sábado, 5 de setembro de 2009

DENÚNCIA ANÔNIMA LEVA TRAFICANTES À PRISÃO

'
'
Uma denúncia anônima levou a equipe de policiais civis, sob coordenação da delegada Andrezza Franco, superintendente regional do Baixo-Tocantins, a prender em flagrante Renato Pereira Rodrigues, o 'Pepolho', 22 anos, e Rosângela Pereira, 30 anos, no bairro São Lourenço, em Abaetetuba, nordeste paraense. Com eles, os agentes apreenderam drogas, material usado para confeccionar as petecas de cocaína, objetos de valor, dinheiro resultante da venda de entorpecentes e uma nota de dez reais falsa. A casa fica situada na rua Paraíso, naquele bairro.
De acordo com a delegada, os policiais encontraram também no local dois adolescentes, que eram 'usados' pelos traficantes para vender as drogas. Ao todo, na casa, os agentes apreenderam 47 gramas de pedra de óxi; 29 petecas de cocaína; R$ 402 em espécie, uma balança de precisão, plásticos de cor preta, linha de costura, uma colher e uma câmera fotográfica, além da cédula falsa.
Denúncias repassadas à Polícia Civil deram conta de que, no imóvel, um grupo de pessoas consumia e comercializava entorpecentes. A equipe de policiais seguiu para o local, onde confirmou a denúncia. As drogas e os objetos apreendidos foram encontrados no forro e no saguão da residência. Os dois suspeitos foram apresentados na sede da Superintendência Regional do Baixo-Tocantins, em Abaetetuba, onde foram autuados em flagrante pelo delegado Délcio Costa Santos e pelo escrivão Wallace Batalha, por tráfico de entorpecentes, associação ao tráfico, corrupção de menores e uso de moeda falsa. A mulher será transferida para o Centro de Recuperação Feminino, em Ananindeua, na Grande Belém.
'

SALVE! Chegamos à primeira página do Google!

'
'
Confira: Digite simplesmente "Abaetetuba" (sem aspas) na pesquisa normal do Google (www.google.com.br), então, você verá nosso Blog na primeira página.

'
'
Dedicamos essa conquista a todos os Leitores que fazem do Folha de Abaetetuba o Blog da Comunidade Abaetetubense.
'
'
Nosso muito OBRIGADO!
'
'
E Boa Leitura!
'
'

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

TÁ "ROLANDO" NA JUSTIÇA - PARTE I

'

Em 2008, o Partido dos Trabalhadores impetrou um Processo Eleitoral (de nº 631/2008) na 7ª Zona Eleitoral de Abaetetuba, contra a Coligação do Partido PSDB. A ação tinha como motivo a acusação de supostas promessas de campanha (nas Eleições de 2008), como: construção de escolas, asfaltamento de ruas, doações de terrenos, entre outros, no Bairro do Mutirão, em uma área de invasão. Foram citados no processo: a prefeita , o vice, o atual secretário de administração, o vereador Chita e o ex-verador Helton. Na época, o Juiz da 7ª Zona Eleitoral julgou a ação improcedente, pois entendeu que o caso não se enquadrava nas hipóteses que sustentariam a tomada de procedimento para uma ação de investigação eleitoral, arquivando o processo.
Não satisfeito, o partido dos trabalhadores, recorreu da decisão do Juiz da 7ª Zona Eleitoral ao Tribunal Eleitoral do Estado, que acatou o pedido por maioria de votos. Com isso, o processo foi reaberto e atualmente encontra-se em fase de instrução, com recursos sendo impostos de ambos os lados.
'
O Blog acompanha o Processo e manterá os Leitores informados a respeito do assunto.
'



DICA DOS UNIVERSITÁRIOS!

'
'

'
'


Está aqui uma idéia que pode ser adotada pelo governo, escolas particulares e entidades afins.
'

'

'

EDUCAR BRINCANDO: ENSINAR MATEMÁTICA, UTILIZANDO BRINQUEDOS DE MIRITI NAS SÉRIES INICIAIS

'
A humanidade vem precisando cada vez mais da matemática, principalmente a maneira que vem se ensinando nas escolas, e hoje temos o maravilhoso prazer de apresentar uma nova proposta pedagógica para ser aplicada em sala de aula com nossos alunos das séries iniciais. Através de uma breve pesquisa de campo,levantamento bibliográficos e embasamentos teóricos,verificamos que se pode trabalhar com os brinquedos de miriti para ensinar matemática dentro da sala de aula de uma forma mais lúdica,onde os alunos poderão despertar interesse em aprender, pois o aspecto lúdico desperta o interesse e a motivação para a aprendizagem.

Ensinar a criança de maneira mais dinâmica é buscar cada vez mais o seu interesse,os brinquedos de miriti é um instrumento facilitador no ensino da matemática de forma diferente do que a escola está acostumada a ver desta forma proporcionar uma aprendizagem prazerosa para a criança,ao mesmo tempo em facilita o trabalho do educador, através dos brinquedos pode ser feita facilmente, uma investigação do modo de pensar dos alunos,para ajudá-lo a, compreender os conteúdos escolares e superar suas dificuldades.




'
OBJETIVOS:



1. Dinamizar e organizar a pratica docente através de fundamentação teórico-metodológica;

2. Utilizar recursos alternativos para as confecções e aplicações de materiais didáticos específicos;

3. Possibilitar a vivencia do aluno para a construção própria do conhecimento através da linguagem matemática e o brinquedo de miriti, como instrumento facilitador para compreender as figuras geométricas e suas unidades de comprimento;
4. Construir uma nova instrumentalização no que diz respeito a avaliação escolar, priorizando a qualidade e não a quantidade do ensino da matemática;
5. Apresentar através da matemática a forma lúdica de ensinar conteúdos na sala de aula, através de brinquedos;


'
O Projeto é de:

'
Cyntia de Nazaré da Costa Furtado, 29 anos
Licenciatura Plena em Matemática
Pós-graduação em Ciências e Matemática pela UFPA


'
Mais detalhes em: http://www.webartigos.com/authors/9600/cyntia-furtado


'

...FOI EM IG. MIRI, MAS PODERIA TER SIDO AQUI!

'
'
FOTO: TV Bandeirantes (Programa Conexão)

Todo cuidado ao andar em sua motocicleta pela periferia de Abaetetuba, principalmente a noite.

A Polícia Civil de Abaetetuba, encontrou, nesta terça-feira (1°), a motocicleta roubada do mototaxista Abraão de Souza Batista. A vítima foi assaltada e morta a tiros na estrada de acesso à localidade de Vila Maiuatá, zona rural de Igarapé-Miri. O crime aconteceu na última sexta-feira, 28. Os dois autores do crime são os primos Edgar dos Santos Lima, 22, e um adolescente de 17 anos, que confessaram envolvimento no latrocínio (roubo seguido de morte). O veículo foi encontrado por uma equipe de policiais civis da Superintendência Regional do Baixo-Tocantins enterrada às margens do rio Tucumanduba, em Abaetetuba.O veículo foi levado para o sítio de familiares dos acusados. Em depoimento colhido pela delegada Andrezza Franco, superintendente regional do Baixo-Tocantins, Edgar acusou o menor de idade de ser o autor dos disparos contra a vítima e de ter planejado o crime. Também interrogado, o adolescente confessou ter tomado a decisão de assaltar a vítima para roubar a motocicleta. Armado com um revólver, ele rendeu a vítima e desferiu três tiros. O laudo de necropsia no corpo de Abraão mostrará quantos tiros atingiram o mototaxista.
Após o crime, os dois fugiram no veículo. Em seguida, os dois ameaçaram o dono de uma rabeta para obrigá-lo a fazer a travessia da motocicleta roubada em direção ao rio. As investigações continuam sob presidência do delegado Gilvandro Barbosa, de Igarapé-Miri. Com a prisão de Edgar, o inquérito tem prazo legal de até 10 dias para ser concluído e enviado à Justiça. A motocicleta está recolhida na sede da Superintendência Regional do Baixo-Tocantins, em Abaetetuba, e será encaminhada para perícia.
(Fonte: Polícia Civil do Pará)

Abaetetuba sedia o V Encontro do Programa de Proteção a Defensores de Direitos Humanos

'
'
Foto: Max Souto


Apresentar o Programa Estadual de Proteção a Defensores de Direitos Humanos - PEPDDH na região, divulgar a atuação dos defensores de direitos humanos e construir uma rede solidária local de apoio à execução do programa, estes foram os objetivos do V Encontro Regional do Programa Estadual de Proteção a Defensores de Direitos Humanos - PEPDDH/PA promovido pela Defensoria Pública do Estado do Pará e que aconteceu no município de Abaetetuba.


Em Abaetetuba, o encontro foi realizado em formato de audiência, no auditório do Ministério Público do município, onde participaram representantes da Administração Estadual do Meio Ambiente - Adema; do Assentamento Ilha Pakuru; da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE; da Associação Milton Melo; da Casa dos Conselhos de Abaetetuba; do Conselho Tutelar; do CRAS Quilombola; da Pastoral da Criança; da Pastoral do Menor; das Polícias Civil e Militar; da Prefeitura Municipal; da Secretaria de Obras de Abaetetuba; da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento – SEMAGRI; da Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.


Na ocasião, o Defensor Público Geral, Antônio Cardoso ressaltou que o Programa Estadual de Proteção a Defensores de Direitos Humanos tem relação direta com a missão institucional da Defensoria Pública. “Sei que aqui no município de Abaetetuba existem defensores de direitos humanos muito empenhados e atuantes em suas causas. Nós estamos trabalhando para garantir a defesa dos seus direitos e a nossa atuação está demonstrando uma grande preocupação com o drama vivenciado pelos defensores em situação de risco e vulnerabilidade”, assegurou ele.


Leia a materia de Gilla Aguiar na íntegra no link abaixo:

CASO ADOLESCENTE: PROCESSO EM FASE FINAL DE DEPOIMENTOS

'
'

Clique na imagem para ler na íntegra.
Fonte: Jornal O Liberal

terça-feira, 1 de setembro de 2009

QUEM É O CHEFE DA SETRAN EM ABAETETUBA?

'
'
Quer entender o porquê da pergunta, então clique AQUI! Ou então visite:
'
http://hiroshibogea.blogspot.com/2009/09/curva-sinuosa.html
'
'

VALE A PENA CONFERIR!

'

Aumente o som e contemple as belezas de Abaetetuba!

'

SIGA O BLOG!!!

'
'

Basta você clicar AQUI. Leva somente um minutinho. Queremos ter você, amigo leitor, como usuário registrado! Não quer dizer que precise assinar todos os comentários. Afinal, vivemos em uma nação democrática e livre. Aqui a escolha será sempre sua. Um abraço e boa leitura!
'
'

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

HOMENAGEM AO ENGENHO DO PACHECO!

'
'
Foto: Panorâmio (Angelo Paganeli)

'
'

Diz a história que antigamente, no Brasil, para se ter o melado, os escravos colocavam o caldo da cana-de-açúcar em um tacho e levavam ao fogo. Não podiam parar de mexer até que uma consistência cremosa surgisse.
Porém um dia, cansados de tanto mexer e com serviços ainda por terminar, os escravos simplesmente pararam e o melado desandou.
O que fazer agora?
A saída que encontraram foi guardar o melado longe das vistas do feitor. No dia seguinte, encontraram o melado azedo fermentado. Não pensaram duas vezes misturaram o tal melado azedo com o novo e levaram os dois ao fogo.
Resultado: o "azedo" do melado antigo era álcool que aos poucos foi evaporando e formou no teto do engenho umas goteiras que pingavam constantemente. Era a cachaça já formada que pingava.
Daí o nome "PINGA". Quando a pinga batia nas suas costas marcadas com as chibatadas dos feitores ardia muito, por isso deram o nome de "ÁGUA-ARDENTE".
Caindo em seus rostos escorrendo até a boca, os escravos perceberam que, com a tal goteira, ficavam alegres e com vontade de dançar. E sempre que queriam ficar alegres repetiam o processo.
(História contada no Museu do Homem do Nordeste ).
Moral da história: Não basta beber, tem que conhecer!

PARTICIPE DA ENQUETE!

'
'
Vote na enquete... Por enquanto a disputa está sendo acirrada para quem irá ao segundo turno!
'
'

DELEGADA DIZ QUE MP E JUSTIÇA SABIAM DO CASO DA MENOR COM OUTROS PRESOS NA CADEIA

'
'
"[...]A presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Pará, Maria do Perpétuo Socorro Picanço, defendeu os policiais afastados da delegacia de Abaetetuba, onde a menina L., de 15 anos, ficou mais de vinte dias numa cela com 20 homens, afirmando que a Justiça foi comunicada da prisão dela, assim como o Sistema Penal, mas nada foi feito para tirá-la daquele local. O Ministério Público também não foi poupado: 'como fiscal da lei, o órgão tem a obrigação legal de fiscalizar as carceragens nas delegacias de polícia, mas também não agiu. Maria do Socorro pediu que os envolvidos façam 'um mea culpa' e que sejam chamados à responsabilidade todos aqueles que, 'por ação ou omissão', contribuíram para que essa situação acontecesse hoje no Pará. Obviamente, segundo ela, a corda está arrebentando do lado mais fraco, que é justamente o dos delegados de polícia. Em entrevista a O LIBERAL, a delegada considerou 'precipitado' o afastamento de quatro delegados, dizendo ter havido 'cinismo' das autoridades que declararam desconhecer os fatos..."
Detalhes: http://www.orm.com.br/oliberal/interna/default.asp?modulo=247&codigo=303582

PROJETO ESCOLA DA VIDA DE ABAETETUBA RECEBE INSTRUMENTOS

'
'
Os alunos do Projeto Social Escola da Vida do 15° Grupamento Militar de Abaetetuba receberam no último sábado (22), uma grande surpresa da Prefeita do município, Francinete Carvalho. A prefeita juntamente com outras autoridades civis e militares foram pessoalmente entregas aos alunos Instrumentos de Banda Musical.

Durante a entrega as crianças fizeram diversas apresentações e homenagens, em comemoração ao dias dos pais e agradecimento a Prefeitura de Abaetetuba, como recitações de poesias, cânticos, tocando flautas e jogando Capoeira, deixando a prefeita do município bastante comovida.

O Projeto ESCOLA DA VIDA em Abaetetuba trabalha com 120 crianças, em dois turnos (manhã e tarde) todas selecionadas por assistentes sociais da Prefeitura, que tem como critério de seleção que elas sejam de famílias de baixa (ou nenhuma) renda, que estejam estudando, e que, antes de freqüentar o Projeto se encontravam em risco social.

Além de instruções militares como ordem unida, noções de primeiros socorros e combate a Incêndio e nós e amarrações, as crianças participam de reforço escolar, ministrado por professoras da Prefeitura Municipal e, também de aula de Educação cristã, capoeira, música e a prática de esporte. Mas para acompanhar essas intensas atividades é preciso que cada um esteja bem alimentado, por isso são oferecidas duas refeições, como: café da manhã e lanche.
De acordo com Nonato Lobato, militar do 15°GBM, os instrumentos têm grande valia para os alunos do Projeto. Eles já tinham aula de música, porém agora com a aquisição de novos instrumentos eles vão poder aprender a tocar Clarinete, sax, bumbo, prato, flauta, taról, pistão. “Sabemos que a música é um ótimo instrumento na formação de cidadãos, porém, mais que isso, quem sabe não é uma grande oportunidade para eles ingressarem nesta profissão”, afirma o militar.
Créditos: Larissa Wanzeler

POPULAÇÃO DEBATE O PLANO DO TOCANTINS EM IGARAPÉ-MIRI

'
'
As populações de Igarapé-Miri, Baião e Mocajuba participaram da segunda consulta pública para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Tocantins (PDRS), nesta quarta-feira, 26, em Igarapé-Miri. As principais demandas apresentadas ao plano foram: a recuperação da PA-151 que liga Igarapé-Miri a Mocajuba e Cametá; as construções das pontes de Igarapé-Miri e do rio Meruú e do hospital da região; e o incremento da produção de açaí com a implantação de uma fábrica de beneficiamento do produto.
O PDRS vai traçar a estratégia de crescimento socioeconômico para os próximos 20 anos, considerando as novas perspectivas que a região terá com o advento das eclusas de Tucuruí e da hidrovia do Tocantins. O plano também vai contemplar as demandas do Planejamento Territorial Participativo (PTP), que antecedeu o processo de elaboração do Plano Plurianual 2008/2011 regionalizado. A região do Tocantins possui 655.955 habitantes distribuídos em 11 municípios, numa área de 35.838 km².
O secretário de Estado de Integração Regional, André Farias, que representou o Governo do Estado junto com o secretário de Estado de Planejamento, José Júlio Lima, informou que o Governo iniciou as obras na PA-151, no trecho de Baião a Mocajuba, e garantiu que vão prosseguir até a conclusão da rodovia. Quanto às pontes, ele garantiu que serão construídas a partir do primeiro semestre de 2010: "O projeto inicial das pontes de Igarapé-Miri e do Meruú teve que ser refeito para garantir a navegabilidade que se tornará possível com as eclusas e a hidrovia. Precisamos de pontes mais altas", detalhou. Quanto ao Hospital Regional, a construção no trevo de Abaetetuba deve começar em pouco tempo, segundo Farias, pois o governo já desapropriou a área e vai abrir a licitação para o início da obra.
Cerca de 300 pessoas participaram do evento, entre elas, os prefeitos de Igarapé-Miri, Roberto Pina, e Baião, Nilton Farias, o ‘Saci'; e os presidentes das Câmaras Municipais de Igarapé-Miri, Miguel Dilson, o ‘Jay', e de Mocajuba, Rosalvo Sacramento, que representou o prefeito; além dos membros do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), Rogério Borges, e da Eletronorte, Carlos Yassuo. Também estiveram presentes lideranças sindicais, empresariais, de associações, de colônias de pescadores, de consórcios públicos e de outros movimentos sociais.
Nilton Farias lembrou que, este ano, alguns municípios enfrentaram situação de emergência devido às fortes chuvas e, por isso, pediu agilidade no investimento de infra-estrutura das cidades, especialmente a reconstrução pontes e estradas, para o escoamento da produção de pimenta-do-reino de Baião.
Borges, do MDA, apontou o biodiesel como uma das possibilidades de investimento para a região, que possui grande plantação de dendê. Já Yassuo ressaltou que a conclusão das eclusas, em 2010, vai possibilitar a navegabilidade e, com isso, impulsionará uma nova realidade socioeconômica à região.
O presidente da Associação Comercial de Igarapé-Miri, João Araújo Gonçalves, também apostou no PDRS para alavancar o desenvolvimento da região, conforme disse. Enquanto Yassuo comemorou a realização das consultas, que garantem a democracia na elaboração dos planos.
A consulta pública de Igarapé-Miri foi antecedida pela do Moju, que reuniu as populações desse município e também de Abaetetuba, Acará, Barcarena e Tailândia. A próxima consulta pública do PDRS do Tocantins será na sexta-feira, 28, em Cametá, onde também participarão os moradores dessa cidade e também de Limoeiro do Ajuru e Oeiras.
A elaboração dos PDRSs do Tocantins, Xingu (já concluído) e do Lago de Tucuruí (cujas consultas públicas iniciam em setembro) têm o apoio da Eletronorte. O trabalho reúne as etapas de diagnóstico e levantamento de informações regionais; sistematização das ações previstas para a região pelos diversos órgãos federais, estaduais e municipais; realização de oficinas e consultas públicas; articulação de sujeitos e instituições de influência na organização e na gestão das regiões e territórios; na busca de um modelo de desenvolvimento que priorize a integração regional; o planejamento participativo; e a impulsão do empreendedorismo para a diminuição da pobreza e das desigualdades sociais.
O Blog, então, pergunta? Qual o critério usado pelo Governo do Estado para escolher o local de realização das consultas públicas regionais?
Algum internauta etento, então, responde: ÉÉÉ OOO PPPOOOLLLIIITTTIIICCCOOOOO!!!!