terça-feira, 27 de abril de 2010

EM POUCAS LINHAS...

'
'
'
Governo Federal: Índice de Preços ao Consumidor (IPCA) é o mais alto dos últimos cinco anos. Alta dos preços dos diversos seguimentos do comercio, indústria e serviços defasaram o aumento do salário mínimo.

Governo Estadual: Obras atrasadas! Parece que definitivamente não vai jorrar água em ano eleitoral para os bairros periféricos.

Governo Municipal: Nas principais ruas e avenidas – ainda pavimentadas – estão começando a abrir algumas crateras. É necessário manutenção do asfalto e renovação da sinalização horizontal. Um ano e meio de governo já esta aí perto!

Câmara de Vereadores: Última sessão marcada pelo “pedido” de uma CPI nas contas do município, sugerido pelo Vereador Reginaldo Rodrigues Mota, o Regi.

Violência Urbana: “Acerto de conta” de grupos rivais deixa vários feridos e causa um assassinato no Domingo (25), o que quase culmina com uma invasão ao Hospital de Santa Rosa.

Irresponsabilidade: Álcool e direção definitivamente não combinam. Mais um acidente de moto que tira a vida de um rapaz jovem. Ele deixa desamparada a esposa grávida de oito meses.

Reajuste Salarial: SINTEPP não quer nem ouvir falar em 3,5% de reajuste salarial proposto aos trabalhadores da Educação no município.

Política na Terra do Miriti: Articulações em alta. Pesquisas municipais de intenção de voto saindo do forno e candidatos “atirando” pra tudo que é lado. O eleitor não é mais tão bobo assim! Será mesmo?
'
'

DIRA PAES: ESTRELA DA SÉTIMA ARTE

'
Rosto típico paraense, traços caboclos e cabelo liso. Ecleidira Maria Fonseca Paes nasceu em Abaetetuba para conquistar o Brasil inteiro com um artifício que sabe muito bem fazer: a sétima arte. Seja na interpretação, direção e até mesmo na idealização de festivais, Dira atualmente é paixão nacional por seus papéis marcantes na TV e pelo brilhantismo no seu jeito de fazer cinema. E o melhor, sem se esquecer da sua terra natal. Depois que ela entrou em cena, o Pará ganhou um papel muito mais importante e deixou de ser coadjuvante no mundo dos audiovisuais.

Atriz de teatro, TV e cinema. Neste último, tem uma ampla participação, mas curiosamente estreou em uma produção norte-americana, A Floresta de Esmeraldas (1985), de John Boorman. De lá para cá foram mais de 25 filmes, com destaque para “Ele, o Boto”, de Walter Lima Jr, motivo pelo qual ganhou o prêmio de melhor atriz coadjuvante no Festival de Natal em 1986, “Corisco e Dadá”, de Rosemberg Cariry, que a fez colecionar prêmios de melhor atriz nos Festivais de Brasília, Cuiabá e Florianópolis em 1997, “Anahy de las Missiones”, de Sérgio Silva, que a fez levar pra casa prêmios de melhor atriz coadjuvante no Festival de Brasília e da Associação Paulista de Críticos de Arte também em 1997, assim como tantos outros.

Entre seus trabalhos no Teatro estão “Capitães da Areia”, do diretor Roberto Bomtempo, “O Capataz de Salema”, de Sérgio Mamberti, “O Avarento”, de Amir Haddad e “Meu Destino é Pecar”, dirigido por Gilberto Gawronski. Na TV, Dira Paes já participou de papéis importantes em diversas novelas, seriados e minisséries. Ainda por cima é idealizadora e diretora-executiva, juntamente com o produtor Emanuel Freitas, do Festival de Belém do Cinema Brasileiro, realizado desde 2004 na capital paraense, durante o mês de junho.

Com trabalhos em 28 produções no cinema, recebeu em agosto do ano passado uma homenagem do Festival de Gramado (RS) pelo "conjunto da obra" - uma placa no cinema Embaixador, na cidade gaúcha. “Dira é uma atriz-militante do cinema brasileiro. Seu engajamento em cada filme que participa, demonstra um compromisso que vai além de um trabalho profissional bem feito. Não é por acaso que é uma das atrizes que mais filmes tem feito no cinema brasileiro contemporâneo. E não é só a quantidade que é relevante, mas o número expressivo de prêmios conquistados comprova a qualidade do trabalho que realiza. Além disso, ela se posiciona de maneira clara quanto à sua militância cultural no cinema. É, finalmente, é uma mulher culta, sem dúvida”, ressaltou o presidente da Associação Brasileira de Documentaristas e Curtametragistas no Pará, Januário Guedes.

Para ele, só quem não acompanhou antes a sua trajetória no cinema pode se surpreender com a relevância da carreira de Dira, agora realçada pela televisão. “O sucesso dessa carreira na televisão é uma conseqüência quase natural, tendo em vista o caminho percorrido no cinema com seu talento. Lembro de uma resposta sua para uma jovem em Abaetetuba, sua terra, há uns três anos, durante um debate do circuito de cinema do qual ela é co-realizadora, quando foi perguntada sobre como era trabalhar em uma grande emissora de TV. Ela disse, em suma, que nunca teve como meta principal de sua carreira trabalhar na TV, mas que o fazia agora certa de que isto, sem dúvida, traria um relevo muito maior para o seu trabalho do ponto de vista de reconhecimento pelo público”, contou.
'
'

segunda-feira, 26 de abril de 2010

EM IGARAPÉ-MIRI MOTOTAXISTAS FECHAM A PA-151

'

A manifestação foi motivada pela morte de um trabalhador em uma suposta tentativa de assalto.
Moradores do município de Igarapé-Miri fecharam a rodovia PA-151, que liga as cidades de Mocajuba, Baião e aquele município, em protesto pela morte de um moto-taxista, em um crime ocorrido na madrugada do último sábado. Ainda na manhã de ontem, cerca de 150 moradores e trabalhadores de mototáxi protestaram em frente à Prefeitura e ameaçaram invadir o local.
A confusão começou após o assassinato de um moto-taxista, conhecido como “Neco”, em uma suposta tentativa de assalto. “Neco” foi morto com tiros de espingarda quando se preparava para entrar na garagem de casa. Segundo informações preliminares, ele teria desobedecido um toque de recolher instituído na cidade, a mando de traficantes, para não deixar que mototaxistas transitem pela madrugada.
As pessoas iniciaram uma caçada aos assassinos e houve novo tiroteio, com um elemento armado. Outro mototaxista foi baleado e transferido para Belém no início da tarde. De acordo com informações da Polícia Militar, foi enviado reforço de policiais de Barcarena, Abaetetuba e Belém para evitar novos conflitos.

Fonte: Jornal “O Diário do Pará”

PROIBIDO O TERCEIRO MANDATO!

Quem manda o recado é o Leitor Abreu, sobre a Postagem "TÁ ROLANDO POR AÍ... NÃO SEI BEM POR ONDE!". Ele relata o seguinte:
Pode até ser que haja disposição para tal aventura, mas felizmente, ela não é possível. Veja como o Tribunal Superior Eleitoral já se prununciou, respondendo a uma consulta específica:«"Titular. Poder Executivo. Reeleição. Mandato subseqüente. Candidatura. Vice. 1. O titular de cargo do Poder Executivo que se reelegeu em um segundo mandato subseqüente não pode se candidatar a vice, mesmo tendo se desincompatibilizado, por renúncia, nos seis meses anteriores à eleição a que pretende concorrer, porque isso poderia resultar no exercício de um terceiro mandato sucessivo, o que é expressamente vedado pela Constituição da República. Precedente: Consulta no 689. (...)" (Res. no 21.026, de 12.3.2002, rel. Min. Fernando Neves.)»
Obrigado Abreu pela participação. Continue conosco e ajude a construir o Blog da Comunidade Abaetetubense.

domingo, 25 de abril de 2010

GLOBO RETIRA CAMPANHA DO AR. LEIA E SAIBA O PORQUÊ.

'
'

Antes de completar 24 horas no ar, a campanha institucional em comemoração aos 45 anos da TV Globo foi retirada da programação por decisão da emissora. Motivo: declarações na Web de pessoas ligadas à campanha da pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, acusando o jingle de embutir, de forma disfarçada, propaganda a favor do pré-candidato do PSDB, José Serra, governador do Estado de São Paulo.
A polêmica começou depois de blogueiros traçarem um paralelo entre trechos do jingle da Globo e o slogan da pré-campanha de Serra, “o Brasil pode mais”. No comercial, atores e jornalistas da emissora repetem frases como “todos queremos mais”, “emoção? Mais!”, “educação, saúde, e, claro, amor e paz. Brasil? muito mais”.
O assunto repercutiu no Twitter. O coordenador da campanha online de Dilma, Marcelo Branco, foi um dos que repassaram um dos textos sobre a campanha. Mais tarde, ele procurou contornar: “Sobre o Jingle da Globo: meu RT e comentários foram de caráter pessoal. Eu não falo em nome da Dilma e nem da coordenação”, escreveu em seu microblog. Na linguagem do Twitter, RT significa repassar uma informação de um outro internauta.
Em nota, a emissora argumenta que a campanha foi criada “comprovadamente em novembro do ano passado, quando não existiam nem candidaturas, muito menos slogans eleitorais”.
Alguns comentaristas da web procuraram também apontar uma relação entre a comemoração pelos 45 anos da emissora e o número do PSDB na cédula eleitoral, o 45. “A imagem final parece um cartaz do PSDB, com o fundo azul exatamente naquele tom e o 45. Se tirar o símbolo da Globo e colocar um tucano, fica igual”, escreveu um comentarista do blog RS Urgente, um dos primeiros sites a apontar as semelhanças.
A Globo levou quase um mês gravando os filmes da campanha de aniversário, que envolvem a participação de cerca de 100 artistas de seu cast declamando o mesmo texto, em uma edição clipada, palavra por palavra. A campanha estreou semana passada, no espaço mais nobre da casa, o intervalo do Fantástico, e não deve voltar ao ar em nova versão para evitar novas polêmicas.

'
Créditos: Keila Jimenez e André Mascarenhas.
Foto: Imagem Ilustrativa da Campanha de 45 anos da TV Globo. Direitos reservados da Emissora.
'
'
Do Folha de Abaetetuba: Será que a Globo teria coragem de interferir em uma Campanha Eleitoral para presidente?
Melhor resposta: Perguntem pro "Collor de Melo".
'
Comente e dê a sua opinião!

CNJ CONDENA JUIZA A APOSENTADORIA COMPULSÓRIA

'
'

Clique na Imagem para ler a reportagem de "O Liberal" na íntegra.
'

'
Fonte: Jornal "O Liberal".

DUCHA DE ÁGUA FRIA EM MUITOS SONHOS

'
'

A visita da governadora Ana Júlia (a Jader na semana passada) quebrou o gelo de pelo menos quatro meses sem contato pessoal entre os dois. Após a visita, ela garantiu que o acordo PMDB/PT será anunciado até 15 de maio. Ele não diz nem que sim, nem que não. Já em nível nacional, está sacramentado o apoio do PMDB paraense à candidatura de Dilma. O nosso Estado é o nono colégio eleitoral do país.
'
'
Fonte: Jornal "O Diário do Pará" - Coluna Mário Bona

PROJETO DE ALUNOS DO CSFX PARTICIPARÁ DA FEBRACE

O Projeto da escola São Francisco Xavier, de nosso município foi escolhido, juntamente com outro de uma escola do município de Marabá, para participar da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE 2006), que será realizada na Universidade de São Paulo, de 21 a 25 de março. Os projetos foram apresentados na XII Feira de Ciências do Pará (XII FEICIPA), em Marabá, e escolhidos entre os 22 municípios participantes.

O projeto aprovado foi o 'Biogás', coordenado pelos professores Gilberto Luís Souza da Silva e Maria Guacelis Dias e exposto pelos alunos José de Sousa Ribeiro Filho, Malaliel Pinheiro Costa e André Luís Matos.

A FEBRACE é uma Feira anual de Ciências e Engenharia que envolve projetos de estudantes da 8ª série do ensino Fundamental e de ensino Médio e Técnico das escolas públicas e particulares de todo o Brasil, em diversas categorias estabelecidas a partir das Ciências (Exatas e da Terra, Biológicas, da Saúde, Agrárias, Sociais e Humanas) e da Engenharia e suas Aplicações.

A Feira tem como principais objetivos estimular novas vocações em Ciências e Engenharia através do desenvolvimento de projetos criativos e inovadores; aproximar as escolas públicas e privadas das Universidades, criando oportunidades de interação espontânea entre os estudantes e professores das escolas, com a comunidade acadêmica.
Parabéns aos Alunos e ao Professor!
'
'
Fonte: Jornal do "O Liberal"

TCU DEVE APURAR INDÍCIOS DE DESVIO DE DINHEIRO EM PROJETOS DO BAIXO TOCANTINS

'
'

Os ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) aprovaram, por unanimidade, o relatório do ministro Weder de Oliveira, que pede apuração rigorosa das denúncias de desvio de dinheiro público dos programas de crédito habitacional e de fomento aplicados no Pará, nos últimos dois anos. De acordo com parecer do ministro-relator, o levantamento da Secretaria de Controle Externo do TCU indica que o montante de dinheiro que deveria ter chegado aos colonos e ribeirinhos do Estado se aproxima à marca de R$ 1 bilhão. Em 2008 foram destinados R$ 491 milhões e, no ano seguinte, R$ 300 milhões.

A decisão foi tomada no último dia 31 de março, em sessão extraordinária, de caráter reservado do plenário do tribunal. O LIBERAL teve acesso ao processo que pede a realização de auditoria em cinco municípios do Baixo-Tocantins: Igarapé-Miri, Cametá, Limoeiro do Ajuru, Moju e Barcarena. Apesar de não constar nessa lista, é muito provável que Abaetetuba também seja auditada pelo TCU. Isso porque já estão sob análise do tribunal documentos, concluídos pelo próprio Incra paraense, que apontam indícios de irregularidades no município.

De acordo com o parecer, dois auditores federais de controle externo terão 20 dias úteis para visitar os municípios contemplados pelos recursos dos programas de crédito. O documento estabelece que a auditoria deve-se iniciar ainda este mês e o relatório final ser entregue até 40 dias úteis após o início da apuração.

A auditoria foi motivada pelo requerimento da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados que apontavam as irregularidades.

Na época que a denúncia foi protocolada, O LIBERAL apontou, com exclusividade, o desvio desses recursos financeiros do programa crédito instalação, que concede às famílias assentadas meios de adquirirem materiais para a construção de suas habitações. Segundo a denúncia, o dinheiro, que sai do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), estaria sendo desviado no meio do caminho, depois que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) o repassava a associações ou representantes dos assentados.

Pela acusação, líderes de associações levaram assentados a assinarem um contrato com o discurso de que assim eles seriam beneficiados por um programa do Incra, que lhes concederia R$ 2,4 mil de fomento e uma casa no valor de R$ 7 mil. No entanto, mesmo com contrato assinado e com o dinheiro já alocado para a construção, milhares de pessoas ficaram sem as suas casas.