sábado, 22 de maio de 2010

Faltam 40 dias!

'

Há exatos 40 dias do início do período das Eleições 2010, o Folhadeabaetuba - o Blog da Comunidade Abaetetubense - lança uma enquete sobre as intensões de votos de nossos Leitores. Participem e vamos ver quem são os cadidatos que estarão de "quarentena" na opinião dos eleitores.

MOVIMENTO "AME ABAETETUBA"!

'
Em breve! Aqui... No FolhadeAbaetetuba!!!

Abaetetuba na Imprensa

Clique na imagem para ampliar.
Fonte: Jornal "O Liberal".

UM DOS LATROCINAS DE ROBERTO SE ENTREGA À POLÍCIA

JOVEM CONFESSA PARTICIPAÇÃO NA MORTE DE ESTUDANTE

'Diante da delegada e dos pais, o adolescente confessou, mas jogou a culpa da morte no comparsa.
'
Os dois adolescentes que estariam envolvidos na morte do estudante de Odontologia Roberto Ribeiro Lobato, ocorrida na última quarta-feira, foram apresentados pelos pais ontem à tarde, na Divisão de Atendimento ao Adolescente (Data). Outro envolvido no crime, o irmão do latrocida confesso, identificado como Leandro Fernandes Lopes, vulgo “Patinho”, 21 anos, está foragido.

Os dois adolescentes, de 17 anos, foram levados para a Data quase no mesmo horário, um deles às 16h e o outro às 17h30. Fato que intrigou a polícia. “É estranho eles terem sido apresentados no mesmo dia e quase no mesmo horário”, disse a delegada Cristiane Lobato, da Seccional do Comércio.

Um dos adolescentes confessou participação no crime e disse que o outro também está envolvido e que seria o atirador, versão negada pelo comparsa. Mas, apesar disso, a polícia já tem a confirmação de que os dois e Leandro, o “Patinho”, participaram do homicídio do estudante. Resta para a polícia confirmar qual deles é o atirador, o que somente a reconstituição e as perícias criminalísticas poderão definir.

“Nós recebemos várias denúncias através do 181 e sabemos que ele fugiu da casa dele no Jurunas logo depois do crime”, disse a delegada.

A família dos acusados confirma participação de um dos menores, mas afirma que o outro irmão, o “Patinho”, não estaria em Belém no dia do crime e que teria viajado para o município de Muaná, na ilha do Marajó. Mas, após buscas da Polícia Civil do município, o acusado não foi encontrado.

Segundo informações da polícia, apesar da pouca idade, Leandro já responde por outros crimes como tentativa de homicídio, roubo qualificado e tentativa de roubo. Ele estava com alvará de soltura e respondia pelos crimes em liberdade.
'
O CRIME:

O crime aconteceu na noite da última quarta-feira. Ao sair da casa dele, no bairro da Cidade Velha, Roberto Ribeiro Lobato, 22, foi até uma parada de coletivos, na avenida Bernardo Sayão, esquina com a rua Veiga Cabral. Ele foi abordado por três criminosos, sendo que um estava armado. Eles pediram a mochila do rapaz e ele pediu para retirar somente os documentos. Irritado, o marginal efetuou dois disparos no peito do estudante que morreu na hora. Roberto foi sepultado na sua cidade natal, Abaetetuba, no nordeste do Pará. Ele era presidente do Centro Acadêmico de Odontologia da UFPA, e já estava no último ano do curso.

Fonte: Site do Diário do Pará (http://www.diariodopara.com.br/).

Fotomontagem: Folha de Abaetetuba

Foto Original: Alex Ribeiro

quinta-feira, 20 de maio de 2010

EM POUCAS LINHAS...

'

Na educação:
- Servidores municipais ansiosos aguardam a liberação pelo Ministério Público do Termo de Ajuste de Conduta (TAC) assinado pela Secretaria Municipal de Educação com o SINTEPP.
- O termo prevê o cumprimento do estabelecido pela direção da Secretaria Municipal de Saúde do PCCR (Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração), assim como pagamento do retroativo a classe de educadores.

Na saúde:

- Servidores em greve por tempo indeterminado por falta de acordo nas negociações com a direção da Secretaria Municipal de Saúde.

- Nas rádios, televisão e boca de ferro os servidores da saúde manifestam o descaso da gestão com a saúde no município e de tabela com eles próprios – Os servidores da saúde.
- Segundo informações repassadas ao Blog a adesão à greve é de cerca de 60% dos servidores.

Retrato do descaso:
- Uma criança morreu no último sábado ao ingerir acidentalmente uma “menta” com o plástico da embalagem.

- No hospital municipal o médico de plantão liberou a criança sem fazer uma avaliação detalhada, o que caracteriza imprudência e negligencia no atendimento.
- A criança faleceu poucas horas depois de retornar do hospital municipal de Santa Rosa.

Sorte grande:
- A família da criança é procedente do Circo do Sul do país que está instalado no município já faz algumas semanas. Já imaginou se fosse uma família de homens fortes, ilustres e valentes? Foi a melhor coisa de todo o pior!

O “Choro do Palhaço”:
- Foi emocionante o relato do palhaço do Circo, pai da criança, que após o show de brincadeiras, contou em prantos aos presentes o que havia acontecido com o seu bebê.

Pescaria de votos:
- É a forma com que o Jornal Diário do Pará classificou o seguro defeso no Estado do Pará. A Polícia Federal e Ministério Público já foram acionados.

Na assistência social:
- Depois da Educação e Saúde, a assistência social no município está com a “pulga atrás da orelha”. Qualquer carona nos movimentos dos outros setores seria pura coincidência!

Luto! Violência na capital:
- Jovem estudante de Abaetetuba, já no último ano da faculdade, foi vítima de assalto em Belém, onde foi alvejado com um tiro no peito e faleceu aos 22 anos de idade, em plena juventude!

Jornalismo:
- Profissão ingrata! Nem sempre é possível ser imparcial diante dos fatos inaceitáveis!

- Porém justificado: A Constituição Federal permite a total liberdade de expressão, pois o Blog é concretizado de forma voluntária, com a sua valiosa participação.

Obrigado e boa leitura!

quarta-feira, 19 de maio de 2010

SÓ FALTAVA ESSA AGORA!

'
'
Clique na imagem para ampliar. Leia. Vá em comentários e mostre sua indignação!

'

terça-feira, 18 de maio de 2010

PESCA: PF E MPF INVESTIGAM FRAUDES NO DEFESO

ATÉ LIDERANÇAS DE COLÔNIAS DE PESCADORES PODEM ESTAR POR TRÁS DE ESQUEMA
'
É mais grave do que se pensa o esquema de fraudes do seguro defeso no Pará. As denúncias se avolumam, mas até agora nenhuma providência foi tomada para apurar tudo. No meio das fraudes há clara influência política para que nada seja investigado. O uso da máquina financeira do governo federal em benefício das quadrilhas é assustador. O Estado teria hoje 130 mil pessoas cadastradas como pescadores recebendo o seguro defeso, segundo novas denúncias encaminhadas ao DIÁRIO. Esse número pode não ser real, mas quem pode desmenti-los?

Os verdadeiros pescadores, contudo, estão literalmente a ver navios, contemplando ao largo da costa paraense a passagem superlotada do transatlântico da impunidade. Cópias das denúncias encaminhadas ao DIÁRIO também estão em poder do Ministério Público Federal (MPF) e da Polícia Federal. O esquema, simples, mas bem azeitado, funciona a todo vapor no período de cadastramento de pescadores para recebimento do seguro defeso.

Emissão de carteiras serviriam a interesses eleitoreiros.

O esquema de fraude entra em ação da seguinte forma: a informação passada aos interessados é de que eles devem entregar certa quantia em dinheiro, cuja metade seria para providenciar a carteira de pescador e a outra metade para remunerar quem faz o serviço. Se o dinheiro não é entregue, a emissão da carteira é cancelada. Fica apenas a promessa de que o documento sairá no ano seguinte - dependendo, é claro, do acerto.

Tanto é verdade que o próprio presidente da entidade, José Cícero, foi candidato a vereador nas eleições passadas e agora quer eleger Miriquinho a deputado federal e Chico, estadual. A Z-81, mesmo com apenas três anos de existência tem mais de dois mil filiados aptos a receber o seguro.

Com ramificação em Limoeiro do Ajuru, o esquema é sustentado na Colônia Z-46 pelo presidente da entidade, Raimundo Cavalcante, apontado no documento como autêntico cabo eleitoral de Miriquinho Batista e de Paulo Sérgio, o Chico. Na eleição de 2006, Cavalcante conseguiu dois mil votos para o petista, Suas demandas hoje na Colônia são tidas como “prioritárias”.

De oito mil pescadores cadastrados na Superintendência de Pesca do Pará pela Colônia Z-53, do município de Breu Branco, 70% são falsos, sustentam as denúncias entregues às autoridades. No meio de pescadores autênticos, a maioria dos filiados só viu peixe já pronto, na mesa. Nunca jogou rede no rio ou “despescou” curral.

Em Breu Branco tem mototaxista, dona-de-casa, estudante, comerciante e pessoas estranhas de outros municípios que jamais tiveram qualquer vínculo com a pesca, seja de peixe, caranguejo, ou camarão.

Em Tucuruí, Cametá e Baião o esquema é o mesmo. O presidente Edson Figueira traz os processos para Belém, entrega-os nas mãos de Chico e este manda confeccionar as carteiras, “sempre com datas retroativas de um a dois anos”. Em troca, os “pescadores” passam a apoiar Miriquinho e o próprio Chico. O negócio é mais sofisticado nos municípios de Chaves e Muaná, na região do Marajó.
'
FRAUDES E INTERESSES: FALSOS PESCADORES
'
Abaetetuba: Colônia de Pescadores Z-14. Presidente: Joaquim. A colônia possui 8.000 pescadores cadastrado na Seap. De acordo com denúncias 50% nunca foram pescadores.
'
'
Resumo da Matéria do Diário do Pará. Confira na íntegra clicando em:

"CALCANHAR DE AQUILES!"



Os servidores municipais do setor saúde, organizados pelo Sindicato da categoria (SINDSAUDE), realizaram uma manifestação, ontem, dia 17, que culminou com uma passeata rumo à prefeitura de Abaetetuba, onde ocorreram através da utiliazação de “carro som”, desabafos de servidores municipais e populares quanto à questão saúde em Abaetetuba. Segundo noticiou a imprensa local, foi uma manifestação pacífica, onde os servidores solicitavam atenção da gestão municipal para questões essenciais da saúde no município e melhoria das condições de trabalho e remuneração destes trabalhadores.
Também, segundo e-mails recebidos pelo Blog e apurados pela redação quanto à verocimidade, no ultimo final de semana, uma criança oriunda do Teatro Circense que estava instalado em Abaetetuba e que engoliu um “bombom com o embrulho” faleceu horas depois de ter sido liberada do hospital municipal de Santa Rosa pelo médico de plantão, que segundo as informações mal a examinou, o caracteriza ato de imperícia, imprudência e negligência.
Pasmem Leitores! Pelo andar da carruagem da saúde do município de Abaetetuba, a mesma caminha para uma intervenção a nível federal.


PROFESSOR DO SOME EXALTA CATEGORIA!


Segundo Bráulio Uchoa, Professor do Sistema Modular de Ensino (SOME) em Abaetetuba, através de seu Blog, os professores do SOME de Abaetetuba deram exemplo de como se faz democracia, através da Discussão que ocorreu no ultimo dia 17 sobre as propostas do Plano de Cargos Carreiras e Remuneração da Categoria da Educação junto ao SINTEPP e SEDUC. Ao final, segundo ele, os professores criaram um documento que será oportunamente apresentado tanto para a sub-sede do SINTEPP em Abaetetuba, como para a Coordenação Estadual do SOME para seja avaliado pelo setor jurídico.
O professor também afirma que os educadores do SOME em Abaetetuba e vários municípios, em suas falas, mostraram que de fato e de direito quem os representa é o SINTEPP, mesmo com a desqualificação feita pelos “mensageiros do apocalipse”, apimenta. “O certo é que o desespero está batendo naqueles que pensavam ser os donos da alma, da luta, da coragem dos professores do Some e até as pautas de nossas reuniões estão sendo clonadas. Isso mesmo. Aquele grupo que se negava a discutir educação no campo com medo de perder a gratificação resolveram do nada discutir”.
Uchoa parabeniza os professores do SOME que, segundo ele: “Começaram a visualizar que a luta é coletiva, que não é excluindo, dando golpes que conseguiremos alguma coisa”. Ele também afirma que “Os conchavos são bons quando beneficiam a maioria e não a um determinado grupo que inclusive perseguem aqueles que realmente lutam pela maioria”.

Fonte: http://brauliosintepp.blogspot.com/2010/05/abaetetuba-dando-exemplo.html