sexta-feira, 16 de outubro de 2009

MPE REALIZA AUDIÊNCIA COM REPRESENTANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS DE ABAETETUBA

'
'

O Ministério Público do Estado, por meio do Promotor de Justiça da Infância e Juventude, Lauro Francisco da Silva Freitas Junior, realizou uma audiência no auditório do MPE de Abaetetuba, onde apresentou uma Recomendação para escolas públicas e privadas. A Recomendação visa combater os diversos tipos de violência praticados contra crianças e adolescentes do município. O encontro reuniu diretores das escolas, 3ª URE (Unidade Regional de Educação), secretário de educação, Conselho Tutelar, entre outros.
A violência cometida contra crianças e adolescentes se dá de diversas formas, como, por exemplo: agressões físicas e psicológicas, maus tratos, abuso e exploração sexual, descuido e abandono. Segundo a Recomendação, escolas e órgãos públicos devem trabalhar em parceria. As primeiras devem comunicar a suspeita ou confirmação de violência sofrida por seus alunos ao Conselho Tutelar, os segundos tomam as providências necessárias.
Para Lauro Freitas qualquer tipo de violência causa danos nessa fase da vida. “Todas as formas de violência causam danos ao desenvolvimento e ao crescimento biopsicossocial da criança e do adolescente, podendo provocar efeitos muito negativos na formação de sua personalidade e na sua forma de encarar a vida”.
A omissão dos representantes das escolas públicas e privadas da comarca levará à punição com pena de multa, caso a infração cometida não seja grave.
Creditos: Portal ORM

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

PARTICIPE DA ENQUETE!

'
'
Fugimos um pouco nesta Enquete do contexto político partidário, para abordar problemáticas relevantes para a sociedade abaetetubense. Vote na enquete! Dê sua opinião! Contribua para uma Abaetetuba melhor para todos. Garanto que o resultado da mesma chegará a quem de direito couber a execução das obras e serviços.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

COM A PALAVRA O LEITOR!

'
'

A fotografia acima foi enviada por um Leitor do Blog. O texto do Leitor na íntegra diz o seguinte:

"Gostaria que fosse feito alguma coisa pela nossa população porque toda tarde na feira da beira do rio no comercio vejo as pessoas vendedo e consumindo alimentos podres e sem higienização. Não acho justo um pessoa pobre levar doenças para a sua família, pelo fato de não poder consumir um alimento adequado e de qualidade. Tomem uma atitude, por favor."

Beto.
'
O Folha de Abaetetuba constatou o fato e assina em baixo.
Solicitamos providências às autoridades competentes do município, responsáveis pela feira da frente da cidade.
'

terça-feira, 13 de outubro de 2009

GESTÃO MUNICIPAL CONQUISTA O PNUD

'
'
Prefeitos dos quatro Municípios selecionados para receber o Projeto Fortalecimento de Capacidades para Desenvolvimento Humano Local falam sobre a escolha, a importância e as expectativas para o desenvolvimento socioeconômico da região. O projeto é fruto de uma parceria entre a Confederação Nacional de Municípios (CNM) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
O prefeito de Barbalha (CE), José Leite Cruz, acredita que a seleção é resultado do interesse não só da prefeitura, mas também da população. “Procuramos envolver toda a comunidade. A conquista foi comemorada por todos. Pois eles sabem que isso representa geração de emprego e renda e melhorias para o Município”, destaca.
O envolvimento dos moradores foi percebido também em Jaguarão (RS), outro Município selecionado entre os mais de 150 concorrentes. De acordo com o prefeito José Cláudio Martins, as expectativas giram em torno da capacitação dos servidores, com foco para os setores de Turismo e Cultura. “Queremos resgatar a visão dos servidores em relação ao trabalho e a visão da população em relação aos servidores”, adianta. José Cláudio quer potencializar a região por meio da qualidade dos serviços e da gestão.
No Município de Abaetetuba (PA), a prefeita Francineti Maria Carvalho, decidiu focar duas questões de maior relevância local: o atendimento às crianças e adolescentes e o tratamento de resíduos sólidos. Duas áreas delicadas, segundo Francineti, mas que serão melhoradas com o projeto. “Vamos capacitar e desenvolver as potencialidades já existentes nos Município. Nós buscamos progresso para a qualidade social dos nossos moradores”, ressalta.
Em resumo à conquista dos quatro Municípios, o prefeito de Marliéria (MG), Waldemar de Sousa, agradece as duas entidades – CNM e Pnud – pela possibilidade de oferecer aos moradores uma melhor qualidade de vida, principalmente nas áreas de Saúde e Educação, escolhidas como foco para a capacitação. “Agradecemos a CNM, porque foi através dela que pudemos nos escrever e concorrer a este projeto de grande importância para nós”, finaliza.

AS RECLAMAÇÕES CONTINUAM!

'
'

O Blog tem recebido informações e protestos, repassados através de Leitores, de que a maioria dos servidores públicos do setor da saúde vinculados ao município, ainda não receberam seus vencimentos do mês de setembro. Segundo tais informações, estes servidores passaram o Cirio de Nazaré absolutamente sem dinheiro.
Solicitam, inclusive, providências.
Infelizmente, não é de hoje que o Blog tem noticiado pendências relacionadas ao pagamento de salários dos servidores municipais do setor da saúde.

GOVERNADORA NA RODA! (No bom sentido, eu acho).

'
'

Muito interessante a síntese realizada pelo Espaço Aberto, a respeito da entrevista da Governadora Ana Júlia ao Programa Roda Viva.
Vale a pena conferir alguns trechos:
PESQUISA
Ana Júlia disse que via com tranqüilidade pesquisa do Ibope, feita em agosto, indicando que seu governo tem 59% de rejeição. “Pesquisa é retrato de um momento”, disse Ana Júlia. Ela lembrou que assumiu sob grande expectativa de resolver demandas graves e considerou normal que todos pensem que tudo estará resolvido rapidamente. “Mas não posso fazer milagres”, afirmou.
ABAETETUBA
Sobre o caso da menor violentada por mais de 20 presos dentro de uma cela em Abaetetuba, no final de 2007, Ana Júlia voltou a deplorar a ocorrência. “Foi uma situação lamentável. Sou mulher e mãe. Minha filha, na época, tinha a mesma idade [da garota de Abaetetuba]”, disse Ana Júlia. Ela garantiu, no âmbito do Executivo, todas as providências foram tomadas para punir os envolvidos. “Afastamos as pessoas, abrimos processo administrativo”, disse Ana Júlia.
O PMDB E A ALIANÇA
A governadora, indagada sobre a forma de participação do PMDB na aliança estadual, em 2010, disse que não se descarta a possibilidade de que o partido indique o candidato a vice na sua chapa. “Mas [o PMDB] pode também ocupar uma vaga para o Senado”, complementou Ana Júlia.ACUSAÇÕES A JADERAna Júlia foi questionada sobre sua aliança com Jader Barbalho, sobre quem recaem acusações de improbidade. O jornalista Heródoto Barceiro referiu-se àquele “caso da criação ds pererecas lá”, referiu ao ranário de Márcia Barbalho, ex-mulher de Jader que tocou o empreendimento com recursos da Sudam. A governadora não respondeu diretamente a essa questão. Preferiu dizer apenas que “o PMDB é um grande partido, tem mais de 30 prefeitos, tem nove deputados estaduais e vários deputados federais”. Mas lembrou que, em São Paulo, o governador tucano José Serra tem como aliado o ex-governador Orestes Quércia (PMDB), contra quem recaem acusações de ter enriquecido ilicitamente na vida pública. E acrescentou: “Queremos apoio do PMDB porque é bom para o Pará. Ninguém mais governa sem coalizão”.
O PMDB E OS CARGOS
Insistentemente questionada pelos jornalistas, Ana Júlia não respondeu o teor de sua conversa com Jader em termos de cargos. Não disse se vai ou não devolver ao PMDB os cargos que o partido detinha até há poucos meses, como o é caso, por exemplo, da Secretaria de Saúde (Sespa). “O PMDB é que devolveu a secretaria de Saúde. Dois terços do PAC são administrados pelo PMDB”, lembrou Ana Júlia.
NEPOTISMO
“Tenho orgulho de ter recebido do Ministério Público me colocando como a grande parceira no combate ao nepotismo”, disse a governadora. Ela não considerou que a nomeação de seu ex-marido Marcílio Monteiro para o cargo de titular da Secretaria de Projetos Estratéticos (Sepe) se configue como nepotismo, uma vez que está separada dele há 12 anos. Disse ainda não terem fundamento as informações de um piloto com quem manteve um relacionamento no início de seu governo tenha sido servidor do Estado.
KITS E LICITAÇÃO
Ana Júlia discordou de telespectador, segundo o qual o governo é conhecido por não fazer licitação. Sobre o escândalo dos kits escolares, disse que confiou na “análise jurídica da minha ex-secretária de Educação [Iracy Galllo] de que eles podiam fazer daquele jeito”, ou seja, sem licitação. Ela considerou “ótimo” que o Ministério Público investigue o assunto, disse que o programa de distribuição de kits escolares é um dos mais vitoriosos de seu governo e garantiu: “Vamos manter os kits, mas pedi à secretária [de Educação” para fazer a licitação de forma diferenciada”.
CAOS NA SAÚDE
“Também fiquei chocada com o caso da Santa Casa”, disse a governadora, referindo-se à mortandade de bebês ocorrida no ano passado. “E há alguns anos era pior. Inaugurei UTI neonatal, UTI adulta. Estou construindo uma nova Santa Casa, com 180 leitos”, afirmou Ana Júlia. Ela destacou que 90% do sucesso para o nascimento de um bebê depende de um pré-natal benfeito, o que não acontece, segundo ela, com 80% das mães que chegam de carro e de ônibus do interior, “em terríveis condições”. Afirmou que, para combater essa situação, o Estado passou a transferir recursos diretamente para as prefeituras melhores as condições dos equipamentos de saúde.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

NOVA ENQUETE. PARTICIPE!!!

'
'

Temos uma nova enquete no Folha de Abaetetuba. Aproveite o espaço desta Postagem para justificar a sua resposta, socializando com os demais Leitores idéias e pensamentos.
'
'

RESULTADO DA ENQUETE

'
'
A última enquete realizada pelo Folha de Abaetetuba dizia o seguinte: "Na sua opinião amigo Leitor, quais os vereadores mais atuantes em 2009, em nosso município?". O resultado, em percentual de votação, foi o seguinte:

Em 1º lugar com 37% de votos dos Leitores: Arnaldo Sereni.
Em 2º lugar com 33% de votos dos Leitores: Pipico.
Em 3º lugar com 23% de votos dos Leitores: Edileuza.
Em 4º lugar com 22% de votos dos Leitores: Rai Moraes.
Em 5º lugar com 08% de votos dos Leitores: Chita.
Em 6º lugar com 04% de votos dos Leitores: Sabiá e Bola.
Em 7º lugar com 02% de votos dos Leitores: Márcio Barreto.
Em 8º lugar com 01% de votos dos Leitores: Aluizio Quaresma, Iraci Junior e Regi.

OBS: 23% dos Leitores consideram nenhum dos vereadores atuantes.

Votaram na enquete 167 Leitores do Folha de Abaetetuba.

Um forte abraço! Continuem participando de nossas enquetes.

SEMPRE É BOM LEMBRAR, E AGRADECER!

'

Queremos oferecer um abraço: Um forte abraço de amigo aos Leitores do Folha de Abaetetuba. Aqui no nosso Blog, o Leitor é tratado com "L" maíusculo! Isso porque temos comprometimento simplesmente com a informação, nada mais.
O nosso muito obrigado também aos seguidores do Blog. Sintam-se em casa, e façam parte desta família que compõe o maior Blog de Abaetetuba:
'
"O BLOG GENUINAMENTE INDEPENDENTE!"

Tempo de filiações. Tempo de assédios

'
Do Blog Espaço Aberto, sob o Título acima:
'
Tempo de filiações. Tempo de assédios.
Não os sexuais. Não os morais.
Mas os assédios partidários.
Articuladores políticos têm se precaver contra o uso do nome deles em vão. É o que tem acontecido agora. Interlocutor do PMN, dizendo falar em nome de outro articulador, dos mais notáveis ultimamente, tem ligado para gente do PSB. O interlocutor tem procurado, no PSB, apenas aqueles que já foram candidatos nas últimas eleições e obtiveram de mil votos pra frente. Pois o interlocutor pede, ostensivamente, que peessebista contactado se transfira de armas e bagagens, de mala e cuia para o PMN. O interlocutor – aquele do PMN – garante que o aderente, uma vez aceitando trocar de partido, ficará em boas condições de se eleger no próximo. O blog tem o nome de pelo menos um filiado ao PSB que recebeu telefonema neste sentido. É tempo de filiações. De assédios. Não os morais, não os sexuais. Mas os assédios partidários.
'
'
Do Folha: Um prêmio pra quem adivinhar "de quem" o texto do Espaço Aberto está "falando"... Acho que tá fácil demais, hein!
'

No AMAZÔNIA JORNAL

'
'
'Finalmente retomamos a tradição do almoço do Círio', declarou o bispo de Abaetetuba, dom Flavio Giovenale. As palavras do bispo, ditas no início da Santa Missa do Círio de Nazaré, certamente expressaram o sentimento de muitos católicos que acompanham a procissão. Ainda faltavam cinco minutos para o meio-dia quando a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré foi retirada da berlinda e levada ao altar da praça Santuário pelas mãos do diretor coordenador da Festa, César Neves.A procissão do Círio número 217 começou às 6h30. Pouco menos de seis horas depois, a berlinda com a imagem de Nossa Senhora estava em frente à Basílica Santuário. Os fogos anunciaram, às 12h45, o encerramento da grande procissão. Apenas três das cinco estações presas à berlinda chegaram intactas à avenida Nazaré. Logo após serem atreladas à berlinda, as estações 4 e 5 se romperam. Segundo a diretoria da festa, a força da tração provocada pelos romeiros que a puxavam causou o imprevisto.Com duas estações a menos a procissão ficou mais fácil de ser conduzida, já que o número de pessoas à frente da berlinda diminuiu. O imprevisto com as estações pode ser um dos fatores que fizeram com que o Círio 2009 se encerrasse antes do meio-dia. Para o bispo de Abaetetuba, os motivos da agilidade foram outros: 'Com união e organização somos capazes de fazer muitas coisas', disse.A importância da organização e da união foi o tom da primeira das três mensagens do Círio de Nazaré deste ano. As mensagens foram transmitidas pelo bispo de Abaetetuba durante a missa celebrada após a chegada da imagem da santa. 'Este ano o Círio nos deixa três mensagens. A primeira dela é que com organização e união vamos alcançar grandes coisas', disse.A segunda mensagem foi transmitida através de uma canção. 'Segura na mão de Deus e vai. Lembrem que é preciso de esforço para alcançar transformações', ensinou. A terceira mensagem foi relacionada a um fato inesperado: a quebra de um dos vidros da berlinda. 'O vidro da berlinda quebrou porque as graças de Nossa Senhora querem alcançar a todos. Ela não quer esperar pelo final do Círio para abençoar a todos. É preciso lembrar que Nossa Senhora nos ama sempre', declarou.
'
'

'

O CÍRIO DE NAZARÉ





O Círio de Nazaré , em devoção a Nossa Senhora de Nazaré, é uma das maiores e mais tradicionais festas religiosas do Brasil,sendo celebrada desde 1793, na cidade de Belém do Pará. É celebrada anualmente no 2°domingo de outubro. Em Portugal é celebrada a 8 de Setembro na vila da Nazaré.O Círio de Portugal designa uma romaria que vai, ou de uma aldeia do concelho de Mafra, ou de outras origens, ao Santuário de Nossa Senhora da Nazaré. O Termo "Círio" tem origem na palavra latina "Cereus", que significa vela grande.No Brasil, no início era uma romaria vespertina, e até mesmo noturna, daí o uso de velas. No ano de 1854, para evitar a repetição da chuva torrencial como a que havia caído no ano anterior, a procissão passou a ser realizada de manhã.O Círio foi instituído em 1793 em Belém do Pará, e até 1882, saía do Palácio do Governo. Em 1882, o bispo Dom Macedo Costa, em acordo com o Presidente da Província, Dr. Justino Carneiro, instituiu que a partida do Círio seria da Catedral da Sé, em Belém.



Em Portugal

De acordo com a tradição, esta imagem teve origem em Nazaré, na Galiléia, e representa a Virgem Maria sentada, de cor escura, tendo no seu colo o Menino Jesus, o qual amamenta. A estátua, entalhada em madeira e identificada como original dos primeiros séculos do Cristianismo, percorreu a cristandade desde Nazaré (Israel) até surgir em Nazaré (Portugal) quando, no século XII, se tornou símbolo de fé do cavaleiro D. Fuas Roupinho, o qual mandou erigir a Capela da Memória em agradecimento à Virgem (1182), após milagrosamente ter se salvo de um acidente fatal quando, montado a cavalo, perseguia um cervo, num episódio conhecido por Lenda da Nazaré.Em 1377 o rei D. Fernando (1367-1383) fundou um templo maior, o Santuário de Nossa Senhora da Nazaré, no Sítio da Nazaré. Desde então, a 8 de Setembro, anualmente, os portugueses se reúnem para reverenciar Nossa Senhora da Nazaré. A principal romaria, o Círio da Prata Grande, vem anualmente do concelho de Mafra e transporta, numa berlinda, uma imagem de Nossa Senhora da Nazaré que não é uma réplica da Verdadeira imagem, pois esta está sentada e a imagem do Círio está de pé, existindo outras diferenças. A imagem de Nossa Senhora da Nazaré venerada no Brasil, em Belém, é semelhante à imagem de Nossa Senhora da Nazaré do principal Círio português.


NO BRASIL, NO ESTADO DO PARÁ

A introdução da devoção à Senhora da Nazaré, no Pará, foi feita pelos padres jesuítas, no século XVII. Embora o culto tenha se iniciado na povoação da Vigia, a tradição mais conhecida relata que, em 1700, Plácido, um caboclo descendente de portugueses, andava pelas imediações do igarapé Murutucu (área correspondente, hoje, aos fundos da Basílica) quando encontrou uma pequena estátua de Nossa Senhora da Nazaré. Essa imagem, réplica de outra que se encontra em Portugal, entalhada em madeira com aproximadamente 28 cm de altura, encontrava-se entre pedras lodosas e bastante deteriorada pelo tempo e pelos elementos.Plácido levou a imagem consigo para casa, onde tendo-a limpado, improvisou um altar. De acordo com a tradição local, a imagem retornou inexplicavelmente ao lugar do achado por diversas ocasiões até que, interpretando o fato como um sinal divino, o caboclo decidiu erguer às próprias custas uma pequena ermida no local, como sinal de devoção. A divulgação do milagre da imagem santa atraiu a atenção dos habitantes da região, que passaram a acorrer à capela, para render-lhe homenagem. A atenção do então governador da Capitania, Francisco da Silva Coutinho, também foi atraída à época, tendo este determinado a remoção da imagem para a Capela do Palácio da Cidade, em Belém. Não obstante ser mantida sob a guarda do Palácio, a imagem novamente desapareceu, para ressurgir em seu nicho na capela. Desse modo, a devoção adquiriu caráter oficial, erguendo-se atualmente, no lugar da primitiva ermida, uma capela, hoje a suntuosa Basílica de Nossa Senhora de Nazaré.Em 1773 o bispo do Pará, Dom João Evangelista, colocou a cidade de Belém sob a proteção de Nossa Senhora de Nazaré. No início do ano seguinte (1774), a imagem foi enviada a Portugal, onde foi submetida a uma completa restauração. O seu retorno ocorreu em outubro desse mesmo ano, tendo a imagem sido transportada, do porto até ao santuário, pelos fiéis em romaria, acompanhada pelo Governador, pelo Bispo e pelas demais autoridades, civis e eclesiásticas, escoltadas pela tropa. Este foi considerado o primeiro Círio, que etimológicamente designa uma vela grande de cera. Desde então, o Círio de Nazaré é realizado anualmente, no segundo domingo do mês de Outubro.Entre os milagres mais expressivos atribuídos à imagem de Belém, encontra-se o que envolveu os passageiros do brigue português São João Batista. Partindo de Belém rumo a Lisboa, no dia 11 de Julho de 1846, a embarcação de dois mastros à vela veio a naufragar decorridos poucos dias da partida, sendo os passageiros salvos por um bote que os conduziu de volta a Belém.Este brigue seria a mesma embarcação que, anos antes (1774), havia transportado a imagem de Nossa Senhora de Nazaré a Lisboa, para ser restaurada; o bote que salvou os náufragos também seria o mesmo que tinha levado a imagem até ao brigue ancorado no porto de Belém. O bote passou a acompanhar a procissão a partir do ano de 1885.

As etapas da celebração

Atualmente as manifestações de devoção profanas e religiosas estendem-se por quinze dias, durante a chamada quadra Nazarena. Entre os pontos altos dessa manifestação, destacam-se:* Romaria Rodo-FluvialAssim chamada, porque marca o percurso da imagem de Nossa Senhora de Nazaré, da Basílica de Nazaré, pelas ruas da cidade, até a igreja matriz, no município de Ananindeua, em Belém. Percurso este, feito em carro aberto, onde Nossa Senhora recebe inúmeras homenagens. A imagem da Santa, passa a noite neste município, onde o povo fica durante toda à noite em vigília. Essa Romaria acontece de sexta para sábado, que antecede o domingo do círio.* Romaria RodoviáriaDepois de uma noite em Ananindeua, e uma missa pela manhã, a imagem parte de madrugada em mais uma procissão, agora em uma nova direção, a Vila de Icoaraci, distrito de Belém. Mesmo sendo de madrugada, os fiéis aguardam a passagem da Santa, rendendo-lhe inúmeras homenagens. A procissão é acompanhada pelos carros da diretoria do círio, carros de polícia, bombeiros, ambulâncias, carros oficiais e civis. Daí a origem do nome da romaria.* Romaria FluvialNesta romaria, a imagem da Santa é levada de barco, completamente enfeitado, pela Baia do Guajará, baia esta que cerca a cidade de Belém, e é seguida por inúmeros outros, enfeitados de acordo com as condições do próprio dono. Aqui se vêem barcos, iates e simples canoas de ribeirinhos que seguem a procissão. O percurso Icoaraci-Belém pode levar até 5 hora. Ao chegar no cais do porto da cidade, é recebida por uma multidão e outras homenagens se seguem. A romaria foi introduzida em 1985, como uma forma de homenagear a todos os que vivem e dependem dos rios da região.* Moto-RomariaPor volta das 11 horas da manhã de sábado, a imagem da Santa chega ao cais de Belém, dali a imagem segue em carro aberto, agora seguida por motoqueiros que buzinam incessantemente, anunciando a passagem da Santa, o povo para nas ruas seus afazeres, saem de suas casas, e saúdam a Virgem, com as mãos levantadas, como a pedir a bênção. A Romaria se estende pelas ruas da cidade até o Colégio Gentil Bittencourt, onde uma outra multidão de fiéis espera a Imagem. E à noite, logo após a missa, dará início a Trasladação.* TrasladaçãoAtrasladação da imagem ocorre uma noite antes do Círio, em uma procissão à luz de velas. Simbólicamente visa recordar a lenda do descobrimento da imagem e o retorno ao local de seu primeiro achado. Nesta cerimonia somente a Berlinda (carro onde é levada a imagem de Nossa Senhora) é utilizada, num trajeto em sentido inverso ao do Círio* Procissão do CírioQue atualmente reúne centenas de milhares de fiéis, em um cortejo de cerca de quatro horas de duração, percorrendo uma distância de cerca de cinco quilômetros entre a Catedral Metropolitana e a Basílica de Nazaré. Esta celebração é divivida em três momentos: o Círio própriamente dito evento é iniciado às seis horas da manhã com a celebração de uma missa, após a qual os fiéis se postam nas ruas ao longo do trajeto. Às sete horas, o Arcebispo conduz a imagem de Nossa Senhora até a Berlinda, para dar início ao Círio. Em torno das onze horas, a imagem chega à Basílica de Nazaré, sendo retirada da Berlinda para a celebração litúrgica.* RecírioDuas semanas após o Círio, acontece o Recírio, uma procissão de despedida.

Os símbolos

O Círio tem vários objetos simbólicos que podem ser apreciados durante o seu trajeto. Os principais são:* A berlinda, que leva a imagem da Santa;* A corda ,A corda que sustenta a fé na padroeira dos paraenses, possui a média de 400 metros de comprimento e pesa aproximadamente 700 quilos, de puro sisal torcido, que requer maior sacríficio físico e emocional. Incorporada à celebração em 1868, originalmente subsituía a junta de bois que até então puxava a berlinda da imagem; posteriormente passou a ser utilizada para separar a berlinda e o carro dos milagres da multidão que a acompanha. No ano de 2005 a direção do Círio, modificou o formato da corda, que ao ínves de contornar a berlinda como normalmente era feito, a corda ainda do mesmo tamanho, veio na forma de um rosário, na tentativa de que não ocorressem atrasos no traslado, como já havia ocorrido anos antes.* O manto É mais um dos símbolos da Festa de Nazaré. A cada procissão, há sempre um novo manto envolvendo a figura de Nossa Senhora. O manto tem sempre uma conotação mística, relatando partes do evangelho. Confeccionado com material caro e importado. O trabalho da confecção do manto iniciou-se pelas filhas de Maria. Anos depois, assumindo a confecção do mesmo, a irmã Alexandra, da Congregação das Filhas de Sant’Ana. Com a sua morte, a confecção do manto ficou por conta de uma ex-aluna do Colégio Gentil Bittencourt, que por 19 anos o teceu, e de suas mãos saíram os mais belos mantos. A confecção do manto é toda envolvida em clima de mistério, feitas com a ajuda de doações, quase sempre anônimas.* As velas, ou círios - Feitos de cera, em vários formatos, retratando partes do corpo humano, ou ainda, uma vara de cera da mesma altura do pagador da promessa. As velas, são um símbolo da fé dos promesseiros, que através delas, 'pagam' a uma graça alcançada.* Os carros de promessas ou dos milagres, que recolhem os ex-votos ilustrativos das graças alcançadas pelos fiéis;* As crianças, tradicionalmente vestidas de anjos;* As homenagens de fogos de artifício, queimados durante a passagem da imagem pelas ruas do centro histórico de Belém.Outros símbolos também integram a tradição:* As novenas, ciclos de orações realizadas durante as semanas que antecedem a festividade, por devotos que realizam pequenas romarias pelas casas de vizinhos.* Os cartazes oficiais anunciando a festividade.* O almoço com a família, realizado no domingo da procissão, como um ato de comunhão. Tradicionalmente é composto de:o Pato no tucupi, tradicional prato da culinária paraense, acompanhado de arroz branco.o Maniçoba, também tradicional item da culinária da região.* O arraial no largo de Nazaré, em frente à Basílica.* os brinquedos de miriti.
'
'

SEGUNDA DIVISÃO DO PARAENSE JÁ TEM DEFINIÇÃO!

'
'
Segundinha já tem definição. A rodada de ontem da Segundinha, do Campeonato Paraense, definiu os confrontos das quartas-de-final do torneio, que começam no próximo sábado, com três partidas. As partidas de volta serão realizadas no dia 18. Os horários e locais dos jogos serão definidos durante a semana pelo departamento técnico da Federação Paraense de Futebol (FPF). Os confrontos são Santa Rosa x Independente, Abaeté x Izabelense e Gavião x Cametá. Na virada que marcou o encerramento da primeira fase, o Izabelense voltou a mostrar sua força, goleando o Pedreira, por 6 a 1. Os gols da partida foram anotados por Everton (dois), John Fabrício, Marcos Roberto, Helinho e Fábio Alex. Ari descontou para a equipe do Mosqueiro, que encerrou sua participação na competição na lanterna, com cinco derrotas.
A partida entre Izabelense e Pedreira abriu a rodada, pela manhã, no estádio Edilson Abreu, em Santa Izabel do Pará. No período da tarde a rodada foi complementada com mais três partidas. O Santa Rosa derrotou o Tiradentes, por 2 a 1, em Mãe do Rio. Os gols do time do zagueiro Júnior (foto) foram marcados por George e Jefferson para o time de Icoaraci, enquanto Roni descontou para o Tigrão, que deu adeus ao torneio. Em Tucuruí, no estádio Navegantão, o Independente, que já estava classificado antecipadamente, não foi além de um empate por 1 a 1 com Parauapebas. Nildo marcou para o Galo Elétrico, com Tevez empatando para o Parauapebas.
Em Cametá o time da casa voltou a dar um passeio no Parque do Bacurau, derrotando o Vênus, de Abaetetuba, por 2 a 0. Os gols foram anotados por Tonhão e Cristiano Tiririca, ambos no segundo tempo da partida. As equipes com melhores campanhas na fase encerrada ontem, como o Izabelense, que está invicto, devem ter a vantagem de fazer o segundo confronto das quartas-de-final dentro de casa, com o apoio de suas respectivas torcidas.

FPF define as quartas da Segundinha

O departamento técnico da Federação Paraense de Futebol (FPF) anunciou ontem as datas e locais dos jogos valendo pelas quartas de final da Segunda Divisão. A rodada será aberta no sábado (10) com duas partidas. Às 9h30, o Santa Rosa enfrenta o Independente, provavelmente no Centro Esportivo da Juventude (Ceju). A outra partida será entre Gaviões e Cametá, às 17 horas, no estádio Zinho Oliveira, em Marabá. O confronto entre Abaeté e Izabelense será na quarta-feira (14), no estádio Humberto Parente, em Abaetetuba, às 20 horas.
A tabela poderá sofrer alterações. É que a Polícia Militar, segundo o presidente da FPF, Antônio Carlos Nunes, já informou que não conta com efetivo suficiente para fazer a segurança da partida de sábado e da trasladação do Círio de Nazaré, que acontece no próximo domingo.

CRÉDITOS: Jornal Amazônia. Agradecimentos do Folha de Abaetetuba.
'

PARÁ UMA TERRA EXÓTICA

'

'
Brinquedos, acessórios e artigos diversos estarão expostos de hoje até a próxima segunda-feira, 12, das 9h às 22h, na 9ª Feira do Miriti e a Feira do Círio, pela primeira vez realizadas paralelamente na praça Waldemar Henrique. Mais de 50 mil peças estarão dispostas em 84 estandes, resultado do trabalho de mais de 600 pessoas. Os eventos, coordenados pelo Serviço de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com a Associação dos Produtores de Brinquedos e Artesanato em Miriti de Abaetetuba (Asamab), tem como objetivo diversificar ao máximo a produção artesanal e ao mesmo tempo aumentar a visibilidade da cultura do município de Abaetetuba.
Para a tradicional feira do Miriti, a Asamab trouxe a Belém 100 famílias de artesãos, que basearam os trabalhos que estão expostos à venda em diferentes temáticas. O artesanato em miriti tradicional é composto por peças em formato de barcos e brinquedos de raiz em formato de símbolos que fazem parte do folclore paraense. 'Nós queremos preservar o tradicional, pois é uma forma de reforçar a identidade na região', afirmou Mary Maués, gestora do projeto de artesanato do Sebrae. As outras temáticas, explicou ela, passam pelo artesanato figurativo, da flora e fauna amazônica; artesanato decorativo ou utilitário, que trabalha com formas referentes a elementos da cultura moderna; e o considerado sem fronteira, composto de réplicas e miniaturas de móveis, eletrodomésticos e outros. 'Essa variedade está ligada à questão de fomentar a sustentabilidade do movimento artesão, que já é natural e espontâneo', completou.
De acordo com a Asamab, para este ano são esperados cerca de 50 mil visitantes e uma movimentação de até R$ 350 mil, R$ 50 mil a mais que em 2008. 'Este ano estamos com o objetivo de aumentar a renda familiar dos artesãos, mas ao mesmo tempo também aumentar a exposição da cultura de Abaetetuba. Tudo isso sem deixar o lúdico de fora', explicou Desidério Neto, presidente da associação.
Feira do Círio - A Feira do Círio acontece há mais de 13 anos e, até ano passado, era realizada em frente ao Instituto de artes do Pará (IAP). A mudança para a praça aconteceu depois que uma pesquisa, realizada pelo Sebrae, constatou que havia uma queda muito grande no faturamento dos expositores. A praça Waldemar Henrique foi pensada como uma localização estratégica que poderia otimizar os investimentos, paralelamente à exposição do miriti e à possibilidade de manter uma programação cultural abrangente.
'
POSTER DE BEATRIZ PEREZ, agradecimentos do Folha de Abaetetuba
'

POLÍCIA DIVULGA BALANÇO DA OPERAÇÃO 'PAZ EM ABAETETUBA II'

'


A Polícia Civil divulgou, nesta segunda-feira (5), o resultado da operação 'Paz em Abaetetuba II', que iniciou no dia 25 de setembro no município, localizado no Baixo Tocantins. Na operação, oito adolescentes em situação de risco foram resgatados em estabelecimentos comerciais da cidade. Eles foram entregues aos responsáveis. As ações devem continuar.

Segundo a delegada Andreza Franco, superintendente regional do Baixo-Tocantins, 16 estabelecimentos foram fiscalizados, entre eles doze bares, duas casas de shows e duas casas de prostituição. Ao todo, 87 pessoas foram abordadas e revistadas. 'Fiscalizamos também postos de gasolina, onde averiguamos denúncias de poluição sonora, consumo de drogas e venda de bebidas alcoólicas em lojas de conveniências fora do horário permitido por Lei”, disse a delegada.

Alguns bares que vendiam bebidas alcoólicas e que estavam com documentos em situação irregular foram fechados pela DPA. Em uma das casas noturnas, a polícia encontrou vários adolescentes, tanto nas proximidades quanto no interior do local. O estabelecimento foi fechado e o responsável, intimado a comparecer na sede da Polícia Civil para prestar esclarecimentos.

A operação também apreendeu seis motocicletas. Os veículos foram encaminhados ao Detran da cidade

A delegada avalia positivamente a operação. 'Nós demonstramos à população local a preocupação dos órgãos de Segurança Pública com a prática de prostituição e exploração sexual infantil, poluição sonora, além da fiscalização de bares e casas de eventos, bem como, a repressão a roubos registrados perto desses locais', comenta a delegada.

A ação contou com policiais civis, uma guarnição da Polícia Militar, equipe de peritos do IML (Instituto Médico Legal), equipes do Detran e do Demutran, além de conselheiros tutelares de Abaetetuba.

'

CÍRIO, A MAIOR FESTA AMAZÔNICA

'


* Peregrinos chegam a Belém para a maior concentração popular e religiosa da região norte brasileira. Feira do Miriti expõe na praça artesanato de qualidade feito em Abaetetuba, nordeste do estado.





O sacrifício e as promessas começam sempre antes da maior romaria popular da Amazônia e uma das festas mais conhecidas do mundo. O Pará abriu oficialmente, nesta sexta-feira, as romarias do Círio de Nossa Senhora de Nazaré. Grupos de peregrinos que viajam por rodovias ou em barcos estão chegando à capital do Estado do Pará, procedentes de Castanhal, São Caetano de Odivelas e Santo Antônio do Tauá e outras localidades. Eles vêm determinados a chegar caminhando a pé até a Basílica de Nazaré. Um deles foi o motorista Carlos Teixeira, fez o percurso Castanhal-Belém pela 12ª vez. Os festejos e as celebrações religiosas reúnem cerca de dois milhões de pessoas a cada ano. A festa do Círio de Nazaré tem muitas cores. Colorido retratado nos tradicionais brinquedos de miriti, arte que ganha novas formas e tratamento, movimentando a economia do município de Abaetetuba, nordeste paraense, que gira em torno do aproveitamento da palmeira do miriti e do açaizeiro. O resultado do trabalho de 148 artesãos pode ser conferido até o dia 12 de outubro na 9ª edição da Feira do Miriti, na Praça Waldemar Henrique, junto com a Feira do Círio, que reúne artesãos de diversas regiões do estado. A organização da Feira do Miriti espera que o volume de negócios gerados este ano seja da ordem de R$ 350 mil, superando em mais de R$ 100 mil o do ano passado, quando o evento fechou mais de 50 negócios. A promoção é do Serviço de Apoio à Micro e Pequenas Empresas do Pará em parceria com a Associação dos Produtores de Brinquedos e Artesanato em Miriti, de Abaetetuba. O Sebrae também promove a Feira do Círio, que chega à sua 13ª edição.

RÉPLICAS DE ANIMAIS E OBJETOS DE FIBRA

Artesanato de miriti é muito procurado durante os festejos. Produtos também são exportados por artesãos de Abaetetuba (EUNICE PINTO)

Além das réplicas de animais, casas, quadros, barcos, flores e outros objetos de fibra de miriti, o espaço foi ambientado com fitas de promesseiros. Alegria e demonstração de fé marcaram a celebração de abertura, seguida pela procissão que levou uma berlinda de miriti com a imagem da santinha ao centro dos estandes, onde houve a benção do padre Reginaldo Barbosa, de Abaetetuba. Em seguida, mais colorido e música com o Arrastão da Pavulagem e os shows de músicos da terra. Para o presidente da Associação, Desidério Antônio Neto, o movimento do primeiro dia já é um indício de que o "casamento" das feiras deu certo. Durante a missa, ele agradeceu ao Sebrae pelo apoio que tem dado à associação, ao governo do Estado e às prefeituras de Belém e de Abaetetuba. Para Neto, a feira é uma ótima oportunidade para os artesãos comercializarem e divulgarem suas peças, que já foram expostas pelo Brasil e na Europa. "O artesanato feito com o miriti é maravilhoso, digno de galeria", elogiou o aposentado paulista Rinaldo Filho, apontando a qualidade do designer das peças e a criatividade dos artistas. Ele chegou ontem a capital paraense e seguiu do aeroporto direto para a feira, a convite do amigo paraense, Ederaldo Santos, professor de folclore. "Poder mostrar isso para quem vem de fora é motivo de orgulho e fico envaidecido de mostrar os detalhes das obras", disse Santos. Os brinquedos feitos de miriti também encantaram a socióloga Martinha Rebelo e seu marido, o químico industrial Edmilson Vianna. "A gente já conhecia o (brinquedo) tradicional, como a cobra e o roque-roque, mas está mais diversificado. Dá vontade de comprar tudo", comentou Martinha Rebelo. Vianna disse que a cor, o movimento e a leveza do artesanato chamaram a atenção da filha deles, que mora no Texas e encomendou 50 peças, as quais pretende usar no trabalho com crianças autistas.
'
'
(* Agencia Amazônia)

O COLORIDO DO MIRITI NA PRAÇA WALDEMAR HENRIQUE

'
'
O tradicional artesanato de miriti de Abaetetuba será comercializado paralelamente com os produtos da Feira do Círio, que até o ano passado acontecia no largo de Nazaré, ao lado da Basílica. Na quadra nazarena de 2009, as duas Feiras se unem na Praça Waldemar Henrique. Os eventos, coordenados pelo Sebrae no Pará, vão acontecer até dia 12 de outubro. Até o ano passado, a Feira do Círio, realizada em parceria com a Diretoria da Festa, acontecia durante 15 dias em frente ao Instituto de Artes do Pará, bem ao lado da Basílica de Nazaré. Este ano, as duas feiras terão a duração de cinco dias na Praça Waldemar Henrique onde há alguns anos já vem acontecendo a Feira do Miriti, que tem tido resultados positivos por estar próxima aos locais turísticos, do percurso da romaria e ter espaço para programação cultural.A Feira do Círio é realizada há 13 anos e o projeto deste ano prevê a venda de cerâmica, madeira, resíduos da floresta, fibras e confecção artesanal que retratam o cotidiano do povo amazônico em suas diversidades de formas e cores. Com a união das duas Feiras, o Sebrae atende a uma antiga reivindicação dos artesãos que acreditam que, ao realizar os dois eventos em um mesmo ambiente será muito mais interessante para o consumidor que poderá encontrar tudo em um único lugar. Por isso, o projeto arquitetônico para as duas Feiras visa valorizar a identidade cultural retratada através dos traços artesanais esculpidos por mãos de artesãos de diversas regiões paraenses. A tradicional Feira do Miriti também será aberta no dia 08 quando mais de 100 famílias de artesãos de Abetetuba vão expor seus produtos confeccionados com fibra de miriti. Os artesãos pertencem à Asamab (Associação dos Produtores de Brinquedos e Artesanato em Miriti de Abaetetuba) e trarão para Belém cerca de 50 mil peças. Os produtos estarão expostos em 84 estandes e todo o trabalho envolve mais de 600 pessoas no processo de produção dos núcleos. A identificação visual da Feira será direcionada a dar ênfase às diferentes temáticas criadas pelos artesãos de miriti de Abaetetuba, passando pelo artesanato em miriti tradicional, composto por peças em formato de barcos e brinquedos de raiz; artesanato figurativo da flora e fauna como pássaros, cobras e flores, artesanato decorativo/utilitário como quadros, árvores de natal e berlindas e o artesanato considerado como sem fronteira, composto por réplicas em miniaturas de móveis, brinquedos importados, eletrodomésticos entre outros, fazendo com que o visitante tenha a percepção das variações da produção do artesanato em miriti e suas referências.Com 32 estandes com artesanato e confecções de profissionais de Belém e do interior do Estado, organizados em associações e cooperativas, a ambientação foi inspirada nos antigos arraiais, sendo a fitinha do círio o tema principal. Vale ressaltar que a Feira do Círio 2009 será dividida em espaços de Moda Artesanal e Objeto artesanal, além de estandes do Arraial do Pavulagem e das ervas do Ver-o-Peso. No ano passado foram comercializados R$ 40 mil em produtos na Feira do Círio e, para este ano a previsão é que sejam comercializados cerca de R$ 50 mil reais em produtos.
Serviço: Feiras do Círio e do Miriti. Até dia 12 de outubro, em exposição na praça Waldemar Henrique.
Entrada franca.(Diário do Pará)