quarta-feira, 19 de agosto de 2009

BOM HUMOR... DIZEM QUE ACONTECEU AQUI EM ABAETETUBA. ALGUÉM CONFIRMA?

'
'

'
Diz a estoria que...
'
Na cidade havia um senhor cujo apelido era Cabeçudo. Parece que o primeiro nome dele era Anderson. Nascera com uma cabeça grande, dessas cuja boina dá pra botar dentro, fácil, fácil, uma dúzia de Laranjas. Mas fora isso, era um cara pacato, bonachão e paciente. Não gostava, é claro, de ser chamado de Cabeçudo, mas desde os tempos do grupo escolar, tinha um chato que não perdoava. Onde quer que o encontrasse, lhe dava um tapa na cabeça e perguntava:- 'Tudo bom, Cabeçudo'?
O Cabeçudo, já com seus quarenta e poucos anos, e o cara sempre zombando dele. Um dia, depois do milésimo tapão na sua cabeça, o Cabeçudo meteu a faca no zombeteiro e matou-o na hora. A família da vítima era rica; a do Cabeçudo, pobre. Não houve jeito de encontrar um advogado para defendê-lo, pois o crime tinha muitas testemunhas. Depois de apelarem para advogados de Belém, São Paulo e do Rio, sem sucesso algum, resolveram procurar um tal de 'Zé Caneado', advogado que há muito tempo deixara a profissão, pois, como o próprio apelido indicava, vivia de porre. Pois não é que o 'Zé Caneado' aceitou o caso?
Passou a semana anterior ao julgamento sem botar uma gota de cachaça na boca! Na hora de defender o Cabeçudo, ele começou a sua peroração assim:
- Meritíssimo juiz, honrado promotor, dignos membros do júri.
Quando todo mundo pensou que ele ia continuar a defesa, ele repetiu:
- Meritíssimo juiz, honrado promotor, dignos membros do júri.
Repetiu a frase mais uma vez e foi advertido pelo juiz:
- Peço ao advogado que, por favor, inicie a defesa.
Zé Caneado, porém, fingiu que não ouviu e:
- Meritíssimo juiz, honrado promotor, dignos membros do júri.
E o promotor:
- A defesa está tentando ridicularizar esta corte!
O juiz:
- Advirto ao advogado de defesa que se não apresentar imediatamente os seus argumentos...
Foi cortado por Zé Caneado, que repetiu:
- Meritíssimo juiz, honrado promotor, dignos membros do júri.
O juiz não agüentou:
- Seu moleque safado, seu bêbado irresponsável, está pensando que a justiça é motivo de zombaria? Ponha-se daqui para fora antes que eu mande prendê-lo.
Foi então que o Zé Caneado disse:
- Senhoras e Senhores jurados, esta Corte chegou ao ponto em que eu queria chegar... Vejam que: se apenas por repetir algumas vezes que o juiz é meritíssimo, que o promotor é honrado e que os membros do júri são dignos, todos perdem a paciência, consideram-se ofendidos e me ameaçam de prisão... pensem então na situação deste pobre homem, que durante quarenta anos, todos os dias da sua vida, foi chamado de Cabeçudo!
Cabeçudo foi absolvido e o Zé voltou a tomar suas cachaças em Paz.
Mais vale um 'Bêbado Inteligente' do que um 'Alcoólatra Anônimo'!

BUFALO É REI E GARANTE SUSTENTO DE FAMÍLIAS EM ABAETETUBA

'
'
Seu Raimundo sai de casa todos os dias com os filhos, em busca de lenha
para a comunidade /M.CRUZ
'

Animal vence atoleiros, substitui eqüinos entre pequenos agricultores e quilombolas e vai puxar mandioca

'
ALTO ITACURUÇÁ, PA – Calmamente, seu Raimundo Sena Gomes, 57 anos, conduz o carro de boi cheio de lenha, puxado por "Negão", um búfalo com mais de meia tonelada de peso. O animal segue pela estrada de chão, indiferente aos pesquisadores da Embrapa e extensionistas da Emater que visitarão mandiocais em Alto Itacuruçá e Igarapé Miri, a 80 quilômetros de Belém.
Com nove filhos e dez netos, esse morador da Vila Nossa Senhora de Nazaré carrega feixes de cumatê e lacre, riqueza madeireira da região nordeste do Pará. Abastece a si próprio e aos seus irmãos quilombolas do município de Abaetetuba. Alguns filhos dele "viajam" com a lenha levada por esse primitivo meio de transporte, resistente ao progresso. Motocicletas começam a cruzar as estradas rurais do nordeste do Pará, a exemplo do nordeste, onde "aposentaram" os jegues.
Animal resistente, com capacidade de transformar alimentos pobres e inferiores em muita carne e muito leite, o búfalo parece ter aposentado os eqüinos, pelo menos nesse lugar. "Ele é uma fortaleza, moço, porque puxa carga até no meio da várzea", comenta Egídio dos Santos Gomes, 53, o "Zica", conhecido nas terras quilombolas e nos arredores.
Fecularia quer usar animal
Há décadas morador perto do rio Arapupuzinho, Egídio aprecia o trabalho do amigo Raimundo e é um dos participantes do projeto da roça sem fogo de mandioca. Seu Raimundo pouco conversa, mas o amigo e compadre é desses que servem de guia para os visitantes dos campos demonstrativos dos projetos da Embrapa.
– Tudo bem, seu "Zica"? - cumprimentam-lhe numa só voz extensionistas da Emater.
– Com a graça de Deus – ele responde sorrindo, se enturmando com os plantadores de mandioca. E conta tudo sobre plantas nativas, fala do calor e da luta dos quilombolas para que o Instituto de Terras do Pará (Iterpa) ponha fim a antigos litígios, meça os lotes de uma vez, corte as terras da Associação dos Remanescentes de Quilombos das Ilhas de Abaetetuba e as legalize com urgência.
O pesquisador Eduardo Jorge Maklouf de Carvalho e o extensionista Celso da Penha Gibson riem depois que a caminhonete da Emater atolou, 20 minutos antes, no meio de uma vala barrenta, por onde "Negão" passou soberbo, a menos de 5 Km por hora, fazendo seu dono exercitar a dose diária de paciência.
Os filhos do lenhador estudam numa escola rural. O mais velho tem 32 anos, o mais novo 18. Com certeza, não serão os futuros condutores do carroção. E quem será? Seu Raimundo não pestaneja:
- Pelo menos um neto vai ter que cuidar dos bichos. Aqui, o búfalo vai reinar por mais um bom tempo.
Alguém duvida? Durante almoço com os pesquisadores e extensionistas, Pedro Calil, 57, sócio-proprietário da única fecularia de mandioca da Amazônia, em Moju, elogiou o desempenho dos bubalinos do nordeste paraense. Se depender de Calil, a empresa incentivará as prefeituras e os pequenos agricultores a utilizar o animal para retirar cargas de mandioca de áreas isoladas. "É preciso levá-lo aonde não entram o caminhão e o trator", propõe.

'

'

COMUNIDADE RIBEIRINHA DE ABAETETUBA GANHA NOVA ESCOLA

'
'
'

A comunidade ribeirinha Rio Guajarazinho, distante 30 minutos de barco da sede do município de Abaetetuba, ganhará um novo prédio para funcionamento da escola municipal de ensino fundamental São João Batista. A inauguração acontecerá neste domingo (23).
A escola foi totalmente construída em alvenaria com recursos do Fundo de Desenvolvimento do Estado (FDE), destinados por emenda parlamentar do deputado estadual Miriquinho Batista, no total de R$ 270 mil, e mais contrapartida de R$ 30 mil da prefeitura de Abaetetuba.
Iniciada em 2008, a obra está totalmente concluída e pronta para ser entregue à população. A nova escola, que funcionava em duas casas de madeira de propriedade da prefeitura de Abaetetuba, possui quatro salas de aula, uma sala de informática, biblioteca, sala de professores e cantina/cozinha.
O prédio está mais adequado às necessidades dos alunos e professores. "Esse espaço agora é definitivo", garantiu Miriquinho Batista. O estabelecimento de ensino funcionará em dois turnos, manhã e tarde.

'

Creditos: SECOM

Agencia Pará

'

INVESTIGAÇÕES RESULTAM EM PRISÕES DE TRAFICANTES DE DROGAS

'
'
EQUIPE POLICIAL PRENDEU FORNECEDOR DE DROGAS E CASAL QUE COMERCIALIZAVA COCAÍNA EM "BOCA-DE-FUMO" NA CIDADE
'
Policiais civis da Superintendência Regional do Baixo-Tocantins prenderam em flagrante, nos últimos dias três acusados de tráfico de drogas em Abaetetuba, nordeste paraense. Os presos são Raimundo Vilhena Pureza, de apelido “Toca”, e o casal Augusto Rodrigues, conhecido por “Guto” e Débora Rodrigues de Sousa. Com os presos, drogas foram apreendidas. As ações resultaram da intensificação do combate ao tráfico de drogas no município coordenadas pela delegada Andrezza Franco, titular da Superintendência. Raimundo Pureza foi preso durante uma investigação no bairro Santa Clara. Os policiais viram o momento em que, em via pública, dois homens caminhavam em atitude suspeita. A dupla foi abordada e revistada pelos policiais que encontraram dentro do guidom da bicicleta de um dos suspeitos um objeto plástico com cocaína em formato de pedra de “óxi”. Os dois foram detidos e conduzidos à unidade policial. Interrogados sobre a pessoa responsável pela compra da droga, os suspeitos afirmaram que a compraram de Raimundo Vilhena Pureza.
Com a informação, a equipe policial foi à casa do suposto traficante. No local, os agentes avistaram o acusado que estava em companhia de cerca de oito pessoas, em uma festa de aniversário. Ao avistar a viatura policial, Raimundo tentou jogar fora uma sacola com uma quantidade de cocaína em formato de pedra de “óxi”, mas os policiais perceberam a intensão dele e o prenderam em flagrante. Em continuidade às investigações sobre a atuação de vendedores de drogas ilegais, a equipe policial prendeu Débora e o companheiro dela, Augusto Rodrigues. As prisões resultaram de semanas de investigações. Os policiais civis flagraram o casal na casa deles, localizada na Travessa Padre Pimentel, em Abaetetuba. No imóvel, usado como “boca-de-fumo”, os dois comercializavam drogas, tipo "cocaína". Durante a busca domiciliar, os policiais encontraram dentro do local um objeto plástico com 27 papelotes de cocaína. Os presos foram autuados em flagrante por tráfico de entorpecentes pelo delegado Manoel Luís de Matos. As prisões foram realizadas pela equipe formada pelos investigadores Ronaldo, chefe de operações; Israel, Marialvo, Nonato e Pantoja.
'
Creditos: Assessoria de Comunicação da Polícia Cívil.
'

SINTEPP PARTICIPA DE AUDIÊNCIA NO MUNICÍPIO

'
'

O advogado do SINTEPP (Sindicato dos Trabalhadores de Educação Pública do Estado do Pará), Paulo Henrique, esteve ontem no município de Abaetetuba, para participar de uma audiência onde serão discutidos temas relacionados as reivindicações da categoria dos servidores públicos da educação, que exercem suas atividades em nosso município.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

SERÁ QUE TEREMOS UMA ABAETETUBENSE CAPA DA PLAYBOY?

'
'


'
Dira Paes, atriz nascida em Abaetetuba, está na mira da Playboy. O diretor de redação da "Playboy", Edson Aran, insinuou em seu perfil no Twitter que gostaria de ter a atriz Dira Paes estampando capa e páginas da publicação. Atualmente, Dira Paes faz sucesso como a personagem Norminha, de "Caminho das Índias".
'
"Comprei a revista ‘Joyce Pascowitch’ com a Dona Norminha na capa. Ah, Dona Norminha, você devia estar em outra capa de revista…", escreveu Aran.
Além de despertar interesse na equipe da "Playboy", a personagem de Paes também faz sucesso entre os toques de celulares dos brasileiros.
Tema da personagem, a música "Você Não Vale Nada mas Eu Gosto de Você", foi o ringtone mais baixado no mês de julho.
Perguntada sobre o assunto, Dira respondeu ao site Terra simplesmente: "Não falo sobre isso. Não tenho Twitter e não tenho nem como comentar isso".
'
'
'
Essa agora é do Edu Valente: "Eu amo essa mulher (amo de paixão!)"

APÓS MUITA POLÊMICA, MATADOURO É REABERTO

'
'

A interdição do matadouro de Abaetetuba gerou controvérsia e insatisfação da população, que no período de alguns meses foi obrigada a consumir carne procedente de outros municípios como, por exemplo, de Barcarena, a um preço mais elevado que o praticado aqui e com qualidade muitas vezes inferior. A interdição do matadouro municipal certamente foi um ato rigoroso com a população abaetetubense. Todavia, a interdição foi um mal necessário? Algo inevitável? Inegociável? Previsível? Existem muitas dúvidas! Inegavelmente, existe um bastidor político na dimensão paralela deste assunto. Um deles diz respeito a uma “queda de braços” da própria direção da ADEPAPA (AGÊNCIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA DO PARÁ), onde foi revogada a cedência de um servidor da gestão municipal lotado neste órgão, publicada inclusive no Diário Oficial do Estado. Pode-se afirmar que o município conta hoje com um matadouro “um pouco melhor” que o de outrora, apto a funcionar, porém, com ressalvas. Certamente está mais bem equipado também. O que se deve atentar enquanto cidadãos diz respeito à necessidade de existência da consciência quanto ao que se nomeia de “interesse público”. Acordemos e passemos a cobrar, então, que haja um trabalho preventivo das autoridades municipais e Estaduais, sempre ao encontro do “interesse público”, desligadas de interesses políticos, pois do contrário é a população quem sempre pagará o “pato”.
'
'

"CASO ABAETETUBA" AINDA REPERCUTE

Veja o Video!

http://videos.noticiasautomotivas.com.br/caso-abaetetuba-/uC_65inggQQ/

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

SIGA O BLOG NO "TWITTER" - CLIQUE AQUI:

'
'

'
Para os usuários do Twitter, informamos que o Blog já se encontra neste espaço, em busca de novos seguidores!
---------------------------------- SIGA O FOLHA DE ABAETETUBA NO TWITTER!!!
---------------------------------- <http://twitter.com/folhadeabaete>
E boa leitura!!!

domingo, 16 de agosto de 2009

ABAETETUBA COMEMORA 114 ANOS

'
'
'
'

Os 114 anos de Abaetetuba foram festejados na praça matriz, no dia (15) à noite, com a abertura da XXVIII Semana de Arte e Folclore. Na ocasião, a governadora Ana Júlia Carepa entregou viaturas e equipamentos do Corpo de Bombeiros Militar e lançou a Cidade Digital, com ponto livre de acesso na Praça da Bandeira. Os moradores do município puderam assistir uma apresentação do Quinteto de Saxofones na Fundação Carlos Gomes em Belém, ao vivo e por internet, no telão instalado na praça, usando a tecnologia do NavegaPará. No repertório, música
latina.
O comando da corporação no município possui 60 homens, que poderão usar, nas ações de combate à incêndio e resgate, uma ambulancha, um veículo L-200 auto-rápido, uma viatura de
resgate, duas viaturas de combate à incêndio, duas motos, 20 uniformes completos de aproximação anti-fogo e equipamentos de mergulho. A governadora entregou as chaves dos veículos e os equipamentos ao comandante do CBM em Abaetetuba, capitão Marcos. "O investimento total é de R$ 1,6 milhão", frisou o capitão.
"Queremos uma cidade que seja de paz para homens, mulheres, crianças, jovens e idosos. Agradeço a governadora pelos equipamentos do Corpo de Bombeiros e as inaugurações feitas
hoje, do Centro Maria do Pará e infocentros. Estaremos de braços abertos a todos que vierem trazer desenvolvimento a Abaetetuba", afirmou a prefeita Francinete Carvalho.
"Com esses equipamentos dos Bombeiros, vamos ajudar vidas humanas de moradores, inclusive, ao longo dos rios dessa região, que são nossas estradas naturais", ressaltou a governadora, informando que o governo do Estado já entregou viaturas, lanchas e motos da Polícia Militar, além do aumento do efetivo do município, fora das comemorações do aniversário. A cidade também recebeu pavimentação de 10 Km de vias. "Desejo sucesso ao povo de Abaetetuba, pois os desafios são muitos, principalmente em momentos de crise. O mais importante é que estamos superando os desafios", reforçou Ana Júlia Carepa.

Créditos: Secom