sexta-feira, 2 de abril de 2010

Brinquedo de Miriti é Tema do Programa Ação Globo

“Os artesãos se postavam na praça do Carmo e faziam as suas girândulas com os brinquedos que tinham sido fabricados durante o ano inteiro pra trazer pro Círio. Os brinquedos eram o acesso da pessoa mais carente. Não tinham brinquedos que tinha em loja. As pessoas que vinham para a procissão do Círio, de outros interiores e também do subúrbios compravam esses brinquedinhos para os seus filhos”, conta Bete Dopazo.
Abaetetuba é um dos principais produtores do brinquedo de miriti. Nessa cidade de 130 mil habitantes fica a Miritong - ONG fundada em 2005 por Valdeli Costa e outros artesãos. “A Miritong então foi pensada, ela foi criada para trabalhar com o manejo e com o repasse de técnicas para jovens e adolescentes. Não só porque faltava mão de obra, mas também porque a gente escolheu o jovem como nosso público alvo porque ele vive em situação vulnerável no nosso município por conta do tráfego de drogas”, conta Valdeli.
“O meu ateliê aqui se chama Fábrica dos Sonhos. É um nome que foi escolhido por um dos meninos que participa aqui do grupo. Aqui a gente não quer simplesmente formar artesãos. O nosso objetivo é através dessa atividade contribuir para que o jovem realize o seu sonho”, completa o artesão.
A diretora de cultura de Abaetetuba, Neuza Rodrigues, conta: “Esse trabalho está deixando como legado para as futuras gerações a formação do caráter humano, a inclusão social, o direcionamento do jovem adolescente para uma profissão”.
Hoje mais de 80 pessoas estão envolvidas diretamente no projeto. As crianças com menos de 14 anos são responsáveis pela pintura. Os mais velhos cuidam do entalhe juntamente com os voluntários.
O ateliê funciona assim: “a gente disponibiliza matéria prima e ferramentas, e a pessoa vem produzir e o que ele vender é dele, a produção é dele. Só contribui com o ateliê pra gente repor matéria prima, pagar aluguel, aquela coisa. Então ele pode produzir o resto da vida aqui.”, conta Valdeli Costa.
A matéria prima do brinquedo é o miolo do miriti, uma espécie de palmeira encontrada na Amazônia legal. Só os braços mais altos das árvores são extraídos pelos caboclos.
“Não que a nossa atividade esteja agredindo a palmeira, muito pelo contrário. Na verdade nossa atividade é uma podagem que a gente faz na palmeira.”, conta Valdeli.
A Miritong também faz brinquedos educativos vendidos até fora do Brasil.
O artesão Manuel Ferreira conta: “O produto que a gente trabalha, a matéria prima é 100% tudo reaproveitamento de madeira, resíduos. Aquela madeira que ia pro lixo é transformada em brinquedos”.

Clique abaixo e assita ao Vídeo:

Fonte: "Globo.com" em: http://acao.globo.com/Acao/0,23167,GTS0-3776-340198,00.html

SEMPRE É BOM LER DE NOSSA ABAETETUBA

Abaetetuba: A Sentinela avançada no Tocantins

Sentinela avançada, valente, audaz e atenta no Baixo Tocantins. Que os resplandecentes raios de sol da Metrópole da Amazônia e as sombras morenas e refrescantes da Cidade das Mangueiras não te enebriem e ofusquem nem te embalem e te adormeçam tanto a ponto de apagarem de tua memória e facilmente usurpem definitivamente o amor pelas tuas heróicas orígens Cametaoaras, de tua descendência micro regional.
Além de sentinela de tua Micro-região, és a guardiã do Tocantins, És o nosso mais ilustre cartão de visita, nossa porta de entrada para o Povo Tocantino e o que é mais importante! És tão Cametaoara quanto Belém é Marajoara.
Que vivas e convivas em harmoniosa sintonia com nossa Belém, cidade mãe, maior e líder dos paraenses e mantenhas tua identidade, tuas peculiaridades, teu destino, tuas especialidades, o bom gosto e a cultura de teu povo que tanto se orgulhece de tua beleza natural distinta e ímpar.
Quão belos teus miritizais, açaizais, teus rios, tuas ilhas, teus brinquedos de miriti, teus lugares, o culto à Conceição tua padroeira. Mantem-te na guarda e vanguarda do Tocantins, o rio que mata a tua sede e sacia a fome de teu povo e de todos os teus irmãos Cametaoaras.

Postado por Cametaoara, terça-feira, 23 de março de 2010 às 17:22.
Fonte: http://cametaoara.blogspot.com/2010/03/abaetetuba-sentinela-avancada-no.html

quinta-feira, 1 de abril de 2010

"VICENTE CIDADE" FAZ OBERVAÇÕES SOBRE O POSICIONAMENTO E MANDATO DO SENADOR NERY

Segundo a Postagem no "Blog do Vicente Cidade", Senador Nery foi equivocado ao mudar de partido e postura política o que, segundo sua análise, pode lhe custar o almejado mandato de "deputado estadual", ao qual irá disputar.

Leia abaixo o texto na íntegra:

Senador Nery terá difícil tarefa no PSOL. (Link para o Original)

Quando era vereador em Abaetetuba, o hoje Senador da República José Nery era pessoa muito ligada a governadora Ana Júlia, tanto que fora indicado para ser o seu suplente na chapa que a elegeu senadora em 2002. Quando Ana se elege governadora em 2006, Nery assume o mandato de senador em seu lugar, mas, logo depois deixa o PT e vai para o PSOL, se posicionando como oposição e deixando o governo descoberto de um interlocutor no Senado Federal, ficando o governo sem um representante de fato, para defender os interesses do estado, a partir de uma nova lógica de gestão, que foi vitoriosa na eleição de 2006.
Essa decisão do Senador Nery, foi uma grande decepção para todos, pois teve conseqüências danosas para a nossa governadora, uma vez que o governo ficou sem interlocução no Senado Federal e durante esse primeiro mandato, vimos o governo ser vítima de toda sorte de calúnias e acusações (e até mesmo baixarias) vindas da tribuna daquela casa, praticadas pelos senadores oposicionistas do PSDB, Mário Couto e Flexa Ribeiro, que expunham nacionalmente uma imagem negativa do estado e da governadora para tentar desqualificar os avanços e as mudanças do governo popular, sem que houvesse uma voz discordante que repunha a verdade aos fatos. A saída do Senador Nery do PT fora portanto um duro golpe para o governo.
Não estou entrando no mérito da decisão do Senador Nery, isso não me cabe, mas, em minha avaliação acredito que tenha cometido um equívoco de avaliação política. Como petista, eu também fiquei atordoado com a crise gerada por lideranças que sujaram a nossa história, agora, como militante de esquerda, não via, como não vejo ainda hoje, espaço para que outro partido substitua o PT como o partido de referência da esquerda no país. Ou seja, ainda acho que a disputa interna dentro do PT pela direção do partido, e consequentemente a sua reafirmação com o socialismo, é mais eficiente que a disputa de vanguarda pelas “bases sem direção” ou pela primazia no movimento de esquerda.
Isto posto, acredito que o Senador Nery, se tivesse continuado no PT, seria uma liderança ascendente no partido. Teria cumprido importante missão no Senado Federal, estaria certamente com o seu mandato muito evidenciado no estado e, não duvido, estaria certamente em posição privilegiada dentro do PT e do governo para decidir qual caminho seguiria nessa eleição vindoura.
Entretanto, no PSOL, o Senador Nery será candidato a Deputado Estadual, disputando a pequena base do partido com a sua maior liderança, Edmilson Rodrigues, e com a ex deputada Araceli, que também conta com boa organização partidária. É o que resta. Neste ano, uma vaga na Assembléia Legislativa deve ser alcançada por volta dos 90.000 votos por coligação. Ou seja, considerando uma possível, porém não muito provável, coligação entre PSOL/PSTU/PCB não acredito que esses partidos seriam capazes de alcançar densidade eleitoral superior a uma única vaga, portanto, acho que o Sen. Nery se limitará a cumprir um importante papel na eleição do Edmilson para Deputado Estadual. Muito pouco para o companheiro Nery.

Que pena!!
 
Transcrito da Fonte: http://vicentecidade21.blogspot.com/2010/04/senador-nery-tera-dificil-tarefa-no.html

Análise do Folha de Abaetetuba: É um pouco tarde pra lamentar, não acham? Assim como é um pouco cedo pra prever o resultado! Agora você Leitor, faca sua análise!

EMPREGO: Prefeitura nomeia alguns e esquece de outros.

Contribuição dos Leitores:


A prefeitura de Abaetetuba convocou, durante as duas últimas semanas, profissionais do Concurso Público – Edital No 001/2005, para complementar o quadro de profissionais da Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Obras. O Blog recebeu várias mensagens questionando o porquê dos profissionais do cargo de Agente de Saúde não serem convocados, pois segundo os mesmos, o Edital é de 2007? Os Leitores questionam que a prefeitura justificou através do limite imposto pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Querem também saber de mais um detalhe: O porquê de existir a Lei de Responsabilidade Fiscal para uma categoria e não para outra? Fica aberto o espaço, pra quem souber a resposta.

UFPA FARÁ NOVO VESTIBULAR AINDA NO 1º SEMESTRE

A nova seleção será necessária para preencher as vagas não ocupadas devido ao baixo desempenho.

A Universidade Federal do Pará (UFPA) fará um novo vestibular para preencher as vagas que sobraram no Processo Seletivo Seriado de 2010. A decisão foi tomada durante a 3ª Reunião Ordinária do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPA (Consepe), realizada ontem. A intenção do Conselho é preencher a demanda de vagas não preenchidas, pelo baixo desempenho dos candidatos em alguns cursos, ainda no primeiro semestre para evitar prejuízos no ano letivo da instituição.

A expectativa é que o Edital do novo certame seja lançado ainda no mês de abril e as provas sejam realizadas até o mês de junho. Das 951 vagas que não foram preenchidas no PSS 2010, 913 serão reofertadas: 91 em Abaetetuba, 138 em Altamira, 80 em Belém, 64 em Bragança, 100 em Breves, 8 em Cametá, 66 em Castanhal, 332 em Marabá e 34 em Soure. O Conselho decidiu que as 38 vagas não preenchidas para os cursos ofertados em Santarém não serão oferecidas novamente porque o Campus se transformou em uma instituição independente, a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).

A realização de um novo processo foi definida porque, em alguns cursos, as aulas já iniciaram e, em outros, a turma esperaria o ingresso de novos alunos. A ideia inicial era promover um novo processo seletivo para as graduações em que sobraram mais de dez vagas e ofertar as remanescentes para o Processo Seletivo à Mobilidade Interna e, posteriormente, Externa (Vestibulinho) sempre que houvesse menos de dez vagas disponíveis. No entanto, por consenso, ficou definido que todas as vagas serão preenchidas agora.

A nova avaliação deve ser composta por uma prova objetiva e uma redação, mas outros detalhes ainda deverão ser acertados pela Comissão Permanente de Processos Seletivos da UFPA (Coperps). A Universidade garante ainda que não haverá prejuízo aos estudantes que entrarão na Universidade pelo Processo Seletivo Especial.
(Diário do Pará).

terça-feira, 30 de março de 2010

Balcão de Direitos da Defensoria oferece serviços de cidadania em Abaetetuba

Com o objetivo de viabilizar e facilitar o acesso da comunidade Quilombola de Piratuba e comunidades vizinhas a serviços públicos, a Defensoria Pública através do Balcão de Direitos realizou, no período de 25 a 28 de março, o Programa Mutirão de Cidadania, no município de Abaetetuba.

O evento contou com a presença do Defensor Público Geral, Antônio Roberto Figueiredo Cardoso; do Defensor e Coordenador do Programa "Balcão de Direitos", Rui Guilherme; do Defensor e Coordenador da Regional de Abaetetuba, Arthur Corrêa Neto; dos Juízes Adriano Seduvim e Carlos Queiroz; da Promotora Marilúcia Sales e, ainda, do apoio de servidores do Tribunal de Justiça do Estado, do Ministério Público Estadual e da Defensoria Pública.

Totalizando 855 atendimentos, o Balcão de Direitos levou gratuitamente para as comunidades de Abaetetuba os serviços de emissão da 1ª via do CPF; encaminhamento para a expedição da 2ª via da Certidão de Nascimento e Casamento; emissão da 1ª e 2ª via de Identidade e emissão e expedição de foto ¾, além de atendimento jurídico nos assuntos referentes à pensão alimentícia, divórcio, adoção, entre outros.

Dentre os serviços mais procurados destacou-se a emissão e expedição de fotos ¾, que permitiu, através de um novo equipamento fotográfico, o recebimento da foto na hora.

No local, a Defensoria Pública por meio do Programa Balcão de Direitos expediu 143 CPFs, 99 encaminhamentos para expedição da 2ª via da Certidão de Nascimento e Casamento, 170 emissões de identidade, 420 expedições de fotos ¾ e 23 atendimentos e orientações jurídicas.

Pela Defensoria Pública do Estado participaram da ação os servidores: Ana Célia Lopes, Bruno Neves, Fábio José Machado, Fabíola Machado,Joel Gomes, José Alberto Vasconcelos, Jucemir Silva, Luiz Odilson Luz, Luiz Abufaiad, Marcos Soares, Raimundo Gonçalves, Reginaldo Almeida, Ricardo Brito, Stan Machado e Wellington Silva.

Autora: Estagiária Andressa Ferreira
http://www.jusbrasil.com.br/noticias/2136691/balcao-de-direitos-da-defensoria-oferece-servicos-de-cidadania-em-abaetetuba

Braulio Uchôa fala de visita ao SOME, por essas bandas de cá!


Estive em Abaetetuba pela manhã em uma reunião com aproximadamente 80 professores do SOME e pude perceber que a efetivação de vários concursados trouxe mais confiança a categoria. Ao contrário de outras reuniões onde o medo era evidente por parte dos colegas temporários (torço para que todos voltem como concursados).Nesta reunião vários assuntos foram tratados como situação das casas, currículo, valorização profissional.


Na oportunidade o Sintepp estava representado pelo professor Cosmo Cabral e por este blogueiro que informaram a categoria sobre o andamento do PCCR, o compromisso do Sintepp em coloborar com a luta do Some e também a representação do Sintepp no GT-SOME.

Dica do Blog. Visite!


Muito interessante o Blog do Prof. Ademir Rocha.
Mais um abaetetubense na Blogosfera!

O Miriti é nosso! Do fruto à polpa... Da polpa à alma!


Clique na imagem para conferir a matéria na íntegra.
Fonte: Jornal "O Liberal" (07/03/2010).

DE TUDO NA FEIRA DE ABAETETUBA: BOM OU RUIM? AVALIE...


Materia do Jornal "O Liberal" retrata a feira de nosso município:
Fonte: Jornal "O Liberal" (28/02/2009).

Greve em vista para Rede Estadual de Ensino


Professores da Rede Estadual de Ensino rumo à paralisação.
Clique na imagem e confira na íntegra.
Fonte: Jornal "O Liberal" (26/03/2010).

Ação da Polícia Federal no Municipio cumpre mandatos de prisão.


Clique na Imagem para ler a reportagem na íntegra.

Fonte: Jornal "O Liberal" Edição de 26/03/2010.

Rayana na mídia significa a beleza Abaetetubense na mídia!

Direto de "O Liberal - Magazine", do Dia 28/03/2010.


A coluna abre espaço para a autenticidade e beleza de Rayana Wanessa Lobato Corrêa, 19 anos, representante do município Abaetetuba, e atual Miss Pará Turismo 2009. O Miss Pará Turismo é uma franquia estadual do Miss Brasiltur, evento nacional que credencia uma brasileira ao Miss Tourism International, um dos mais importantes concursos do mundo, segundo mídia especializada, pois fomenta o turismo e atrai grandes investimentos de vários segmentos do mercado.

Foto: Fábio Pina (fabiopinafotograifia.blogspot.com)
Apoio de Lourdes Nassar (biquínis) e acessórios de Senhorita.

segunda-feira, 29 de março de 2010

ACREDITEM: MILÍCIAS VIRAM REMÉDIO CONTRA PIRATAS!


Cansados de esperar pela reação dos órgãos de segurança pública, vários donos de embarcações começam a se organizar em formas de milícias para liquidar os criminosos que atuam nos rios paraenses. A prática ganha forma mais concreta nos furos e comunidades que pertencem aos municípios de Barcarena e Abaetetuba.

Em dezembro passado, quatro piratas foram surpreendidos enquanto tentavam roubar o motor de uma embarcação parada na margem de um dos rios. Dois foram mortos e outros dois fugiram. "Aqui (em Abaetetuba) já está até definido horário para andar de barco à noite. Ninguém se atreve a viajar depois das seis (horas) da tarde. Se alguém passar mal vai ter que esperar até o dia seguinte para encontrar com o médico porque a situação está insuportável por essas bandas", conta Manuel Antônio, dono de uma embarcação que faz linha entre a localidade Ajuaí e a sede do município de Abaetetuba.

Um dos motivos para desenvolver esse tipo de estratégia - criada, de certa forma, involuntariamente - é a falta de resposta para as denúncias feitas até agora. "O problema é depor contra essa gente. As poucas ocorrências registradas contra esses piratas não resultaram em nada. E, depois, eles são mais armados que a polícia. E pode acreditar: quando eles dizem que vêm te matar pode esperar que eles vêm mesmo", conta Messias Pereira, dono de um barco que transporta passageiros entre Abaetetuba e o rio Maracapucu.

A localidade possui aproximadamente 320 famílias e, segundo Pereira, não há quem viva de forma tranquila hoje em dia. "A gente tem casos de estupro, de gente que perdeu tudo o que levou uma vida inteira para comprar. É uma situação triste e desesperadora a nossa", conta Messias.

Em Paquetá, onde as milícias ainda não são uma realidade, a reação armada contra os piratas é uma idéia que ganha cada vez mais corpo. "Se não houver uma resposta do poder público, esta será uma atitude inevitável, até mesmo entre nós aqui de Paquetá,onde sempre vivemos na tranquilidade. A situação está chegando num nível onde a tolerância tem ficado cada vez mais difícil. Ou a polícia reage ou vira todo mundo bandido. Os de bem, no nosso caso, matando aqueles que querem roubar", desabafa Francisco Campos.

"Foi-se o tempo em que a gente vivia feliz em Arapiranga", diz ribeirinha

São onze horas da manhã e o barco que entra no principal furo da Ilha de Arapiranga é observado, pela janela, por todos os moradores do local. O guia que leva a equipe de O Liberal é conhecido na região, o que cria certo alívio entre os moradores. "É assim sempre. Entrou barco aqui fica todo mundo de olho pra ver se é conhecido ou não. E quando tem gente desconhecida na embarcação dá logo um nervoso em tudo quanto é morador", conta, depois de receber nossa equipe, o pescador Benedito Pereira Barros.

Na casa da dona Maria Ferreira, visitas como a feita pela reportagem são recebidas com satisfação. Um refirgerante e um pacote um pacote de bolacha são abertos durante a conversa. "É muito raro receber gente de bem aqui. Agora esse medo de pirata aqui na ilha isola todo mundo no Arapiranga. Nem mesmo quem tem família aqui vem visitar", conta a dona-de-casa, de 72 anos, que complementa: "foi-se o tempo em que vivíamos feliz aqui na ilha".

A entrada do furo que leva às casas na ilha de Arapiranga é rota dos barcos que fazem linha entre Belém e Abaetetuba. É somente quando passa um barco maior que os ribeirinhos do local se arriscam a seguir caminho para Icoaraci. "Nem sempre o plano dá certo, já que tamanho de barco não é impedimento para nenhum desses ladrões", explica seu Benedito. Ele já orientou os filhos para não se distanciarem muito da entrada da ilha quando saem para pescar. "Não me importo de comer pouco. Me importo mesmo é com a segurança da minha família", complemente.

Para dona Maria Ferreira, morar num furo onde a água seca quase que totalmente todos os dias é uma vantagem contra a pirataria. Com a água baixa, o acesso às residências do local só pode ser feito em velocidade bastante reduzida. "Pelo menos à noite a gente consegue dormir um pouco mais sossegada". Ela também não acredita que a Polícia, sela ela militar ou civil, atue no combate ao problema. "A polícia já mostrou que quando é um deles (policiais) que é roubado a coisa funciona melhor", opina.

Mais à frente, ela conta o caso do rapaz que perdeu um lado da visão depois de ter o olho acertado por um tiro disparado durante a fuga dos ladrões. Aqui, o medo é maior. Da porta da casa, o pai do rapaz, que ainda se recupera do ferimento, ameaça. "Se o senhor colocar o nome do meu filho ou mesmo o meu no jornal eu juro que vou atrás do senhor e lhe mato". A frase reflete bem o temor que existe em denunciar esse tipo de ação. Um medo que se espalha cada vez mais pelo Pará. Um medo que compromete a vida de gente ainda pouco acostumada com muitas das consequências provocadas pela vida moderna. Principalmente, a violência.

Reportagem:
Pedro Paulo Blanco

Especial para O LIBERAL
Edição de 29/03/2010

EXPLORE O NOVO!

Muito mais interessante! O Blog conta agora com novas funcionalidades, além de um visual inovador e uma formatação vibrante, que estimula a Leitura (e, convenhamos, ler é tão bom!). Existe também uma funcionalidade desenvolvida pelo Blog de realizar a Leitura por assunto preferido. Basta clicar do lado esquerdo no assunto desejado. Que bom, não é!?
Claro que não para por aí! O Folha de Abaetetuba vai continuar se aprimorando, em respeito e consideração a você Leitor, que faz dele o Blog da Comunidade Abaetetubense!

Grande abraço e Boa Leitura!!!

Finalmente! Salve! Salve!

'
Dever cumprido! Essa é a sensação que tenho ao fazer a primeira postagem no novo Blog Folha de Abaetetuba. Demorou hein! (...) Ufa! Que alívio, confesso!!! A felicidade é imensa! Tive de fazer alguns cursos relâmpagos para construir o que posso considerar um dos melhores trabalhos de minha carreira. Tenho um defeito de não me conformar com o simplório (o conhecido feijão com arroz). Gosto de inovar. Afinal, jornalista tem de “manjar” um pouquinho de tudo, não é mesmo!?

'
O mais gostoso nessa história é saber que o Blog permaneceu sempre com muitos acessos, o que fez valer muito a pena o trabalho todo!
'
Papo furado de lado, vamos ao que interessa... Novidades! E são muitas!
'
Boa Leitura!!!