sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

A "DONA" DE 2009... Deliciosa entrevista com Dira!

'
'
Dira Paes (diga-se de passagem, linda na foto ao lado) despede-se do ano mais plena e feliz que nunca

Ela não valia nada, mas nós gostamos dela… Brincadeiras à parte com a trilha sonora, que atire a primeira pedra quem nunca parou na frente da tevê para acompanhar a saga do furacão chamado Norminha, interpretada – com maestria, diga-se de passagem – por Dira Paes, em Caminho das Índias.

Maior destaque do ano, a atriz nascida aqui em Abaetetuba, mal se despediu da personagem mais comentada no ano, e já foi engatando um filme atrás do outro, encerrando 2009 como ela gosta: repleta de atuações em que acreditou do começo ao fim. Dira é só alegria. E nós, que vínhamos esperançosos em busca de uma entrevista exclusiva com ela também. Simpatia em pessoa, falou sobre o festival de cinema que conduz, autoestima, maternidade e mostrou que apesar de formada em Física, nasceu mesmo é para brilhar como atriz.

Impossível começar a entrevista sem mencionar a Norminha, que virou mania nacional. Tinha ideia do impacto que ela causaria?

- A Norminha foi uma grande surpresa. Numa primeira leitura achei que o público fosse ficar contra ela. Mas graças à sua altivez e espontaneidade ela acabou cativando as pessoas.

Inclusive, você a defendeu com unhas e dentes até o fim. Algo dela ficou em você? Que característica da personagem você acha que as mulheres hoje em dia deveriam ter?

- Ficou, sim. Aprendi a andar de salto 15 em ruas de paralelepípedo com charme (risos). Mas o que deve ficar em todos é a autoestima que ela sempre teve do início ao fim porque se a gente não gostar da gente, quem é que vai gostar?

E o pessoal mais conservador? Chegou a receber alguma crítica?

- Se houve críticas, não tiveram coragem de manifestá-las pra mim! (risos)

Outra dúvida que muita gente gostaria de perguntar: O que você fez para ficar tão bonita e reluzente no papel? Teve alguma inspiração para criar a personagem?

- Me inspirei na Dama do Lotação (protagonizada por Sonia Braga) e na Catherine Deneuve da Belle de Jour que são personagens charmosas e enigmáticas. Já eu, estava num momento lindo e feliz, com Inácio (filho da atriz) com sete meses. Acho que a maternidade me fez renascer.

Acabei presenciando online a tristeza do editor da revista Playboy quando ele postou a seguinte frase: “Café com dona Norminha. Ela não aceitou. Mas Dira Paes ficou seduzida. Aguardem 2010!”. E aí? Os fãs podem aguardar mesmo?

- Xiiiiiiii… 2010 ainda nem chegou! (risos)

Você participou recentemente de três produções no cinema, incluindo seu primeiro curta. Dá para adiantar algo sobre Sudoeste, Matinta e Antes da Noite?

- Matinta foi o primeiro curta que trabalhei como atriz. A minha maior felicidade no filme foi trabalhar numa produção em que tanto elenco quanto equipe era formada por paraenses. Já o Sudoeste foi uma honra por poder trabalhar com pessoas tão apaixonadas por cinema. E Antes da Noite foi maravilhoso por poder representar uma classe de mulheres heroínas e guerreiras do século 21.

Por ser dona de vasto currículo e idealizadora de um dos maiores festivais de cinema do país, como você enxerga a sétima arte no Brasil hoje?

- O Festival de Belém do Cinema Brasileiro não é exatamente um dos maiores festivais de cinema do país, mas um Festival diferenciado pois acontece num circuito Itinerante durante o ano inteiro. O Circuito leva o cinema até o povo, fazemos sessões em cidades ribeirinhas, praças, hospitais, escolas, presídios, etc. Pra isso montamos uma verdadeira sessão de cinema, com tela, cadeiras, toldo e até pipoqueiro. Me sinto muito feliz com o cinema brasileiro pois ele festeja as diferenças e diversidades do nosso povo, garantindo a origem dos cineastas. Acho que sempre tivemos momentos de glória, desde os anos 50. Mas só agora que o público entendeu que o nosso cinema é internacional também e tem todos os estilos: drama, comédia, romance…

Aproveitando o gancho, inclusive, você começou fazendo uma filme americano. Tem vontade de repetir a dose? Sonha de fazer um blockbuster?

- Não sonho com filmes, sonho com bons personagens.

Você brilhou em 2009. Se fosse para resumir o ano em uma simples palavra, qual seria?

- Disponibilidade. Você tem que estar disponível para que as coisas aconteçam.

PERFIL COMPLETO
NOME COMPLETO: Ecleidira Maria Fonseca Paes ou Dira Paes

UM PRATO E/OU RESTAURANTE: Filé de filhote grelhado com arroz de aviú,

jambú refogado e farofa paraense.

ITEM INDISPENSÁVEL NA NÉCESSAIRE: hidratante

MAIOR ALEGRIA: eu, meu filho e meu marido juntos em qualquer lugar.

UMA TRISTEZA: criança na rua

UM LUGAR NO MUNDO: como boa canceriana, a minha casa.

UMA MÚSICA: Eu sei que vou te amar

UM FILME: ah, não faz isso comigo! (risos).Tem tantos maravilhosos…

UMA QUALIDADE: dignidade, honestidade

UM DEFEITO: impaciência

SONHO REALIZADO: ser mãe

SONHO A REALIZAR: o personagem da minha vida que ainda está por vir

UM HOMEM BONITO: pra ganhar do Inácio, ta difícil! (risos)

ATOR: Fernando Eiras

ATRIZ: Andréa Beltrão

UM LUXO: Tirar férias em uma praia paradisíaca do Brasil

UM LIXO: A escória de usurpadores do Brasil

SUCESSO É: estar bem consigo mesmo

UMA FRASE: “Não queira para ninguém o que você não quer para você.”

* entrevista publicada na revista Alpha Magazine, edição 123.

http://prizamarioni.wordpress.com/2009/12/11/entrevista-dira-paes/

Do Folha para você!@

MUITAS ÁGUAS VÃO ROLAR...

'
'
A prisão, em uma delegacia comum de Baturité, aconteceu há 19 anos, e resultou na morte do adolescente de 17 anos

O Estado do Ceará foi condenado ontem a pagar 624 salários mínimos (cerca de R$ 290 mil) à família de um adolescente de 17 anos, que em julho de 1990 cometeu suicídio em uma das celas da delegacia de Baturité, a 83 quilômetros de Fortaleza, quando dividia o espaço com presos adultos.

À sentença ainda cabe recurso. Por sua vez, quanto maior a demora, mais elevado pode ser a indenização, com o reajuste salarial previsto. ``O Estado deve tomar as medidas necessárias para assegurar a integridade física dos detentos sob sua guarda, para que não haja falha ou omissão no serviço ou para que este serviço não seja ineficiente a ponto de ocorrerem mortes desnecessárias``, concluiu a desembargadora Maria Iracema do Vale Holanda, relatora do processo na 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).

Em 2006, ao julgar um recurso do Governo de Goiás, a 1ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou a responsabilidade cívil do Estado ``se um preso cometer suicídio enquanto está recolhido ao cárcere``.

Levantamento
De acordo com um levantamento da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, em 2007, as denúncias de adolescentes trancafiados em estabelecimentos para adultos são comuns em todo o País. Na época, o estudo apontou um total de 450 adolescentes nessa situação.

A iniciativa foi motivada pelo escândalo da adolescente de 15 anos que foi mantida presa, por 26 dias, em uma cela com 20 homens adultos, na Delegacia de Abaetetuba, a 97 quilômetros de Belém, no Pará. O caso aconteceu em 2007. Segundo a denúncia do Ministério Público, a adolescente foi obrigada a manter relações sexuais diariamente com detentos em troca de comida, dinheiro e material de higiene. Doze pessoas foram denunciadas à Justiça do Pará, entre delegados, inspetores, agentes prisionais e detentos.

Fonte: Nicolau Araújo
nicolau@opovo.com.br

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

PROCURA-SE POR JOÃO ELPIDIO DOS SANTOS PIRES

'
'

Ontem, uma Leitora do Blog postou uma mensagem pedindo ajuda para localizar seu pai biológico. Pedimos aos Leitores e colaboradores que caso tenham alguma informação a respeito do paradeiro do Sr. João Elpidio dos Santos Pires, conhecido como "Lorota", que façam contato, através do e-mail abaixo.
'
Segue trecho do pedido:


'
"(...) Aproveito a oportunidade para lhe pedir um grande favor. Procuro por meu pai biológico que se chama João Elpidio dos Santos Pires, ele é natural desta cidade de Abaetetuba, por ai é conhecido como "lorota". As informações são muito superficiais a não ser o nome que é este mesmo, parece-me que tem um filho chamado, Jean Rodrigues Pires, desculpe utilizar este espaço para pedir sua ajuda nesta busca, claro se estiver ao seu alcance e puder me ajudar. Meu intuito é conhece-lo e torna-lo parte de minha vida, acho que já esta na hora deste encontro, por mutio tempo relutei em procura-lo por recentimento, mas agora depois de anos resolvi procura-lo. Nem sei se conseguirei, se você puder me ajudar com algum tipo de informação serei muito grata a você".


'
'
Vamos colaborar!@






domingo, 6 de dezembro de 2009

STF ACOLHE DENÚNCIA CONTRA DEPUTADO WLADIMIR COSTA

'
'

Entre 2003 e 2005, o peemedebista teria contratado funcionários fantasmas.'Por unanimidade, os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) decidiram na tarde desta quinta-feira acolher a denúncia da Procuradoria-Geral da República e abrir ação contra o deputado federal Wladimir Costa (PMDB-PA) e seu irmão, Wlaudecir, pela suposta prática do crime de peculato. De acordo com a denúncia, entre fevereiro de 2003 e março de 2005, os irmãos teriam contratado três funcionários fantasmas no gabinete do parlamentar para ficar com o dinheiro pago a eles a título de salário.'A denúncia, segundo o próprio Ministério Público, surgiu a partir da reclamação trabalhista ajuizada por um desses funcionários no momento em que noticiou à Justiça a existência do esquema. Os três funcionários recebiam os recursos, em contas da Caixa Econômica Federal, sacavam a quase totalidade dos valores e entregavam para o irmão do parlamentar, que então depositava o dinheiro na conta do deputado.A defesa do parlamentar alegou que a denúncia estaria cheia de informações desencontradas. Para o advogado, não existem provas contundentes, ou sequer indícios da prática do suposto delito.- Se os senhores ministros analisarem as datas, os valores e os depósitos, verão que não coincidem.De acordo com os autos, disse o relator do caso, ministro Ricardo Lewandowski, ao menos duas pessoas próximas aos fatos confirmaram que existia o desvio. O ministro citou planilha, constante de laudo contábil, que apresenta depósitos feitos na conta dos funcionários num dia e sacados em espécie um ou dois dias depois, em valores sempre muito próximos, revelou o ministro.'Para o ministro, não se pode atribuir esse fato a meras coincidências, principalmente em um período de cerca de 20 meses, frisou. O mesmo laudo mostra que neste mesmo período, entraram na conta do deputado valores em quantias equivalentes aos valores sacados pelos funcionários.'Diante da comprovação da materialidade do delito e dos indícios de autoria, o ministro se posicionou favorável ao recebimento da denúncia pela suposta prática do crime de peculato do Código Penal. Todos os ministros presentes à sessão acompanharam o relator.
'
Fonte: Portal R7 (Rede Record)http://www.r7.com.br/
'
----------------------------------- Leia também no no Blog do Espaço Aberto
'

TRÁFICO DE DROGAS IMPEDE TRANQUILIDADE DE MORADORES DO BAIRRO DO ALGODOAL

'
'

O tráfico e o conseqüente uso de drogas ilícitas no município se tornou um grave problema que enlameia o nome de nosso município a uma condição a que o mesmo não faz jus. As conseqüências e os prejuízos deste grave problema, infelizmente, não se restringem apenas à reputação do município ou ao usuário de drogas ilícitas. Neste caso, espalha-se por todas as áreas de nossa sociedade, desde o individuo “pessoa”, passando por sua vizinhança e comunidade. O resultado é o aumento da violência e da criminalidade, que afeta toda a sociedade, inclusive a quem “anda” longe das drogas. Daí, surgem duas questões importantes: Como lidar com o problema decorrente da comercialização e do uso drogas no município? E, principalmente, o que fazer para prevenir o uso? Uma vez que sem os usuários não haveria a comercialização local.
Sabe-se atualmente que a tarefa de prevenir o consumo não terá sucesso se for construída de um esforço isolado. A gravidade da situação que se apresenta, convoca a necessidade da responsabilidade compartilhada, ou seja, do envolvimento dos diversos órgãos, entidades, esferas e poderes governamentais, no combate a essa epidemia que assola nosso município desde de muitos anos, envergonhando o honrado povo trabalhador que aqui habita.

E para reforçar esta matéria, públicamos um trecho da denuncia de um leitor do Blog, que desabafa: “...Aqui na Everaldo Araújo, no Bairro do Algodoal, “boqueiros” estão vendendo drogas em plena luz do dia e ninguém faz nada! Já foram feitas várias denuncias e ninguém faz nada...”
'

PPS DEVE CAMINHAR JUNTO COM O PSDB NAS ELEIÇÕES DE 2010

'
'
Quem divulga a notícia é a Assessoria de imprensa, através de Tânia Monteiro, confira:
'

Em nível nacional, o Partido Popular Socialista (PPS) deve fechar apoio em torno do nome de José Serra (PSDB), provável candidato à presidência da República em 2010. No Pará, o partido deve seguir essa mesma tendência, apoiando a candidatura de Simão Jatene ao Governo do Estado, caso este seja o escolhido pelos tucanos para concorrer ao cargo. Essa projeção foi feita pelo presidente estadual do PPS, deputado estadual, Arnaldo Jordy, ao participar, no final de semana, da abertura do I Encontro Eleitoral das Mulheres do partido, na Câmara Municipal de Belém.
O evento, coordenado pelo movimento de mulheres do PPS, contou com a presença da presidente estadual das Mulheres do partido, Jane Neves; da presidente do diretório municipal, Eleanor Palhanos, além de lideranças do partido de todas as regiões do Estado.
Em seu discurso, Arnaldo Jordy traçou um perfil da atual conjuntura política, social e econômica do país e falou dos desafios da legenda às eleições 2010. O parlamentar disse que, no encontro nacional do PPS, defendeu que o partido tivesse candidato próprio à presidência da República, mas a maioria decidiu pelo apoio ao possível candidato José Serra por entender que as suas propostas são as que mais se aproximam do que o PPS considera o melhor para o Brasil.
'
No contexto local, o partido deve seguir o mesmo caminho, apoiando o nome do ex-governador Simão Jatene, caso este seja o escolhido pelo PSDB para disputar o cargo de governador nas próximas eleições. “Com ele, teríamos condições de dialogar uma pauta mais republicana”, disse Jordy, deixando claro, no entanto, que o partido vai realizar convenção em janeiro para ouvir as bases e as demais lideranças da legenda para definir, de fato, qual será o rumo que o partido irá tomar em 2010.
'
'
Nota enviada à redação do Blog.
'

"HORA" LÁ, "HORA" CÁ!

do blog do ESPAÇO ABERTO, na íntegra.
'
'
A foto acima está no Blog do Vic.
'
Mostra o tucano Simão Jatene e o deputado federal Wladimir Costa, do PMDB.
Wladimir, naquela época, era amigo de Jatene.
Era seu aliado.
Era seu defensor.
Antes, ele, Wladimir, era aliado e defensor de Jader Barbalho, do PMDB.
Depois, travestiu-se de aliado e defensor de Almir Gabriel (PSDB), na disputa de 2006 contra Ana Júlia.
Nessa campanha, Wladimir atacou a então candidata petista de tudo.
Inclusive usando impropérios impublicáveis.
Agora, Wladimir Costa, aquele que já migrou de Jader, para Almir, de Almir para Jatene, agora pretende migrar de tudo isso para Ana Júlia, aquela a quem ele, Wladimir, chamava de tudo o que não presta.
E Ana Júlia se sente, digamos, embevecida com isso.
Acha, olimpicamente, que isso tudo nada mais é do que uma estratégia legítima para manter-se no poder.
Wladimir e Ana Júlia.
Dois nomes e uma tradução perfeita do nível a que chegou a degradação dos costumes políticos e a deformação do sentido da política como instrumento para compor divergência, sem que isso signifique desonrar biografias, confundir ideologias e nem tampouco agredir princípios éticos.
Ana Júlia e Wladimir.
Tudo pelo poder.