quinta-feira, 1 de outubro de 2009

PASTORAL DO MENOR DO REGIONAL NORTE 2 RECEBE COMENDA EM ABAETETUBA

'
'
'

A Pastoral do Menor (Pamen) do Regional Norte 2 da CNBB (Pará e Amapá) recebeu a comenda “Manoel Ferreira Dias Mérito Lojista”, em Abaetetuba, nordeste do estado.
A premiação é um reconhecimento feito pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Abaetetuba. Anualmente é feita uma pesquisa com os associados para escolher a melhor entidade na prestação relevante de serviços a crianças e adolescentes e pelo desenvolvimento social no município.
Este ano, a Pamen foi a entidade mais bem votada. “O prêmio é um reconhecimento da Pastoral do Menor de Abaetetuba. Acreditamos que foi o maior reconhecimento no município, pois já tínhamos recebido outras premiações, mas em nível nacional, internacional, regional e não no município”, avalia Regina Ferreira, que integra a equipe de coordenação da Pamen.
A premiação aconteceu no dia 26, com a participação da imprensa local, autoridades e integrantes da Pamen. Durante a cerimônia houve exibição de um vídeo sobre as ações da Pastoral.
Projetos
A Pastoral existe há 17 anos em Abaetetuba. Entre os projetos desenvolvidos estão o “Taiguara - Cantando e dançando com amor para construir um mundo Melhor”, que inclui capoeira, dança, música, além das atividades artesanais.
Há também o “Projeto Adolescente Aprendiz” que prepara adolescentes para o mercado de trabalho e tem atualmente seis jovens em agências bancárias.
Outros projetos existentes são "Informática e Cidadania”; “Escola de cidadania”; “Sucesso Escolar”; “Contadores de História (premiado este ano pelo Ministério da Cultura); e o “Projeto Kurumi”, ligado ao resgate das culturas populares; “Biojóias - Samaúma - Artes Amazônicas”.

Fonte: http://www.cnbb.org.br/

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

MAIS DE 400 MIL (NO PAÍS) TÊM O BOLSA FAMÍLIA BLOQUEADO

'
O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) bloqueou o benefício de 401.321 famílias que recebem o Bolsa Família, em setembro. No Pará, 19.168 pessoas tiveram o benefício bloqueado. Elas estavam sem informação de freqüência dos filhos nos dois primeiros bimestres de 2009 (fevereiro/março e abril/maio de 2009). Os valores do Bolsa Família serão desbloqueados quando os beneficiários atualizarem as informações de série e escola dos alunos atendidos pelo programa, no Cadastro Único e no sistema do Ministério da Educação. Caso a situação não seja regularizada até o final do ano, os benefícios serão cancelados em fevereiro de 2010.

As famílias atingidas por essa medida receberam notificação pelo correio orientando-as a procurar a gestão local do Programa Bolsa Família. Para manter o benefício, a população atendida precisa cumprir as condicionalidades nas áreas de educação e saúde. O objetivo do Ministério do Desenvolvimento Social é avançar no acompanhamento da freqüência, que atualmente está em 84% do total de alunos beneficiados (idade de seis a 17 anos). Levantamento feito pela Secretaria Nacional de Renda de Cidadania do MDS apontou, em julho, que 510.830 famílias não tinham informação de freqüência de seus filhos nos dois primeiros bimestres do calendário escolar. No último acompanhamento (junho/julho), no entanto, 109.509 voltaram a registrar freqüência de seus integrantes no perfil educação. As restantes tiveram os benefícios bloqueados.

Os gestores municipais do Bolsa Família podem obter a listagem das famílias atingidas por esta ação na Central de Sistemas no endereço: http://aplicacoes2.mds.gov.br/senarc/. Deste modo, poderão desenvolver trabalho de busca ativa para encontrar as famílias, atualizar o cadastro e registrar o acompanhamento da contrapartida de educação. Após cada período de apuração da presença às aulas, será disponibilizada aos Municípios, na Central de Sistemas, uma lista atualizada com as famílias que permanecem sem informação de freqüência escolar.

Dos 17,1 milhões de alunos, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome recebe informações do monitoramento de 14,5 milhões que representa 84% do total. Por considerar que a educação é instrumento eficaz na melhoria de vida da população pobre, o Ministério, em parceria com o MEC, está adotando ações para avançar no acompanhamento da condicionalidade do programa. Em setembro, está sendo transferido R$ 1,135 bilhão a mais de 11,9 milhões de famílias.

COM A PALAVRA O LEITOR

'
'

Na íntegra, de um provável (preferiu não se identificar) Aluno do 3º Ano do Ensino Médio da Escola Bernardino Pereira de Barros, a respeito das dificuldades que a instituição vem enfrentado neste ano letivo. Fica registrado a solicitação de providências.
'
'
Caro Edu Valente, sou aluno do 3º ano do ensino médio da escola Bernardino Pereira de Barros, estou seriamente preocupado com meu futuro escolar, o vestibular e o Enem estão chegando e desde o ano passado não temos aulas regulares em virtude de uma obra de ampliação da escola. Centenas de alunos estão sendo prejudicados, quando nossas aulas não são canceladas, temos que estudar em ritmo de revezamento, um dia sim, um dia não.Mas a questão não é só a construção da obra, o problema é que, além do cronograma estar atrasado, a obra está embargada, sob o risco de desabamento, haja vista ter sido feita com material de péssima qualidade, segundo rumores ouvidos na cidade, visto que que a Diretora da Unidade Regional de Ensino, Professora Norma, a Diretora da escola, Professora Cleide e o Secretário Adjunto de Logística da Seduc e, também, professor do Bernardino, Sr. Luiz Gonzaga Lopes, ex-prefeito de Abaetetuba, não dão nenhuma satisfação para a comunidade escolar.Alguns pais, desesperados com a possibilidade de seus filhos perderem o ano ou serem reprovados no vestibular, estão fazendo esforços inimagináveis para colocá-los em escolas particulares. O pior é que esses “burocratas da educação”, se é que se pode omitir mais um “r”, sempre berraram nos quatro cantos do município que eles eram comprometidos com a qualidade de ensino.Então pergunto:Cadê a qualidade de ensino? Cadê a democracia nas escolas? Cadê a fiscalização?Onde está o Conselho Escolar?
'
'

EDUCAÇÃO – Educadores discutem sistema articulado de educação

'
'
Educação – Educadores discutem sistema articulado de educação
Apontar novos rumos e novos caminhos para a construção de um projeto nacional de educação e uma política específica para o Estado foram os objetivos que mobilizaram os delegados dos 11 municípios que compõem a região do Tocantins, reunidos nesta sexta-feira (18), no auditório municipal Lourival Tavares Cristo, em Moju, para participar da Conferência Regional de Educação, com o tema "Construindo um Sistema Nacional Articulado de educação: o Plano Nacional de Educação, Diretrizes e Estratégias de Ação".
Cerca de 300 pessoas das delegações dos municípios de Abaetetuba, Barcarena, Oeiras do Pará, Tailândia, Cametá, Acará, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba, Igarapé-Miri, Baião e Moju discutiram propostas e alternativas para a melhoria da educação em todo país, a partir de suas realidades regionais.
Representando a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Luis Lopes, secretário adjunto de Logística Escolar, falou da importância do evento para a educação. "Hoje a educação está na ponta, mas precisa melhorar e, para isso, temos que aprofundar as discussões sobre o tema", afirmou.
O diretor da Seduc para Diversidade, Inclusão e Cidadania e coordenador estadual da Conferência Nacional de Educação (Conae/Pará), Wilson Barroso, disse que as discussões sobre a educação já movimentaram 115 municípios, o que representa cerca de 50 mil pessoas mobilizadas para a construção do plano de educação. Barroso destacou ainda a importância de unificar as propostas da região. "Precisamos construir um projeto para a Amazônia diferenciado e integrado, de acordo com a especificidade e respeito à natureza com economia sustentável, juntamente com os outros Estados da região Norte", ressaltou.
Representando a classe estudantil, Jéssica Pinheiro, 16 anos, falou a todos sobre a importância dos alunos participarem desta conferência. "Somos os principais beneficiados, portanto, acho que todo aluno deveria participar", destacou.
Conferencista no evento, Salomão Hage, professor da Universidade Federal do Pará (UFPA), do Instituto de Ciências da Educação e coordenador do grupo de pesquisa em Educação do Campo na Amazônia, falou aos presentes. Hage disse que sem educação de qualidade não haverá desenvolvimento e sustentabilidade. "Sem desenvolvimento não haverá educação de qualidade e sustentabilidade, portanto, temos que agir em ambas as direções", constatou.
No primeiro dia de conferência, os debates aconteceram no Centro de Educação Básica "Oton Lima". As delegações foram divididas em Grupos de Trabalhos (GTs), onde os debates se devolveram com base em seis eixos temáticos articulados, entre os quais o papel do Estado na garantia à educação, a qualidade da educação dentro de uma gestão democrática, o acesso, permanência e sucesso do aluno, formação e valorização do profissional da educação, entre outros.

MIGRAR OU MORRER, A SAGA DOS TIMES PARAENSES

'
'
Interiorização. Palavra da moda no futebol paraense. E pelo que se vê, esta ida para o interior pode ser questão de sobrevivência. Na Segundinha deste ano, estão apenas dois representantes de Belém. O Pedreira, de Mosqueiro, deu adeus a qualquer chance de voltar a Primeira Divisão. E o Tiradentes, ainda disputa a segunda vaga no Grupo A com o Santa Rosa, que é um dos nômades deste ano. O time deixou Icoaraci, distrito de Belém, e foi para Castanhal. O Independente largou o bairro da Marambaia e desembarcou em Tucuruí.
O motivo destas decisões? Todos os times acima viram que não há como conseguir apoio dentro de uma Belém polarizada entre Remo e Paysandu. É mais vantajoso ir para outro município e lá, se integrar a sociedade local do que serem objeto de mera simpatia na capital.
E aí, entra outra polêmica. O dinheiro público financiando o futebol profissional. Acredito que seja importante o apoio das prefeituras nos primeiros passos. Mas depois de um tempo, que estes clubes possam andar com as próprias pernas e os prefeitos, estejam preocupados com escolas, hospitais e não zagueiros, meias ou atacantes. Nestas situações, ainda estão os recém criados Cametá e Parauapebas. Para quem não nasceu na cidade que representa, espera-se que não virem “joguetes políticos” nas mãos do governo municipal e se tornem nômades, que mudam de casa ano a ano.
Em Abaetetuba, Abaeté e Vênus disputam as atenções. Será que o município comporta dois clubes fortes? Acredito que não. Tomo como exemplo disso, uma cidade do mesmo porte de Abaeté.
Rio Claro é uma cidade simpática localizada na região de Campinas. Lá, existe o Rio Claro e o Velo Clube, ambos tradicionais e centenários. Nos anos 60 e 70, enquanto o Velo vivia um período de glórias, o Rio Claro estava no ostracismo. Em 78, o “Velão” chegou a Primeira Divisão, mas logo caiu e nunca mais voltou. Enquanto isso, o Galo Azul começou a se reerguer e com o dinheiro dos bingos, foi subindo e em 2010, estará de volta a Série A-1 do Campeonato Paulista, enquanto o Velo luta a duras penas para não ir a falência e ainda disputar a Quarta Divisão.
Para que isso não aconteça, talvez Abaeté ou Vênus tenham botar o pé na estrada. As cidades do interior são pequenas demais para dois times.
'
'
Do Blog: Vocês concordam???
'
'
'
'

RESULTADO DAS ENQUETES

'
'
A primeira enquete do Blog dizia o seguinte: "Como você Avalia os 33 meses de mandato do Senador José Nery? Dê sua opinião". Vamos ao resultado:

- 06% consideram excelente.
- 11% consideram bom.
- 19% consideram regular.
- 16% consideram ruim.
- 29% consideram péssimo.

Votaram nesta Enquete 91 Leitores do Blog.


'
'
A segunda enquete do Blog dizia o seguinte: "Como você avalia os primeiros 9 meses de atuação da câmara municipal de vereadores de Abaetetuba? Participe!"

- 01% consideram excelente.
- 02% consideram bom.
- 07% consideram regular.
- 19% consideram ruim.
- 66% consideram péssimo.

Votaram nesta Enquete 95 Leitores do Blog.

'
'
Percebe-se, através da enquete, que a avaliação geral dos vereadores de nosso município não é positiva. Contudo, não vamos por favor, generalizar.

Imaginamos que deve existir comprometimento entre os 11 vereadores do município, com o avanço das políticas públicas e os projetos relevântes para nosso povo.

Em consideração ao exposto, dedicaremos a próxima enquete aos Vereadores, de modo a avaliar o desempenho positivo de suas atuações.

'

domingo, 27 de setembro de 2009

ORAÇÃO DA PAZ!

Para abençoar o início de Semana de todos os nossos Leitores.
'
'
Senhor! Fazei de mim um instrumento da vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor.
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão.
Onde houver discórdia, que eu leve a união.
Onde houver dúvidas, que eu leve a fé.
Onde houver erro, que eu leve a verdade.
Onde houver desespero, que eu leve a esperança.
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria.
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre, fazei que eu procure mais:
consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois é dando que se recebe.
É perdoando que se é perdoado.
E é morrendo que se vive para a vida eterna.
Amém!
'
'

SE RENDEU AO ANONIMATO, NÃO ME DIGA? OU DIGA SIM!

'
'
Meus caros amigos Leitores, já previu um dia o ditado que diz "quem não pode com eles, que se junte a eles", mas existem exceções, EU GARANTO! O melhor mesmo NESSES CASOS (ou nesse caos) é tentar prever os fatos, e evitar o pior! Infelizmente, vivemos em uma sociedade insegura, sobrepujada pela violência, na qual as pessoas não têm sequer a liberdade de poderem se manifestar livremente, apesar da própria Constituição brasileira garantir este direito inalienável. Nosso país, nosso Estado, nosso município, nossa população precisa entender de uma vez que quase sempre predominam os interesses obscuros acima de interesses digamos “mais nobres”. (Se não fosse assim, não haveria tanta sujeira e miséria em nossa nação). Convenhamos que nosso país, na prática, ainda não é uma justa democracia de igualdade e solidariedade fraterna, do Oiapoque ao Chuí.
Nosso município, infelizmente, nos últimos anos e posso dizer ainda mais, nos últimos vinte anos, não tem sido lembrado pelos feitos democráticos e solidários para com seu povo. Tem sido lembrado – SIM – por atrocidades cometidas contra os direitos civis, contra a sociedade, a família e a Igreja. A quem interessa uma sociedade “bandida”? Não precisamos viver alienados em uma sociedade de “faz de conta”. Vamos discutir, então, de forma imparcial nossas angustias, enquanto cidadãos.
Não me perguntem o “só por que agora?” Convenhamos, já era hora! Vamos refletir o que queremos para nossos filhos!?
O Blog Folha de Abaetetuba busca prestar um serviço à comunidade. O Blog é independente, isso mesmo INDEPENDENTE! O que é raro hoje em dia.
Ameaças não farão o Blog parar! Sejam de que forem, venham de onde vierem!
Quero dizer aqueles que não comungam com a liberdade de expressão, que se calem! Pois o Blog procura a verdade, permite o contraditório, não cerceia o direito do cidadão, nem tem o poder de punir, mas sim o objetivo de discutir fatos, sejam quais forem, INDEPENDENTE. O Blog não cria fatos!
Não criemos, então, fatos com o BLOG.

Apesar do desabafo, sintam-se em casa, continuem participando do Blog... E boa leitura, meus amigos! ;)
'
'

SOME PROMOVEU ENCONTRO DE FORMAÇÃO

'
'

A coordenação geral do Sistema de Organização Modular de Ensino (Some) promoveu na última sexta-feira, 25, no município de Abaetetuba, o I Encontro Regional de Formação do Some. A primeira mesa redonda do encontro teve como tema: Educação na Diversidade, ministrada pelo professor Afonso Wellington, tendo como debatedores representantes do Fórum da Educação do Campo e Associação dos Moradores das Ilhas de Abaetetuba (Amia).
A Formação envolveu a jurisdição da 3ª Unidade Regional de Ensino (URE), que abrange os municípios de Abaetetuba, Acará, Barcarena, Igarapé-Miri e Moju, num total de 5 mil alunos da zona rural. O encontro objetivou a promoção de um debate sobre os caminhos do Some no Estado, bem como a discutição de novos rumos para essa modalidade de ensino, com destaque para os anseios da população do campo sobre educação ribeirinha, educação do campo, ensino médio integrado e outros.

PASTA DA SAÚDE TERÁ NOVO COMANDO NO MUNICÍPIO

'
'

'

Não se conhece ainda o nome de quem assumirá a secretaria de saúde no município.
No meio da semana decorrida, a Sra. Aldenise de Sousa Maués, psicóloga, deixou o cargo vago. Rumores apontam para a abdicação do cargo pela própria ex-secretária, que teria tomado a decisão após longa conversa com a prefeita, onde expôs o desejo de sair. Outros dizem que a saída foi resultado da grande pressão exercida pela própria base aliada do governo. A certeza é que a pasta da saúde no município, assim como no Estado, não tem tido a permanência de seus secretários por longo período, exemplo disso foi à saída do secretário anterior, Roberto Beltrão, que permaneceu no cargo por poucos meses. Qual seria o imbróglio, então?
A mudança na pasta da saúde ocorre em um momento delicado. Políticos mais próximos do PSDB se agitam na esperança de indicar o nome do próximo secretário. Partidários afirmam que a decisão será exclusivamente da prefeita.