quinta-feira, 30 de abril de 2009

DEU EM “O LIBERAL”: MENINOS DO PARÁ LEVAM SUA CULTURA À ITÁLIA

'

Confira na íntegra, clicando na imagem.

'

OLIBERAL ATUALIDADES, BELÉM, QUINTA-FEIRA, 30 DE ABRIL DE 2009.

'

Recorte
'
A cultura do Pará será levada para a Itália por um grupo de 18 jovens carentes de Abaetetuba, município do Nordeste paraense. O grupo, que vai apresentar a música e as danças típicas do Pará, embarca para a Europa no próximo dia 5, por meio do projeto “Dançando e Cantando com amor, para construir um mundo melhor”, desenvolvido pela Pastoral do Menor da Diocese de Abaetetuba, dirigida pelo bispo Dom Flávio Giovenale. O grupo de crianças e adolescentes vai fazer um intercâmbio cultural de um mês, e tem no roteiro italiano cidades como Milão, Parma, Udine e Cremona, esta última a cidade-sede da Associação L´insieme Cremona, parceira no intercâmbio por meio da Secretaria de Obras Sociais de Abaetetuba.
Das 1.700 crianças e adolescentes atendidas pela Pastoral do Menor naquele município, este é o terceiro grupo que viaja para a Itália - os dois anteriores atuavam nos projetos de esportes da Pastoral. Por isso, esta é a primeira viagem do grupo cultural, que vai mostrar a produção regional do Pará com apresentações de canto e danças típicas do Norte brasileiro, como o carimbó, o xote bragantino, o lundu e o siriá. Os adolescentes também vão ter contato com a cultura italiana e conhecer monumentos históricos da Itália. O grupo chega a Belém no dia 5 direto para o embarque para a Europa, no Aeroporto Internacional de Belém. Segundo Regina Conceição Ferreira, coordenadora diocesanada Pastoral do Menor de Abaetetuba, o primeiro intercâmbio foi realizado em 2004, e o segundo, formado apenas por meninos, foi em 2006, com o projeto “Com a bola damos um chute na exclusão”. Tanto os dois anteriores quanto o “Dançando e Cantando com amor, para construir um mundo melhor”, são subprojetos do projeto central da Pastoral do Menor - “Criança e Adolescente, cada dia mais gente”, comações de fomento ao cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
A Pastoral do Menor tem 17 anos de atuação em Abaetetuba.

'

'


SERVIDORES MUNICIPAIS ESPERAM REAJUSTE

'
'
O Dia Mundial do Trabalho foi criado em 1889, por um Congresso Socialista realizado em Paris. A data foi escolhida em homenagem à greve geral, que aconteceu em 1º de maio de 1886, em Chicago, nos Estados Unidos naquela época. No Brasil, como não poderia deixar de ser, as comemorações do 1º de maio também estão relacionadas à luta pela redução da jornada de trabalho. A data foi consolidada como o Dia dos Trabalhadores em 1925, quando o presidente Artur Bernardes baixou um decreto instituindo o 1º de maio como feriado nacional.
Em Abaetetuba, o Dia 1º de maio deste ano não é tão comemorado pelos servidores públicos municipais, pois o cenário não se apresenta animador. A inflação dos últimos 12 meses encolheu o poder de compra de grande parte dos trabalhadores, aliada a crise financeira internacional que provoca grande instabilidade no mercado. O custo de vida em Abaetetuba, considerando um dos mais baixos da Região do Baixo Tocantins, pela localização privilegiada do município no comercio local, elevou-se bastante no início deste ano.
Apesar das demissões constantes de servidores na esfera Estadual, os funcionários públicos municipais aguardam com ansiedade o esperado reajuste salarial de 2009, como acontece anualmente no mês de maio pela prefeitura municipal. Muitos servidores e sindicatos já falam em greve geral caso o reajuste não ocorra ou venha abaixo da inflação. A prefeitura promete entrar de vez na discussão do Plano de Cargos Carreiras e Salários (PCCS), que desde a década de noventa encontra-se paralisado.
Vale ressaltar nesta data que tanto município quanto Estado necessitam oferecer mais respeito e dignidade aos servidores públicos. A nível estadual e municipal é grande o número de candidatos aprovados em concurso público que estão aguardando serem convocados pelas esferas municipal e Estadual. QUE O MINISTÉRIO DE PÚBLICO FIQUE DE OLHO, POIS O BLOG ESTÁ!