sexta-feira, 8 de maio de 2009

MANGUEIRÃO PEGA FOGO E PROVOCA PÂNICO ENTRE ESTUDANTES

'
'

'
Mangueirão pega fogo e provoca pânico entre estudantes.
Encontro promovido pela SEDUC, que reuniu cerca de 15 mil estudantes no Estádio Olímpico Edgar Proença, o Mangueirão, terminou em tragédia. Um incêndio foi provocado e ninguém sabe informar onde começou, ha apenas relatos de uma forte explosão. Segundo o comandante Mário Camarão, do corpo de bombeiros, cerca de 30 homens da corporação já estão no local do incêndio.
Localização de hidrantes dificulta trabalho do corpo de bombeiros.
Já passa de 5 horas o incêndio no Estadio Olimpico Edgar Proença, o Mangueirão. Segundo o comandante do corpo de Bombeiros, Mario Camarão cerca de 15 mil estudantes do ensino médio, que participavam de um evento realizado pela SEDUC, se encontravam nas arquibancadas. Devido as proporções do incêndio e a forte fumaça os bombeiros tem dificuldades para localizar os hidrantes. Os estudantes foram retirados do local.
Secretária de educação vai solicitar punição aos culpados.
A secretaria de educação, Ilze Sena, diz que o evento no estádio Mangueirão contava com a participação de 15 mil alunos dos municípios de Abaetetuba, Barcarena, Capitão Poço, Castanhal, Salinas e cerca de dois mil professores, segundo organizadores do evento. A escolha do local foi comunicada a administração do estádio há 90 dias, tempo considerado suficiente para manutenção das instalações. A secretaria de educação vai aguardar laudos do corpo de bombeiros para, em seguida, solicitar punição aos responsáveis pela manutenção do estádio.
'
'

A CNBB divulgou declaração de solidariedade aos Bispos jurados de morte no Pará

'
Indaiatuba, São Paulo, 10 Abr (Lusa) - A Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), instância máxima da Igreja Católica no país, divulgou hoje uma declaração de solidariedade aos três bispos do Estado do Pará, na região amazónica, que estão ameaçados de morte.
'
'
Reunidos na 46ª Assembleia Geral da CNBB em Indaiatuba, São Paulo, os bispos pediram investigações e protecção para os ameaçados e manifestaram indignação face à violência e à perseguição dos religiosos.
"Em Cristo somos um só com eles e com as pessoas que eles defendem: os povos indígenas, as mulheres, crianças e adolescentes que o tráfico de seres humanos instrumentaliza, que a exploração sexual vende e as drogas matam. Apoiamos também seu empenho na defesa do meio ambiente", destaca o comunicado da CNBB.
Um dos bispos ameaçados, D. Erwin Kräutler, de Xingu, disse hoje à Lusa que esse apoio da CNBB é muito importante.
"A solidariedade da CNBB nos encoraja e fortalece a nossa luta", declarou.
Além do bispo de Xingu, também receberam ameaças de morte D. José Luiz Azcona Hermoso, de Marajó, e D. Flávio Giovenale, da diocese de Abaetetuba, todos no Estado do Pará, no norte do Brasil.
Segundo D. Erwin, as ameaças chegam através de cartas anónimas, da Internet e também por telefone.
"Eu conto com a protecção da Polícia Militar do Pará já há quase dois anos, 24 horas por dia. Sinto-me cerceado no direito de ir e vir e também na minha missão de bispo, mas não me deixo intimidar pelas ameaças", contou à Lusa o religioso que nasceu na Áustria.
Para D. Erwin, as ameaças prendem-se com o seu empenhamento em defesa da Amazónia, dos povos indígenas e contra a destruição da floresta.
"Há gente que quer enriquecer de uma hora para a outra às custas da Amazónia, sem respeitar o seu povo e o meio ambiente. Não podemos permitir isso", afirmou o bispo.
Outra razão apontada por dom Erwin é a sua posição firme contra a implantação da hidroeléctrica Belo Monte na região.
"Há estudos aprofundados da Universidade de Campinas (Unicamp) que indicam a inviabilidade do projecto, já que o rio Xingu, durante quatro meses ao ano, não tem condições de fazer funcionar todas as turbinas. Além disso, a população local nunca é consultada sobre este projecto", explicou.
D. Erwin acredita que a sua "intransigente exigência" para que fosse feita justiça no caso do assassínio da freira Dorothy Stang seja outra das causas das ameaças.
A missionária Dorothy Stang, 73 anos, norte-americana naturalizada brasileira, era conhecida pela sua luta em defesa da floresta Amazónica e trabalhou durante dois anos com D. Erwin.
A freira actuava há quase 30 anos na região amazónica e foi executada no dia 12 de Fevereiro de 2005 com seis tiros à queima-roupa em Anapu, a 600 quilómetros de Belém, à beira da Transamazónica, estrada que rasga a selva tropical.
As ameaças mais fortes dirigidas a D. Erwin tiveram início em 2006, quando o bispo de Xingu denunciou uma quadrilha que abusava sexualmente de meninas de 12 a 16 anos, e não pararam mais.
Em Fevereiro último, o religioso soube que há até um prémio de um milhão de reais (375 mil euros) para quem o matar.
"Eles querem vencer-me pelo terrorismo psicológico, mas não me intimidam. Nunca perdi a minha paz interior. E se concretizarem a outra hipótese (morte), já que na Amazónia é fácil arranjar um pistoleiro, a vida deles também vai acabar", salientou o bispo.
D. Erwin Kräutler protestou contra a ausência do Estado na Amazónia e criticou igualmente o Poder Judicial brasileiro.
"A Amazónia é uma terra sem lei. Verificamos a ausência do Estado em várias regiões da Amazónia e o Judiciário no Brasil está muito aquém do que se espera", concluiu.
CMC.
'

Cai a ponte sobre o rio Arienga

'
Cai a ponte sobre o rio Arienga
'
'
A ponte sobre o rio Arienga que liga o município de Barcarena a Abaetetuba caiu na tarde de ontem. O secretário de Obras de Abaetetuba, Dalgoberto, disse que recebeu ligação do secretário de Obras de Barcarena, Renato Ogawa, para que juntos façam ações emergenciais, mas a responsabilidade é do governo.“Essa ponte fica localizada na PA-409, portanto, a responsabilidade da Secretaria de Obras Estadual. De qualquer maneira, vamos tomar as medidas emergenciais”, declarou Dalgoberto.Os ônibus que fazem o transporte dos empregados das empresas Albras, Alunorte e demais fábricas da região mudaram de rota devido ao acontecimento.
'
Fonte: jornal O Cabano

Adolescentes do Regional Norte 2 representam o Brasil na Itália

'
'
Adolescentes do Regional Norte 2 representam o Brasil na Itália
'
'

Um total de 18 meninos e meninas do Pará (PA) e 6 educadores viajam hoje, 6, para a Itália, para divulgar a cultura brasileira e paraense. Eles participam do projeto “Cantando e Dançando com Amor, Construindo um Mundo Melhor”.
A visita pretende estimular o intercâmbio cultural, mas muito mais, de justiça social, solidariedade, responsabilidade e respeito à vida de crianças e adolescentes no mundo. De acordo com o coordenador do Regional Norte 2 da CNBB (Amapá e Pará), André Franzini, “o grupo tem a nobre tarefa de apresentar as ações da Pastoral do Menor de todo o Brasil”.
Ganhador do Prêmio Itaú-Unicef no ano de 2007, na categoria regional, o projeto é uma iniciativa da Pastoral do Menor Regional Norte 2 - obras sociais da diocese de Abaetetuba (PA), em parceria com Associação L`Insieme Cremona Itália. As atividades desenvolvidas têm o foco na arte e folclore, os valores de colaboração e intercâmbio com entidades italianas. Todas as ações contribuem para a inclusão social e a melhoria nas perspectivas de vida de crianças e adolescentes na região.

MORRE CIDADÃO ATROPELADO NA ESTRADA

'
'
Morreu ontem de madrugada o servente de pedreiro Rosicleiton Gomes Dias, de 24 anos, que estava internado no Hospital Metropolitano desde a última segunda-feira, quando foi atropelado em Abaetetuba, cidade onde morava. O motociclista que o atropelou ainda não foi localizado. Testemunhas contam que o acidente foi muito rápido e que não tiveram tempo de anotar as placas do veículo ou, pelo menos, observar a marca e o modelo da moto.
Na noite da última segunda-feira, Rosicleiton conversava com um amigo, no Km- 14 da estrada que liga os municípios de Abaetetuba e Moju, próximo à rua Principal da Vila Canaã, zona rural de Abaetetuba, quando dois homens em um moto passaram por aquele ponto, trafegando em sentido Abaetetuba/Moju. O amigo que conversava com Rosicleiton conta que a moto estava em alta velocidade e que se desgovernou, subindo o acostamento e atropelando o rapaz. Depois, o piloto fugiu sem prestar socorro.
Rosicleiton foi socorrido por seus amigos. Inicialmente, eles o levaram para o Hospital Municipal de Abaetetuba. Porém, com um quadro grave de politraumatismo, a equipe médica local achou por bem transferi-lo para o Hospital Metropolitano, em Ananindeua, naquela mesma noite. Ele ficou internado no Metropolitano até ontem, às 2 horas da madrugada, quando sua morte foi constatada.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

DEU NO AMAZÔNIA JORNAL DO DIA 05-05-09

Recém-nascido passa horas em busca de leito em hospitais


No AMAZÔNIA: Diane do Couto Carvalho estava desesperada por não conseguir atendimento no pronto-socorro da 14 de Março e na Santa Casa de Belém para o filho recém-nascido. Durante toda a tarde e noite de ontem, Lucas Carvalho Brito, de apenas 21 dias, foi submetido a longos períodos de espera, devido à burocracia envolvendo transferências entre hospitais e falta de leitos. A mãe da criança estava inconsolável perante a situação do filho, que chegou a defecar pela boca, e junto com a irmã Rosinet do Couto, conseguiu a tranferência de Lucas para a Clínica Pediátrica do Pará, na Serzedelo Corrêa.A criança veio do Hospital Santa Rosa, de Abaetetuba, em busca de atendimento mais específico, pois de acordo com a guia de encaminhamento, foi diagnosticada com hérnia e distúrbio intestinal agudo. De acordo com Rosinet, muitas medidas médicas tomadas em Abaetetuba não foram confiáveis e bem aplicadas.Os três chegaram a Belém às 14 horas e foram direto para a Santa Casa de Misericórdia, onde ficaram esperando 3 horas por atendimento, na portaria. A demora e a falta de respostas sobre a situação fizeram com que a ambulância fosse para o Pronto-Socorro da 14 de Março, onde o único médico pediatra da equipe só estaria presente no horário de 19 horas. Contudo, pelo fato do PSM da 14 não possuir UTI Neonatal, a direção do hospital, junto à Central de Leitos, viabilizou a tranferência de Lucas para a Clínica Pediátrica do Pará, onde foi internado.

SERVIDORES DA EDUCAÇÃO ENSAIAM GREVE

* Foto ilustrativa

'
'
'Os servidores da educação do município ensaiam uma articulação para realizar paralisação, em breve, por melhores condições de trabalho e reajustes salariais. Segundo os representantes dos sindicatos que atuam no município, falta sensibilização dos gestores para questões fundamentais do cotidiano dos servidores da educação, assim como reposição das perdas salariais. O secretário de educação encontra-se em viagem participando do encontro com seus pares fora do Estado.