durante todo o ano de 2009, foram registrados 1.105. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), do total de casos registrados, 66 foram confirmados com dengue hemorrágica. Cinco morreram. Entre os bairros considerados de risco por conta da quantidade de focos da doença estão Umarizal, Coqueiro, Aurá e a ilha de Mosqueiro.

Para combater o mosquito, a Sesma realiza, segundo a coordenadora de controle da dengue, Inete Ribeiro, visitas domiciliares, controle químico e também um trabalho de conscientização. “O nosso maior problema é dentro dos domicílios. É preciso que o próprio cidadão verifique semanalmente o seu quintal, calha, entre outros locais que podem servir de criadouro para o mosquito. O morador é o maior agente da saúde”.

Na edição de ontem do DIÁRIO, um caso de morte com suspeita da dengue hemorrágica foi denunciado. Além da vítima que foi a óbito, o irmão também estava com a doença. Além deles, outra paciente, Eleonice Santos, está internada no Pronto-Socorro de Belém. A vítima é de Barcarena e aguarda leito no Hospital Universitário João de Barros Barretos (HUJBB). Segundo a mãe da jovem, Fátima Santos, não há leitos. A direção do hospital, durante contato com a produção do

DIÁRIO, confirmou a informação, mas em um contato posterior ninguém foi encontrado para conceder entrevista. (Diário do Pará)

http://diariodopara.diarioonline.com.br/N-112926-ABAETETUBA+TEM+NOVA+SUSPEITA+DE+DENGUE+HEMORRAGICA.html

DELEGACIA ABAETETUBA É PREMIADA PELA OAB

'
A qualidade no atendimento prestado pela Polícia Civil do Pará às crianças e adolescentes no município de Abaetetuba, foi premiada pela Ordem dos Advogados do Brasil, seção Pará. O reconhecimento aconteceu ontem durante um seminário de apresentação do relatório “Crianças e Adolescentes nas Delegacias: Atendimento e Políticas Públicas” no auditório da instituição. O trabalho é resultado de uma pesquisa realizada pela Comissão de Defesa da Criança e Adolescente da OAB durante visitas em unidades da Polícia Civil na capital e interior do Estado.
O levantamento apontou que a unidade policial apresenta a estrutura física mais adequada para prestar atendimento a crianças e adolescentes vítimas ou infratores. Nesse local, a Justiça utiliza o sistema do depoimento sem dano, ou seja, aquele em que a vítima é ouvida por uma equipe técnica formada por representantes do Ministério Público e Justiça, evitando que a vítima preste o mesmo depoimento mais de uma vez.
Segundo a advogada Luanna Tomaz, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, o relatório elaborado serviu para também propôs soluções. “Nosso papel dentro da Ordem é de interlocutor, de intermediador. Nos colocamos à disposição para ajudar na promoção de melhorias das condições de atendimento das unidades”, disse. Ainda, conforme ela, “fizemos questão de reconhecer quem está tentando fazer a diferença, homenageando quem trata as crianças com respeito, considerando os direitos delas e quem faz das delegacias um espaço verdadeiro de acolhimento”, concluiu.
(Diário Online com informações da Polícia Civil)

http://arielmcastro.blogspot.com/2010/09/delegacia-abaetetuba-e-premiada-pela.html

OPERAÇÃO 'SENTINELA' ACABA COM ROÇA DE MACONHA

'
Com objetivo é evitar crimes praticados na região fronteiriça, a Polícia Federal coordena nos estados brasileiros que fazem fronteira com outros países a Operação Sentinela, apoiada num esforço conjunto com as policias dos Estados.

No Pará, a base da “Operação Sentinela” está no município de Abaetetuba, na região do Baixo Tocantins, e neste final de semana conseguiu informações privilegiadas que levaram os federais, com o apoio da Polícia Militar, até uma plantação de maconha no interior do município do Acará.

Foram necessárias várias semanas de investigações e reuniões de todo apoio logístico para se chegar até o local, considerado de difícil acesso pelos policiais. Para se chegar até a plantação da droga, foram utilizados veículos e embarcações e várias horas dentro da mata para tentar surpreender os traficantes.

Segundo o assessor de comunicação da Polícia Federal no Pará, Fernando Sérgio Castro, foi incinerado no local uma tonelada e meia de maconha e apreendidos 300 quilos da droga já prensada e pronta para o consumo, tudo isto feito no acampamento descoberto pelos policiais.

Devido às condições do local, os “agricultores” que trabalhavam lá conseguiram embrenhar-se na mata antes da chegada da Polícia Federal, mas uma mulher que tomava conta do acampamento foi presa e acabou confessando que o local abrigava traficantes que plantavam e beneficiavam a maconha.

Para Fernando Castro, no meio da mata funcionava uma verdadeira empresa e, mesmo com as péssimas condições de sobrevivência, tudo funcionava a contento para que a droga tivesse todo o tratamento necessário, desde o plantio até a colheita.

Os traficantes, para carregar equipamentos e a droga no meio da mata, utilizavam um búfalo que servia para arrastar equipamentos e a droga por cerca de uma hora dentro de um caminho feito pelos traficantes no meio do matagal.

No local, os policiais federais, com o apoio da Polícia Militar, encontraram uma espécie de represa onde a água no período do verão era armazenada e depois, através de uma bomba com gerador, fazia a irrigação dos pés de maconha plantados em uma área de dois campos de futebol.

Também foram apreendidas várias espingardas que, segundo a polícia, pertencia ao grupo que fazia a segurança dos “agricultores da droga”, além de um motor gerador de energia, mangueiras para irrigação e um barraco coberto de lona que servia de abrigo para os traficantes.

Toda a operação foi coordenada pela Polícia Federal, com apoio da Polícia Militar, e contou com a participação de vinte homens, tendo como base o município de Abaetetuba, e prendeu a mulher Gildalva Maria Santos das Silva, 52 anos, que foi ouvida na delegacia de Polícia Civil de Abaetetuba e transferida para um presídio feminino.
'

BRINQUEDOS DE MIRITI VIRAM ARTE NAS MÃOS DE ARTESÃOS

'

'
Negócio - Atividade dá sustento a 29 núcleos familiares em Abaetetuba
'
A produção começou há seis meses. Segundo o presidente da Associação dos Artesãos de Brinquedo e Artesanato de Miriti de Abaetetuba (Asamab), Desidério Neto, este ano, serão pelo menos 80 mil peças à venda na Feira do Miriti, parte das atrações de Belém durante o Círio de Nazaré. "É sem dúvida a nossa maior demanda. Arrisco dizer que nos preparamos o ano todo para isso", contou. Depois do Círio, só o "MiritiFest", em abril, exige tanta produção dos artesãos. Cerca de 35 mil peças são comercializadas durante o festival, que ocorre no próprio município.
'
Distante 97 quilômetros da capital, a cidade que já foi conhecida como a terra da cachaça, hoje parece preferir ser chamada de "Capital Mundial do Miriti". A associação passou a reunir e organizar a produção dos artesãos que, antes, viviam dispersos; sem muito reconhecimento. Atualmente são 116 associados produzindo em núcleos familiares. "Antes produzíamos apenas para o Círio. Hoje temos trabalho o ano inteiro. Inclusive para fora do Estado", diz.
'
Este ano, além da praça Waldemar Henrique, onde é montada a Feira do Miriti, os artesãos de Abaetetuba vão ocupar também um espaço na praça do Carmo, no bairro da Cidade Velha. A expectativa é que todas as 80 mil peças sejam vendidas.
'
Os valores cobrados também variam bastante. Hoje, os artesãos de Abaeté produzem peças que vão de R$ 1 até R$ 3 mil, mas vai ser difícil encontrar uma delas na feira. As peças mais caras, normalmente, são feitas sob encomenda.
'
http://www.orm.com.br/oliberal/interna/default.asp?modulo=247&codigo=491821
ANNA PERES
Da redação

AGRICULTOR ATACOU MULHER COM GOLPES DE FACA E DEPOIS SE SUICIDOU DANDO UM TIRO NO PRÓPRIO ROSTO

'
O agricultor José Maria Farias Barreto, 43 anos, matou a ex-companheira, Benedita Fernandes Pastana, 35, com mais de cinco golpes de faca e depois tirou a própria vida com um tiro no rosto. O homicídio seguido de suicídio ocorreu ontem, por volta de 10 horas, no vilarejo de Camotim, a 25 quilômetros da sede do município de Abaetetuba, região do Baixo Tocantins paraense. Há cerca de dois meses, a vítima havia registrado uma queixa por ameaça na Superintendência Regional, sediada na cidade, de acordo com o delegado de plantão da unidade abaetetubense da Polícia Civil, Décio Santos.
'
O policial afirma que tudo indica que a motivação principal de José Maria foi o ciúme. Ele não aceitava a separação do casal, ocorrida há alguns meses. Testemunhas e conhecidos do assassino disseram à equipe de investigação da Polícia Civil, composta pelos investigadores Denilson Loureiro e Ângelo da Silva, que o acusado havia tempos andava transtornado com a nova condição de solteiro. Na manhã de ontem, no ramal principal da rodovia PA-151, estrada de acesso ao município de Igarapé-miri, José Maria encontrou Benedita caminhando ao lado de um homem, identificado até o momento apenas como Antônio Miranda.
'
O acusado, de posse de uma garrucha, arma de fabricação caseira, e uma faca, partiu para cima do casal e ainda disparou contra Antônio, que por sorte conseguiu fugir ileso e deve prestar depoimentos na Delegacia de Abaetetuba na próxima quinta-feira. Benedita, entretanto, não conseguiu escapar da fúria do ex-marido. Foi atacada e levou várias facadas, morrendo não muito longe de onde morava, segundo o delegado Délcio. Quando a polícia chegou ao local do crime, o Corpo de Bombeiros já havia isolado a área e protegido o cadáver da curiosidade dos curiosos.
'
Délcio Santos conseguiu uma informação de uma testemunha sobre o paradeiro de José Maria. 'Um morador comentou que encontrou o acusado seguindo para o ramal do Caju, afirmando que ia dar cabo da própria vida'. Pouco mais de um quilômetro de onde havia matado a ex-mulher, dentro de uma casa abandonada, a polícia o encontrou, já sem vida. Ele disparou contra o próprio rosto. O crime foi registrado no início da tarde pelo escrivão Wallace Araújo e os dois cadáveres foram encaminhados para a necropsia e outros exames periciais no Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, em Belém.
'
http://www.libnet.com.br/plantao/comentar.asp?id_noticia=419905

ARTESÃOS ESPERAM VENDER 25 MIL BRINQUEDOS NO CÍRIO

'
'

A produção em Abaetetuba já está a todo vapor para garantir o estoque à quadra nazarena, em Belém
'
Os famosos brinquedos de miriti fazem a alegria da criançada na época do Círio de Nazaré. Em Abaetetuba, o mais tradicional polo dos brinquedos, a produção está a todo vapor na sede da Associação dos Artesãos, para que mais de 25 mil peças sejam vendidas durante a Feira do Miriti, que acontece todo ano , na Praça Waldemar Henrique, em Belém. Segundo Amadeu Gonçalves, integrante da Associação os Artesãos, este ano a feira terá início no dia 6 de outubro e 56 pessoas estarão comercializando estes que já são considerados símbolos do Círio. “O nosso trabalho sai do coração, vai para a cabeça e sai pelas mãos”, conta.

Artesão há 28 anos, Amadeu afirma que todo ano são trazidas novidades para a feira. Ano passado, a sensação foi miniaturas de barcos amazônicos, navios cargueiros e lanchas motorizadas. Sobre as novidades deste ano, Amadeu mantém o suspense. Basta visitar a feira para conferir. “Não há dúvida de que os brinquedos mais procurados são os clássicos, como barcos, cobras, aviões, soca-soca, tatu e as pombinhas, que já viraram tradição no Círio”, completa. A feira acontece por uma parceria entre a Associação dos Artesãos de Abaetetuba com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A data de término da feira ainda será acertada em uma reunião ainda esta semana, conta Amadeu, que gostaria de mais dias para poder expor. “Em 2009, a exposição começou na quarta-feira antes do Círio e terminou um dia após a festa. Seria bom mais alguns dias para atender à oferta”. Amadeu, comenta que, após a feira, monta um estande na Praça Santuário, onde afirma vender muitos brinquedos, principalmente para turistas. A Associação dos Artesãos é dividida em dois grupos, um para produzir apenas na época do Círio, e outro que trabalha o ano inteiro, vendendo materiais de miriti para feiras, aniversários e decorações.
'

Voltamos à Programação Normal

'
'

Por problemas de saúde tive de deixar por algumas semanas a atualização do Blog, agradeço aos Leitores que permaneceram fiéis e garantiram mais de 8 mil acessos neste período. Voltamos com todo o gás, e a tempo de cobrir o segundo turno das eleições.
'
Obrigado e boa pela leitura!