sábado, 15 de agosto de 2009

ABAETETUBA FAZ ANIVERSÁRIO!

'
'
Singela Homenagem do Blog ao nosso município!

'
'


Foto de Abaetetuba Modificada
Foto Original de: Arquivo de Jorge Machado


HINO DE ABAETETUBA
Maratauíra, um grande rio formoso,
Braço forte do imenso Tocantins,
Tem à margem um recanto majestoso
De trabalhos em misto com festins.
É um recanto de harmonia
Onde a rima das canções não murchará
Pois é um marco de alegria
Na viçosa imensidão do Grão Pará
Abaetetuba, terra de amor,
Teus filhos cantam em teu louvor
A nós serás sempre querida
E protegida por nós serás.
O progresso jamais se aportará,
Do teu povo tão simples e tenaz,
Porque a mão do bom Deus te guiará.
Berço és tu de bondade, amor e paz.
Nos jardins e nas matas tens belezas.
Até a aurora em teu céu brilha melhor,
Pois a ti sorri sempre a natureza.
A nós serás sempre querida
E protegida por nós serás.
Para nós tu és a flor que desabrocha
De um jardim cultivado com carinho
E seremos tão firmes quanto a rocha
Se inimigos cruzarem teu caminho.
As florestas te cercando,
Com sussurros incansáveis de esperança
Junto a nós estão cantando:
Do teu solo brotará sempre a bonança.
Abaetetuba, terra de paz,
Cantar teus cantos prazer nos traz.
A nós serás sempre querida
E protegida por nós serás.
A cultura te sirva de muralha
O vigor de honradez seja tua espada.
O trabalho teu campo de batalha,
O futuro a vitória desejada.
Como filhos, de ti nos orgulharemos,
Pois, além de aconchego maternal,
És também o Brasil que nós amamos.
A nós serás sempre querida
E protegida por nós serás.

Hino do Município de Abaetetuba
Letra por Máximo Ribeiro
Melodia por Máximo Ribeiro
'
'

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

MOTOTAXISTAS VÃO BLOQUEAR O TRÂNSITO EM ABAETETUBA

'
'
Cerca de 200 mototaxistas vão bloquear, hoje pela manhã, o trânsito em três pontos do município de Abaetetuba em protesto contra a falta de segurança pública. Os mototaxistas vão fazer manifestações, a partir das 8 horas, em frente aos prédios do Fórum, Ministério Público do Estado (MPE) e e Prefeitura de Abaetetuba. O protesto é contra a violência e em apoio aos agentes do Departamento Municipal de Trânsito, que há quatro dias cruzaram os braços depois que dois deles foram agredidos no final do mês passado. Um dos agentes foi agredido por um homem que trabalha, de maneira irregular, como mototaxista. O agressor enfiou a chave da moto no olho do agente. Ferido com gravidade e com risco de perder a visão, o agente teve que ser transferido e está internado no Hospital Metropolitano de Urgência, em Ananindeua, desde o dia 30 de julho. O outro foi agredido durante fiscalização na praia de Beja e teve um dos braços quebrados. Depois disso, dez agentes desistiram das funções e os 15 que ficaram não estão indo para as ruas com medo de agressão e por falta de policiamento. Eles também ficaram revoltados porque os dois agressores foram liberados menos de 24 horas após os crimes. Para ver a matéria completa assine O Liberal Digital.

Autor: Redação
Fonte: O Liberal

IML INAUGURA NO 14 DE AGOSTO EM ABAETETUBA

'
'

'

O Governo do Estado do Pará, em parceria com a Prefeitura de Abaetetuba deverá inaugurar na próxima sexta-feira a Unidade Regional do Instituto Médico Legal no município. O Blog noticiou mês passado, em primeira mão, a visita Técnica do Diretor Geral Estadual do CPC Renato Chaves Humberto Sena de Oliveira, onde o mesmo solicitou ama parceria com a Prefeitura para a implantação do Centro. O acontecimento ocorre na véspera das comemorações do aniversário do município. A má notícia é que a policia civil do Estado, assim como a Unidade Central do IML de Belém, encontra-se em paralisação (greve) pela reivindicação de um Plano de Cargos Carreiras para a categoria, assim como melhores salários.
'
http://folhadeabaetetuba.blogspot.com/2009/06/diretor-do-cpc-renato-chaves-e-comitiva.html

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

DIRA PAES - ATRIZ DE ORIGEM ABAETETUBENSE - RECEBE HOMENAGEM NA ABERTURA DO FESTIVAL DE GRAMADO

'
'


'
O grande público reconhece Dira Paes de imediato como a fogosa Norminha da novela Caminho das Índias e lembra dela como a divertida Solineuza do seriado A Diarista. Cinéfilos atentos, porém, preferem identificar a atriz por sua presença em uma série de destacados e premiados filmes.É essa face da carreira de Dira, intensa e por vezes não tão glamourosa, que foi lembrada ontem, com o prêmio especial que ela recebeu na abertura da 37ª edição do Festival de Gramado, em razão de sua presença no cinema nacional.– Eu me sinto lisonjeada em receber esse prêmio no momento em que o cinema brasileiro vive uma fase prestigiada pelo público – diz Dira.O sucesso de Norminha, que fez a personagem ganhar mais espaço no folhetim, tem exigido presença mais constante de Dira nos estúdios do Projac, no Rio, e imposto uma correria ainda maior na rotina que se desdobra nos mimos ao filho, Inácio, de um ano e três meses.– Já fiz outras personagens que me deixaram feliz mas não tiveram a repercussão que a Norminha tem graças à força de uma novela das oito.A carreira cinematográfica da atriz nascida há 40 anos em Abaetetuba, interior do Pará, abarca de sucessos de bilheteria, como 2 Filhos de Francisco, a projetos autorais, caso de Baixio das Bestas e A Festa da Menina Morta. São alguns dos exemplos que podem ilustrar a enorme versatilidade que Dira em registros que vão da delicadeza e força de uma típica mãe coragem, ao humor escrachado e a atuações viscerais que exigem dela uma entrega dramática e cênica à beira da catarse.– Todo ator quer ser versátil. Nunca penso em um trabalho separando projetos comerciais dos autorais. O que me motiva, às vezes, nem é tanto o personagem, mas sim as pessoas que estão envolvidas nele.Dira nem pensava em fazer cinema, imaginava-se engenheira, quando estrelou o primeiro filme. Estreia, curiosa, diga-se, em um papel de destaque no longa americano A Floresta das Esmeraldas, que John Boorman rodou na Amazônia em 1985.– A equipe do filme foi à minha escola procurar meninas com traços indígenas que falavam inglês. Foi escolhida, ganhei tratamento de estrela, e ali começou um grande sonho que me fez decidir ser atriz.Dira já participou de quase 30 filmes e, além do sucesso de bilheteria 2 Filhos de Francisco, esteve em Anahy de las Misiones (1997), de Sérgio Silva, e Meu Tio Matou um Cara (2004), de Jorge Furtado.Apaixonada por cinema, Dira já se lançou como produtora em filmes como o recente documentário Esse Homem Vai Morrer (2008), de Emílio Gallo, sobre um líder rural do Sul do Pará. E desde 2004 ela organiza, juntamente com o produtor Emanuel Freitas, o Festival de Belém do Cinema Brasileiro.– Esse festival nasceu como forma de manter um vínculo com minha terra e por ver que muitos dos meus filmes não chegavam a Belém.
MARCELO PERRONE Gramado