sábado, 13 de junho de 2009

José Nery reúne com agentes comunitários de saúde

'
'
Segundo a assessoria de imprensa do Senador, o mesmo reuniu com mais de 70 agentes comunitários de saúde do município. O Encontro ocorreu na manhã desta sexta-feira (12) no salão da paróquia das ilhas do município. Os profissionais pediram a ajuda do parlamentar na rapidez da tramitação de projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional a respeito do piso salarial, adicional de insalubridade e regimento jurídico dos ACS e dos Agentes de Endemias. No encontro, o senador se colocou à disposição para apoiar a mobilização da categoria.
De imediato, o Blog adianta que a sanção dessas Leis a nível federal, não garante a aplicabilidade de imediato nas esferas federal e municipal. Esse é apenas o capítulo de um enrredo, da novela chamada Brasil.

POLÊMICA EM RELAÇÃO A CASA DOS ESTUDANTES DE ABAETETUBA

'
'
'

A gestão municipal enveredou-se, nos meses iniciais de governo, por um caminho considerado no mínimo polêmico e conflituoso. Fatos como: A exoneração de servidores municipais, acompanhada da posterior readmissão; A suspensão da ajuda de auxílio transporte aos estudantes da UEPA (de Moju), acompanhada da posterior concessão do benefício; Episódios de conflito com os “rabeteiros” do transporte escolar das ilhas; Inabilidade e intolerância na negociação com servidores municipais que aderiram à greve na Educação e, mais recentemente, a decisão de suspensão municipal dos repasses às casas dos estudantes de Abaetetuba em Belém e dos demais municípios, que são pólos universitários. Os alunos já se mobilizam contra a decisão, e buscam o apoio inclusive do senador José Nery para solucionar o impasse. O assunto é polêmico e as visões do mesmo possuem lados antônimos, antagônicos, contraditórios e resistentes. Segundo assessores, a prefeita pretende sanear os gastos, azafamando quaisquer despesas que considera desnecessárias aos cofres públicos. A oposição alega que tal prática não se aplica ao grupo que gesta o município nos diversos escalões, classificando a atitude como inoportuna e ingênua. Na opinião do Blog, uma boa leitura de “Sun Tzu – A arte da Guerra” resolveria a questão.

terça-feira, 9 de junho de 2009

Diretor do CPC Renato Chaves e comitiva visitam Abaetetuba

'
'

O encontro tem como objetivo firmar parcerias para implantação de nova regional
Amanhã (31), o diretor geral do CPC Renato Chaves, Humberto Sena de Oliveira, fará visita técnica ao município de Abaetetuba, localizada na região do Baixo-Tocantins. O objetivo da viagem é discutir, juntamente com autoridades municipais, assuntos referentes ao projeto de instalação da Unidade Regional do Centro de Perícias Científicas no município. Com o encontro, o diretor pretende firmar parcerias com os gestores municipais para que seja viabilizada a implantação do Centro, que atenderá não só Abaetetuba, mas também localidades vizinhas.
Também fará parte da comitiva do CPC o coordenador das Unidades Regionais, Waldiney Oliveira, os peritos criminais José Edmilson Junior, Joaquim Araújo e Denise Loureiro, que acompanham a implantação de novos projetos do Centro, bem como de um representante do DETRAN, que também pretende implantar uma unidade de atendimento na região.
'
Créditos: Nil Muniz - Ascom CPC Renato Chaves

CNJ analisa caso da juíza de Abaetetuba (PA)

'
'

O Pedido de Providências para revisar a decisão do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) de não instaurar processo administrativo disciplinar contra a juíza Clarice Maria de Andrade está sendo finalizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A juíza foi acusada de manter por 24 dias uma menina de 15 anos numa cela com 20 homens no município paraense de Abaetetuba.
O Pedido de Providências para revisar a decisão do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) de não instaurar processo administrativo disciplinar contra a juíza Clarice Maria de Andrade está sendo finalizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A juíza foi acusada de manter por 24 dias uma menina de 15 anos numa cela com 20 homens no município paraense de Abaetetuba.
O relator do pedido, conselheiro Altino Pedrozo, cobrou explicações do Tribunal desde que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu rever a decisão, em atendimento ao pedido de instauração de revisão disciplinar feito pelo Corregedor Nacional de Justiça, ministro Cesar Asfor Rocha, na sessão plenária do CNJ em 8 de abril último. Falta ouvir a Corregedoria-Geral do TJPA antes de encaminhar o relatório para julgamento por parte do plenário do Conselho, o que pode ocorrer até julho.
Foi o Corregedor Geral do Estado do Pará, desembargador Constantino Guerreiro, quem apresentou denúncia contra a juíza Clarice Maria de Andrade, que na época era da Comarca de Abaetetuba. Guerreiro argumentou que a magistrada infringiu a Lei Orgânica da Magistratura Nacional (Loman), o Código Judiciário do Estado do Pará e Resolução do CNJ.
Servidores suspensos - A Corregedoria de Justiça das Comarcas do Interior no estado do Pará decidiu aplicar a pena de suspensão por 90 dias aos servidores Graciliano Chaves da Mota e Lourdes de Fátima Rodrigues Barbagelata, ambos da Comarca do município de Abaetetuba, com prejuízos de seus vencimentos, exceto o salário-família.
Os servidores Graciliano da Mota e Lourdes Barbagelata, que exercem, respectivamente, as funções de diretor de Secretaria da 3ª Vara Penal de Abaetetuba e secretária do Fórum de cidade, receberam a pena de suspensão por cometimento de falta grave. Foi considerada a alteração na data de ofício encaminhado da 3ª Vara Penal de Abaetetuba para a Corregedoria do Interior, referente à transferência de adolescente que estava presa em companhia de outros detentos, na delegacia daquele município.
A decisão da Corregedoria, publicada na edição do último dia 6 de junho do Diário da Justiça, foi fundamentada no inciso II do artigo 183 e parágrafo 1º do artigo 189 da Lei 5.810/94 (Regimento Jurídico Único dos Servidores Civis do Estado) e incisos IV dos artigos 463 e 464 do Código Judiciário do Pará.

Presa dupla que comercializava droga em Abaetetuba

'
'

Policiais civis da Superintendência Regional do Baixo Tocantins, em Abaetetuba, nordeste paraense, prenderam em flagrante, na madrugada de ontem, o casal Reginaldo de Sarges Cardoso e Bete Rocha Cardoso.
Cinquenta e cinco petecas de pasta base de cocaína foram apreendidas com os acusados.
A apreensão aconteceu no interior da residência dos acusados, localizada na rua Nova 4, no bairro da Aviação, periferia do município. As informações são da assessoria da Polícia Civil.
As prisões e apreensões resultaram de investigações realizadas pela equipe coordenada pelo delegado Délcio Santos. Os investigadores Pantoja e Soares, além do escrivão Alison, receberam as informações de que a casa onde os dois estavam era usada para a prática de venda de entorpecentes.
Os policiais foram até o imóvel e ali ficaram de campana no aguardo do momento mais apropriado para entrar em ação. Por volta de 3h30, quando um comprador saiu do imóvel, os policiais o detiveram e encontraram com ele 4 petecas da droga compradas no local. Diante disso, os policiais entraram na casa e apreenderam mais petecas de cocaína. O casal foi encontrado no local e acabou preso.
Dinheiro usado para comprar entorpecentes também foi apreendido. O delegado Délcio autuou em flagrante a dupla por tráfico e associação para tráfico de drogas.
Segundo a polícia, a residência usada pelo casal para praticar a venda de drogas foi alugada há um mês pelos acusados.
Os presos foram conduzidos para a sede da Polícia Civil em Abaetetuba e depois transferidos para unidades do Sistema Penitenciário do Estado.
'
'

domingo, 7 de junho de 2009

MIRITIFEST TEM FINAL TRISTE


'
'

A chuva destruiu grande parte da praça de alimentação do Miritfest no Domindo, o que provocou o não cumprimento da programação prevista para a noite. A prefeitura, através de informe na TV explicou o incidente a população. Os pariticipantes e proprietários de vendas do evento ficaram desolados. Alguns tiveram prejuízos.