sábado, 9 de outubro de 2010

BRINQUEDOS DE MIRITI VIRAM ARTE NAS MÃOS DE ARTESÃOS

'

'
Negócio - Atividade dá sustento a 29 núcleos familiares em Abaetetuba
'
A produção começou há seis meses. Segundo o presidente da Associação dos Artesãos de Brinquedo e Artesanato de Miriti de Abaetetuba (Asamab), Desidério Neto, este ano, serão pelo menos 80 mil peças à venda na Feira do Miriti, parte das atrações de Belém durante o Círio de Nazaré. "É sem dúvida a nossa maior demanda. Arrisco dizer que nos preparamos o ano todo para isso", contou. Depois do Círio, só o "MiritiFest", em abril, exige tanta produção dos artesãos. Cerca de 35 mil peças são comercializadas durante o festival, que ocorre no próprio município.
'
Distante 97 quilômetros da capital, a cidade que já foi conhecida como a terra da cachaça, hoje parece preferir ser chamada de "Capital Mundial do Miriti". A associação passou a reunir e organizar a produção dos artesãos que, antes, viviam dispersos; sem muito reconhecimento. Atualmente são 116 associados produzindo em núcleos familiares. "Antes produzíamos apenas para o Círio. Hoje temos trabalho o ano inteiro. Inclusive para fora do Estado", diz.
'
Este ano, além da praça Waldemar Henrique, onde é montada a Feira do Miriti, os artesãos de Abaetetuba vão ocupar também um espaço na praça do Carmo, no bairro da Cidade Velha. A expectativa é que todas as 80 mil peças sejam vendidas.
'
Os valores cobrados também variam bastante. Hoje, os artesãos de Abaeté produzem peças que vão de R$ 1 até R$ 3 mil, mas vai ser difícil encontrar uma delas na feira. As peças mais caras, normalmente, são feitas sob encomenda.
'
http://www.orm.com.br/oliberal/interna/default.asp?modulo=247&codigo=491821
ANNA PERES
Da redação

0 Comments: