sexta-feira, 28 de agosto de 2009

SAÚDE EM PAUTA: ABAETÉ, BELÉM E REGIÃO!

'
'


O setor saúde do município vai "mal das pernas"!
Somando este fato às crises noticiadas nos prontos socorros da capital e nos próprios hospitais regionais de referência do Estado, configura-se uma crise geral na área da saúde em nossa região. Os sindicatos lamentam a grande insatisfação dos servidores da saúde. E quem paga “o pato” dessa estória, como sempre, é a população.

O Blog já havia mencionado que a saúde vem sendo o “Calcanhar de Aquiles” da gestão atual. A situação permanece semelhante. Com isso, as conversas de bastidores referentes a mudança de secretariado, na gestão municipal, emergem com a força de uma “pororoca”.

Um ditado bastante popular diz que na (falta de) saúde “nada pode esperar!”.

PARA OS(AS) AMIGOS(AS) E OS(AS) AMANTES DO BLOG

'
'
Dez coisas que levei anos para aprender...

Luis Fernando Veríssimo (adaptado):

1. Uma pessoa que é boa com você, mas grosseira com o garçom, com empregados ou funcionários, não pode ser uma boa pessoa. (Esta é muito importante. Preste atenção, pois nunca falha).

2. As pessoas que querem compartilhar as visões religiosas delas com você, quase nunca querem que você compartilhe as suas com elas. (Está cheio de gente querendo te converter! Pura verdade!!!).

3. Ninguém liga se você não sabe dançar. Levante e dance. (Na maioria das vezes quem está te olhando também não sabe dançar! Então tá valendo! Se não começar, não aprende!).
4. A força mais destrutiva do universo é a fofoca. (Deus deu 24 horas em cada dia para cada um cuidar da sua vida e fazer coisas boas, mas tem gente que insiste em fazer hora-extra na ruindade!).

5. Não confunda sua carreira com sua vida. (Aprenda a fazer escolhas!).

6. Jamais, sob quaisquer circunstāncias, tome um remédio para dormir e um laxante na mesma noite. (Quem escreveu deve ter conhecimento de causa! Eu, particularmente, não sei o resultado!).

7. Se você tivesse que identificar, em uma palavra, a razão pela qual a raça humana ainda não atingiu (e nunca atingirá) todo o seu potencial, essa palavra seria 'reuniões'. (Onde ninguém se entende... Com exceção das reuniões que acontecem em barzinhos, botecos, cafés...)

8. Há uma linha muito tênue entre 'hobby' e 'doença mental'. (Ouvir música é hobby... No volume máximo às sete da manhã pode ser doença mental!).

9. Seus amigos de verdade amam você de qualquer jeito. (Que bom!)

10. Lembre-se: nem sempre os profissionais graduados são os melhores, por isso dê chance às pessoas. Um amador construiu a Arca. Um grande grupo de profissionais construiu o Titanic. (É Verdade!).

"Guardar ressentimentos é como tomar veneno e esperar que outra pessoa morra". (William Shakespeare).

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

O BLOG NÃO PODERIA DEIXAR ESSA DE FORA!!!

'
'
ESSA FOI PRA HISTÓRIA DO BRASIL!!!


Suplicy: "Cartão mostrou que maioria dos brasileiros quer saída de Sarney". O senador deu cartão vermelho ao presidente da Casa na terça em plenário. Ele disse que queria transmitir a mensagem a Lula e a Berzoini.

Em entrevista a Terra Magazine, logo ao deixar a tribuna do Senado, Eduardo Suplicy (PT-SP) afirma que mostrou o "cartão vermelho" para o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), porque o povo brasileiro entende a linguagem do futebol.

- Ficaram bravos porque sabem que se trata de um símbolo compreendido com muita clareza pelo povo brasileiro. É da democracia que tenham discordado de mim... A discordância foi um tanto brava porque sabem que o povo brasileiro compreende muito bem os símbolos e a linguagem do futebol - declarou o senador, ainda ofegante.

Suplicy diz que tomou a decisão ao perceber que o senador Sarney não se licenciaria para contrapor as denúncias.
- ... O Conselho de Ética arquivou as recomendações, arquivou os recursos. A maneira clara era mostrar um símbolo que o juiz mostra ao jogador indisciplinado.
O petista justifica a exaltação nada compatível com seu temperamento porque o senador Heráclito Fortes (DEM-PI) disse, também aos berros, que ele não "estava sendo sincero".
- O presidente Lula quer muito que eu compreenda suas razões e, pela maneira como eu formulei meu discurso, vai me compreender melhor - acredita Suplicy.
Ele também falou dos comentários feitos na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, nesta quarta-feira (26), sobre o cartão vermelho. "As manifestações na CCJ são uma prova de que todos entenderam a mensagem", disse Suplicy. Na comissão, enquanto Suplicy concluía um pensamento sobre reforma eleitoral, o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) provocou: "Senador Suplicy, acelere a sua fala, senão teremos que dar cartão vermelho para o senhor nesta comissão".

O Senador Wellington Salgado (PMDB-MG), que sempre defendeu Sarney, perguntou a ele se ia receber um cartão vermelho também, ao que Suplicy respondeu que daria uma cartão azul ao colega. O senador Pedro Simon (PMDB-RS), crítico de Sarney, disse então que Salgado merecia um cartão amarelo.
Berzoini
Suplicy também contou que o presidente do PT, Ricardo Berzoini, se negou a dar a mão a ele na terça à noite quando foi cumprimentá-lo e reiterou que sempre deixou claro que era contra o arquivamento das ações contra Sarney. Ele afirmou ter telefonado para o presidente do PT depois de ler a carta que orientava os parlamentares petistas votar pelo encerramento das representações.

“De pronto eu telefonei ao Berzoini para dizer que o Mercadante (líder do PT) nos aconselhou a votar livremente, de acordo com nossa consciência. E eu avisei que se chegasse a mim como 3º suplente, votaria pela investigação”.

Opinião do Blog (Rapidinha):

....Isso é Brasil minha gente! Ainda há muita desinformação entre a população, sobretudo eleitores. Um dia desses distraído, em um estabelecimento comercial do município, percebi dois idosos humildes conversando. Um deles dizia "Já pensou o que estão fazendo com aquele pobre homem, ele é uma pessoa boa, honesta, um santo...".


E você amigo leitor? Deixe seu comentário relatando pra quem você daria um "cartão vermelho"... até maior que o do Suplicy!

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EM PAUTA

'
'

Abaetetuba realiza desde ontem (26), na Barraca de Nossa Senhora da Conceição, a Conferência Municipal de Educação. O evento é organizado pela SEMEC e têm a participação de vários órgãos e entidades ligados direta e indiretamente à educação no município. O tema central é o seguinte: "Construindo o Sistema Nacional Articulado de educação: o Plano Nacional de educação, diretrizes e estratégias de ação".
Com os diversos segmentos da comunidade escolar representados, a Conferência pode ser o braço direito da gestão municipal na melhoria da qualidade do ensino. Atualmente, o município não conta com o Conselho Municipal de Educação, que tem sua formação prevista em Lei, sendo uma das instituições oficiais do Sistema Municipal de Ensino, que assume responsabilidade compartilhada com os órgãos do Poder Executivo Municipal (Secretaria Municipal de Educação, Delegacias Regionais de Ensino, Escolas etc.) para cumprimento do que estabelece a LDB.
(Como além de Jornalista, tenho fascínio em ser PROFESSOR*) vou justificar que a preocupação com a questão do Conselho Municipal de Educação é decorrente da configuração de uma sociedade democrática, em proveito da qual a discussão sobre a educação a ser oferecida poderia provir de uma gestão participativa. O debate acerca das políticas educativas em nosso município é extremamente oportuno, pelos pressupostos de participação, “descentralização” e normas de gestão democrática na Educação Básica.
Tradicionalmente, os Conselhos são considerados de naturezas consultiva, normativa e deliberativa. Com a concretização do princípio constitucional da gestão democrática, os CME’s incorporam, também, as funções propositiva, mobilizadora, de acompanhamento, fiscalização e de controle social.
Na Conferência de Educação também serão eleitos delegados para representar o município na Conferência Regional e Educação, que provavelmente deve ocorrer, também, aqui em Abaetetuba.


(* Ref. Blog “N.A.”)


“Se eu vi mais longe, foi por estar de pé sobre ombros de gigantes." (Isaac Newton)

PS.: Citando Newton creio que já posso ser considerado um Professor de Física.

Um grande abraço a todos e boa leitura!

NÃO SEI SE É VERDADE, POR ISSO DEIXEI APENAS O LINK...

'
'
http://ucho.info/senador-do-psol-paga-r-150-por-corte-de-cabelo

O que vocês acham?

UM POUCO DE CULTURA EM POESIA:

'

Indicação do FolhadeAbaetetuba.blogspot.com:

“Maravilhosas ilhas

Marulhosas quilhas

Cítaras cítaras si

Feitas de mar e ilhas(…)

Marilhas martírios

Calmas filhas

Cal marias do amor

Maravilhas”

'

Você gostou e quer conhecer o autor desta poesia, visite o Blog: http://www.blogdosarafa.com.br/?p=3477

Tem muita coisa legal lá, aproveite e boa leitura!

Juiz finalizará fase de oitiva de testemunhas de acusação no processo que respondem policiais de Abaetetuba

'
'
Nesta quarta-feira, 26, o juiz ouve em depoimento a mãe da adolescente que ficou detida na mesma cela com presos do sexo masculino
O juiz Daniel Ribeiro Dacier Lobato, da 3ª Vara Criminal de Abaetetuba, retomará nesta quarta-feira, 26, os depoimentos de testemunhas referente ao processo a que respondem integrantes da Polícia Civil acusados de responsabilidades no caso da adolescente que permaneceu presa em uma mesma cela junto com detentos do sexo masculino. Entre as testemunhas, será ouvida amanhã a mãe da adolescente, Francicléia Alves. No próximo dia 31 de agosto, a juíza Maria Clarice Andrade será a ultima testemunha de acusação a ser ouvida.
A audiência ocorreria no dia 4 do mês corrente, mas foi adiada pelo magistrado devido à ausência do representante do Ministério Público, intimado para o ato, com as devidas formalidades legais. O magistrado também está no aguardo da Carta Precatória encaminhada à Justiça do Distrito Federal para a oitiva da vitima, que está sob proteção oficial.
Somente após ouvir todas as testemunhas de acusação, o magistrado poderá dar início à tomada de depoimentos das testemunhas de defesa. Totalizando mais de 90 testemunhas, cada réu terá direito a apresentar até oito testemunhas.
O texto é contribuição de: Marinalda Ribeiro e Mariáh Paes

ACUSADO DE TRÁFICO DE DROGAS É PRESO EM ABAETETUBA

'
'
INVESTIGAÇÕES levaram a equipe policial a identificar e localizar homem que pode ter envolvimento em roubos


Policiais civis, da Superintendência Regional do Baixo-Tocantins, prenderam em flagrante, nesta terça-feira (25), José Antônio Reis Bittencourt, conhecido por “Cota”, acusado de praticar tráfico de drogas em Abaetetuba, nordeste paraense. Com ele, drogas e objetos roubados foram encontrados. Ele também é suspeito de envolvimento com assaltantes que agem na região. Na casa dele, os agentes apreenderam uma arma de brinquedo, capacetes e roupas de moto-taxista que podem ter sido utilizados em roubos. A prisão dele resultou de investigações realizadas pela equipe policial sob comando da delegada Andrezza Franco. Os policiais iniciaram levantamentos após assaltos ocorridos no município. Durante as apurações, os investigadores da unidade policial identificaram um suspeito de envolvimento com os autores dos roubos.

José Antônio foi localizado e abordado em casa, situada na periferia da cidade. No momento da abordagem policial no imóvel, cordões e telefones celulares roubados das vítimas foram recuperados. Foram encontrados na gaveta de um criado-mudo 60 papelotes de cocaína, bem como, bicarbonato de sódio e um pacote com pedra de “óxi” usados no refino da droga. “Cota” foi autuado pelo delegado Paulo David Raiol pelo crime de tráfico de entorpecentes e está recolhido à disposição da Justiça para responder pelo crime. Ele também será investigado pelas suspeitas de envolvimento com assaltantes. As investigações para identificação e prisão de outros criminosos envolvidos em crimes no município e na região continuam e novas prisões serão realizadas brevemente.

ESTADO PODERÁ ENFRENTAR SURTO DE DOENÇA DE CHAGAS

'
'
Entre março e agosto deste ano, o Instituto Evandro Chagas, atuando em colaboração com a Secretaria de Saúde do Estado, identificou 22 casos agudos de doença de Chagas no Pará. Ao dar ontem a informação, o pesquisador-chefe do laboratório de doença de Chagas do IEC, Aldo Valente, ressaltou que o surto com maior número de casos ocorreu numa comunidade rural do rio Mutuacá, no município de Curralinho, extremo sul da ilha do Marajó.

Naquela localidade, segundo o pesquisador, foi acometido um grupo de 14 pessoas, com transmissão provavelmente associada à ingestão de açaí consumido de uma única fonte. Os pacientes, com sintomas gerais de febre prolongada, cefaleia, calafrios e mialgia (dor muscular), tiveram suspeita inicial de malária. Eles receberam atendimento inicial no Hospital Municipal de Curralinho e depois foram encaminhados à Sespa e ao Instituto Evandro Chagas, em Belém, para confirmação diagnóstica e tratamento.

Informou Aldo Valente que o Instituto Evandro Chagas, a Secretaria de Saúde do Estado e a Secretaria Municipal de Curralinho estiveram no local e estão investigando os casos. Todos os pacientes diagnosticados no IEC, em Curralinho e em outros municípios do Pará, conforme frisou, estão sendo tratados de acordo com o protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde e acompanhados no Hospital das Clínicas em colaboração com a Sespa.

Os demais casos da doença de Chagas, conforme ressaltou o pesquisador-chefe do IEC, foram registrados nos municípios de Paragominas, Belém, Moju, Castanhal, Abaetetuba e Barcarena. Aldo Valente fez a ressalva de que os dados disponibilizados pelo Evandro Chagas podem não ser exatamente os mesmos contabilizados pela Secretaria de Saúde. A hipótese de divergência nos números, segundo Aldo Valente, deve ser admitida considerando-se que a Sespa trabalha possivelmente com uma casuística maior, contemplando casos que não tenham sido diagnosticados no IEC.

PREOCUPAÇÃO

A diretora do Instituto Evandro Chagas, Elisabeth Santos, se mostra preocupada com a situação. Esses surtos que pipocam em tantos lugares ao mesmo tempo, com um ou dois casos em cada lugar, costumam ser quase sempre, segundo ela, a “pontinha” de um iceberg. “Basta procurar”, disse Elisabeth Santos, acrescentando que os demais casos às vezes ficam sem diagnóstico e os pacientes podem até morrer.

A diretora do Evandro Chagas deixou claro que os casos registrados em Belém e nos municípios de Paragominas, Moju, Castanhal, Abaetetuba e Barcarena precisam ser ainda melhor investigados pelo Instituto. A direção e os pesquisadores do IEC trabalham com a hipótese de que também nestes casos a infecção tenha ocorrido por via oral, muito provavelmente pela ingestão do açaí contaminado pelo parasito Trypanosoma cruzi. Teme-se, por isso, que possa ser bem maior o número de pessoas infectadas, mas que não tiveram a confirmação diagnóstica e que por isso permanecem sem qualquer tratamento.

No ano passado, de 123 casos confirmados de doença de Chagas aguda confirmados no Brasil pelo Ministério da Saúde, 116 ocorreram na região Norte, sendo 92 somente no Pará e praticamente todos eles tendo transmissão oral, provavelmente associada à ingestão de açaí contaminado pelo protozoário causador da doença.
CRÉDITOS: Redação do Diário do Pará

ABAETETUBA ESTÁ ENTRE AS CIDADES COM A MAIOR QUANTIDADE DE DROGA APREENDIDA

'
'












Clique na imagem para ler a reportagem na íntegra.
Fonte: Jornal "O Liberal".

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Comente AQUI a Enquete!

'
Comente aqui a sua escolha na Enquete referente aos Canditados ao Governo do Estado do Pará.
'
'

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

1º - POLITICA, 2 º - CULTURA, 3º - LAZER, 4º - RELIGIÃO

'
'

Este foi o resultado da última enquete realizada com os nossos Leitores. Do total de participantes, 67% querem ler e discutir assuntos referentes à Política. Percebemos que os leitores do Blog são internautas com perfil politizado e que valorizam este assunto. O Blog dará ênfase a tais discussões nas postagens seguintes sem, contudo, desmerecer outros assuntos relevantes, como Cultura, Lazer, Esporte e Religião. Um abraço a todos e Boa Leitura!

POLÍTICA FERVE EM ABAETÉ, MAS ELEIÇÕES SÓ ANO QUE VEM.

'
'

A Política “ferve” no Brasil no governo Federal, ferve no Pará no governo Estadual e porque seria diferente aqui no governo Municipal? Em Abaetetuba, está fervilhando! Do Rio Maúba à ponta da Ilha do Capim, passando pelo Arienga e seguindo rumo ao Itanimbuca a politicagem “pulula” na terra do brinquedo de miriti. E olha que Abaeté é grande! Mas como mencionaria meu amigo Clóvis Cardoso: “Deixa eu ir tomar meu caribé, pra vê se pego uma ‘sustância’...” pra mais tarde entrar no assunto (...).

BREVE HISTÓRIA DOS PARTIDOS POLÍTICOS BRASILEIROS

'
'
'
Antecipando o Resultado da Enquete, vamos à Política (Enquete Parte I)
'

As primeiras agremiações políticas brasileiras surgiram em 1822, após a Independência.
As duas existentes na época do Império, os partidos Liberal e Conservador, tinham uma estrutura muito diferente da dos dias de hoje. Naquela época, os partidos tinham uma existência bastante informal, já que não havia uma legislação que regulamentava seu funcionamento nem a necessidade de registro da agremiação. As próprias candidaturas não dependiam de partidos para serem lançadas. Somente depois de empossado, o eleito escolhia o grupo parlamentar ao qual iria pertencer. Os dois partidos dominaram o Parlamento até por volta da década de 80 do século passado, quando entram em cena os grupos republicanos, que defendiam o fim da monarquia.
Esses grupos, mesmo após a proclamação da República, não conseguiram se fundir em um partido único, de caráter nacional. Daí o surgimento de vários partidos republicanos estaduais, por todo o Brasil. As decisões de caráter nacional se davam através de acordos regionais, que acabaram gerando a política do café-com-leite, através da qual Minas e São Paulo se revezavam na indicação dos presidentes da República, até 1930, quando foi interrompida pela Revolução dos Tenentes.
Os anos de 30 a 37 foram marcados pelo esvaziamento dos partidos republicanos e pelo surgimento de propostas alternativas, como a Ação Integralista, de extrema direita, liderada por Plínio Salgado, que chegou a ter cerca de 200 mil filiados, especialmente entre pessoas da classe média.
Em 1937, o presidente Getúlio Vargas fecha o Congresso e extingue todos os partidos políticos, situação que perdurou até 1945, com a redemocratização. Nessa época surgiram partidos como a UDN, o PSD e o PTB, de alcance nacional.
Ao lado dessas legendas, o quadro partidário brasileiro comportava outras de menor porte, como o PSP, que tinha base forte em São Paulo, o PR, o PRP, o Partido Libertador e o PSB, entre outros. Ao longo dos anos, ocorreu o enfraquecimento da UDN e do PSD e o fortalecimento do PTB, que começou em uma posição bastante inferiorizada em relação aos dois outros partidos e, por pouco, não chegou a ter o mesmo número de deputados que eles. Suas bases, inicialmente restritas praticamente ao Rio Grande do Sul e ao Rio de Janeiro, estavam espalhadas por todo o País em 1965, quando o Ato Institucional número 2 (AI-2) extinguiu os partidos políticos e criou em seu lugar a Aliança Renovadora Nacional (Arena) e o Movimento Democrático Brasileiro (MDB).
O fim do bipartidarismo, em 1980, abriu caminho para o retorno do País ao pluripartidarismo. A Arena se transformou no PDS, que em 1984 gerou o PFL. O restante do PDS se dividiu entre o PP e o PPR, que em 1995 voltaram a se agrupar, desta vez no PPB. Em 1987, o segmento mais à esquerda do PMDB abandonou o partido e fundou o PSDB. Da mesma forma, os dois partidos comunistas, o PCB e o PC do B, passaram ter vida própria fora da legenda do PMDB.
Do espólio do trabalhismo de Vargas, surgiram, na década de 80, dois partidos: o PDT e o PTB. A grande novidade nesse período de pluripartidarismo foi a fundação do PT, que teve como berço os sindicatos de trabalhadores do ABC paulista e, ainda hoje, é tido como a principal força de esquerda, embora o PSB seja uma legenda em ascensão que, em muito casos, disputa o mesmo eleitorado do PT. De dissidentes do PT, com um discurso tido como mais “radical” voltado ao socialismo, surgiu o (Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados) PSTU, que em seguida passou a compor a legenda PSOL (Partido Socialismo e Liberdade). Outros partidos com PR (Partido da Republica), PSC (Partido Social Cristão), PPS (Partido Popular Socialista), PV (Partido Verde), são siglas de origem recente que se encontram em pleno processo de expansão.

domingo, 23 de agosto de 2009

PARÁ DISPUTA O PRÊMIO ITAÚ/UNICEF

'
'
Vinte e seis projetos paraenses estão na disputa do Prêmio Itaú-Unicef, programa da Fundação Itaú Social e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Em sua oitava edição, a premiação recebeu inscrições de todo o País totalizando 1.917 projetos, 26 deles do Pará.
O prêmio é realizado a cada dois anos com o objetivo de reconhecer e estimular o trabalho de organizações sociais sem fins lucrativos que contribuem, em articulação com a escola pública e outras políticas, para a educação integral de crianças e adolescentes.
Com o tema Tempos e Espaços para Aprender, o prêmio estimula a reflexão sobre a diversidade de locais que ampliam as possibilidades para além do espaço escolar. A expectativa é a de que o resultado seja divulgado no mês de novembro, na capital paulista. O processo de análise e seleção dos inscritos já começou e tem o prazo de oito meses, contados a partir de 6 de abril de 2009, para divulgação dos vencedores. De acordo com a coordenação do prêmio, cada uma das organizações responsáveis por até quatro projetos vencedores nacionais receberá R$ 70 mil. Também será escolhido um grande vencedor, ao qual será entregue o valor de R$ 150 mil.
A inovação deste ano foi a abertura de inscrições em duas categorias: ONGs e Alianças. A categoria ONG é voltada para organizações não governamentais que desenvolvem projetos socioeducativos de atendimento direto a crianças e adolescentes de 6 a 18 anos, que foram iniciados antes de 25 de maio de 2008. Já na categoria alianças foi criada para organizações da sociedade civil, movimentos, grupos comunitários, escolas, órgãos públicos, iniciativa privada e outros que tenham como meta comum a educação integral de crianças e adolescentes. Em 2007 foram inscritos 1574 projetos, sendo 33 finalistas, dos quais 5 foram vencedores nacionais.
Estado aparece entre os semifinalistas
Na última edição do Prêmio Itaú o Pará conseguiu ficar entre os semifinalistas com projetos dos municípios de Belém, Abaetetuba, Barcarena, Ananindeua e Parauapebas. O projeto 'Ler o Mundo, Reescrever a Vida - Letramento', desenvolvido pela Associação Paraense de Apoio as Comunidades Carentes (APACC), foi um dos semifinalistas na categoria Grande Porte. O projeto foi criado em 2005 com o objetivo de contribuir para o enfrentamento das dificuldades de leitura e escrita de crianças moradoras do bairro do Tapanã, vinculadas às escolas públicas do bairro. Nestes anos mais de 400 crianças já foram atendidas. Todas com dificuldade de aprendizado, principalmente em ler e escrever. Os pequenos são encaminhados pelas escolas públicas do bairro e participam de oficinas de estímulo à leitura e escrita, 85% das crianças tem avanços no domínio da leitura e escrita, 90% melhoram seu desempenho escolar e 80% melhoram sua comunicabilidade e sociabilidade, por meio de ações de teatro, canto, música e dança. A Apacc surgiu em 1994, com o objetivo de enfrentar os problemas socioeconômicos dos bairros periféricos da cidade. De acordo com o coordenador executivo da Apacc, Daltron Paiva, a intenção não é apenas ensinar as crianças a ler e escrever, mas também mostrar como eles podem compreender a sociedade.
Dos 1.574 projetos inscritos na edição anterior, 175 foram selecionados como semifinalistas. Na 5ª etapa da seleção foram indicados 33 projetos finalistas, considerados premiados regionais. Destes 33 projetos, foram destacados os vencedores nacionais, escolhidos pela Comissão Julgadora constituída por representantes da Fundação Itaú Social, Unicef, Cenpec e instituições sociais. O grande vencedor nacional foi o 'Projeto Escola e Comunidade: Um diálogo Necessário', do Centro de Referência Integral de Adolescentes (Cria) de Salvador. Desde a edição de 2003, o processo seletivo, de abrangência nacional, ocorre em regionais que agrupam os Estados, de modo a considerar os diversos contextos do território brasileiro. O projetos vencedores regionais recebem, cada um, R$ 8.000,00, além de um computador e uma impressora.
A seleção é feita em fases, sendo que na primeira ocorre a distribuição dos projetos pelas nove regionais e a validação pelos critérios de acesso à premiação. Na fase seguinte, as ONGs são classificadas de acordo com o porte orçamentário (micro, pequeno, médio e grande porte), com o objetivo de assegurar que as ONGs concorram, nas fases regionais, com outras organizações que tenham perfil orçamentário semelhante. Na 3ª fase da seleção, os projetos são pontuados segundo os indicadores de Gestão para a Sustentabilidade. Ao final da 4ª fase, são selecionados até vinte projetos semifinalistas por regional. Na 5ª etapa, os projetos semifinalistas são avaliados pelo Comitê Técnico que indica os finalistas. Os projetos indicados recebem visitas de técnicos, concretizando a sexta etapa.
Associação assistencial espírita Lar de Maria terá visita técnica
Um dos projetos finalistas deste ano vem da associação assistencial espírita Lar de Maria, que recém completou 62 anos. O Projeto Educação para a Vida foi um dos selecionados entre outros 1.917 concorrentes na oitava edição do Prêmio. A entidade receberá uma visita técnica para, então, poder configurar entre os vencedores regionais.
No Projeto Educação para a Vida são atendidas crianças de 4 a 12 anos incompletos, em situação de vulnerabilidade social. São oferecidos jogos educativos para a socialização, interação, amizade e respeito mútuo, assim como habilidades motoras, valorizando o próprio desempenho em situações competitivas desvinculadas dos resultados, por meio do ato de brincar em grupo. Há também oficinas de dança, teatro, reforço escolar, esporte e 'papo cabeça'. Neste último, as crianças são levadas a refletir sobre temas relacionados à sua vivência de direitos e deveres sócio-políticos, como forma de prepará-las para o exercício da cidadania.
Desde sua fundação, há mais de seis décadas, a associação tem o foco sobre a família. Hoje, a instituição sustenta atividades educativas - como uma espécie de creche - para 108 crianças de até seis anos; há um espaço de convivência para 80 idosos, que recebem oficinas, ioga e cursos; apoio a grupos de Alcoólicos Anônimos; além das programações regulares para a família, dentre elas, os eventos doutrinários sobre o espiritismo.

DESTA VEZ, IMPUNIDADE É DESCARTADA

'
'
A Superintendência do Sistema Penal (Susipe) afastou na última semana 39 plantonistas do Presídio Estadual Metropolitano (PEM I), localizado em Marituba. Na última sexta-feira, cinco funcionários do PEM 1 foram exonerados. As decisões vieram para corrigir a falha na segurança da penitenciária, que possibilitou que, no último final de semana, uma adolescente de apenas 14 anos pernoitasse com um detento, suposto namorado. Ele ocuparia uma cela com mais dois homens.

Investigação na Susipe concluída e previsão de aplicação das regras do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Mas a pergunta ficou: repetição do caso da garota de Abaetetuba? Ficaremos outra vez com a impunidade?

Foram 19 horas passadas dentro de um presídio dito como de segurança máxima, e a menor acabou dormindo em PEM I. O caso da garota de Marituba pode estar distante da realidade do escândalo da adolescente de Abaetetuba, mas merece discussões em muitos setores, também pelos desdobramentos tomados.

Até que a justiça do Estado tome as medidas necessárias e corretas para o caso, representantes de movimentos sociais e de importantes instituições opinam. Para irmã Henriqueta Cavalcante, da Comissão e Justiça da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o fato surpreendeu.

Henriqueta acreditava que, pelo episódio da adolescente de 15 anos ter ficado com 20 homens numa cela na delegacia da cidade de Abaetetuba, algo parecido não se repetiria. “Essa situação me pegou de surpresa, pois tinha a situação de Abaetetuba, pensamos que não iria se repetir no Estado do Pará”, destacou a missionária.

A representante da CNBB não acredita em impunidade para os envolvidos no caso. “Acho que não vai ficar no esquecimento, tenho visto empenho muito grande do superintendente da Susipe. Que não aconteça mais um escândalo para o Estado”, enfatizou irmã Henriqueta. Ela, contudo, lamenta a decisão da justiça no caso da adolescente de Abaetetuba, que absolveu de responsabilidade muita gente, e diz que a resistência das entidades é importante na defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

A presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB, Mary Cohen também não acredita em impunidade. “Espero que não acabe em impunidade, pelo que acompanho nas notícias não vai, não”, diz Cohen. Para ela, se tivesse tido punição exemplar no caso da garota de Abaetetuba, outras situações de violência contra menores seriam desestimuladas.

DESESTRUTURAÇÃO

Por trás de mais um possível crime contra adolescentes, está a relação familiar e as ramificações desestruturadas entre pais e filhos. O que pensar de uma dinâmica de parentes, onde um integrante, ainda que consciente, passe uma noite dentro de um presídio? A primeira resposta poderá ser irresponsabilidade dos pais, mas a análise do caso é necessária. A psicóloga Niamey Granhen, especialista em desenvolvimento humano, e atuando a duas décadas

na terapia de famílias, mostra alguns caminhos para analisar o caso.

“A adolescência é um evento cultural, eles querem enfrentar a autoridade, é para autoafirmar. Cada história é uma história específica”, explica Niamey. Ela segue analisando, que para se evitar questões como a da menor não se pode perder de vista a relação pai-filho e os aspectos autoridade e acolhimento, que devem caminhar juntos. “Os pais têm que impor limite e regras, e assumir a função parental. Tem que testar o limite. A menina dormiu no presídio, mas poderia estar em qualquer lugar”, analisa.

Atualmente, os pais teriam perdido o “eixo de equilíbrio”, e não estariam dando conta dos aspectos pedagógico, biológico. Muitas relações familiares eram autoritárias. Contudo, hoje, assim como no caso da família da adolescente que aguarda a decisão da justiça para saber se fica com os pais ou não, precisam ser ressignificadas.
Créditos: Diário do Pará

BLOG "FOLHA DE ABAETETUBA" É SUCESSO DE PÚBLICO!!!

'
'

O Blog “Folha de Abaetetuba” orgulha-se em ser hoje em dia o veículo de informação mais acessado na Internet abaetetubense. A partir de março deste ano fomos indexados pelo Google (www.google.com.br), e já nos encontramos entre os primeiros lugares de pesquisa na Internet. Nesse período de alguns meses, estamos prestes a comemorar a marca de 10 mil acessos, o que corrobora a importância e credibilidade junto à população de internautas abaetetubense. Agradecemos a todos os usuários (anônimos e registrados) a confiança, assiduidade e participação que fazem do “Folha de Abaetetuba” o Blog da população abaetetubense.
Seguimos firmes na independência de opinião e no modelo democrático e participativo em postar aquilo que o leitor sugere!

Um abraço a todos!

ABAETETUBA ESTÁ ENTRE AS CIDADES COM MAIOR ÍNDICE DE RADIAÇÃO SOLAR

'
'

Clique na Imagem para Ampliar.
Creditos: Jornal "O Liberal"