sábado, 28 de março de 2009

TEORIA DA PIRÂMIDE POLÍTICA (atualizado)


'
A política não é uma coisa boa. Para alguns é um meio, para outros um fim. Para alguns um passatempo, para outros uma forma de subsistência. Para mim: Um mal necessário!
No Brasil, o modelo político vigente é o da Pirâmide Política. - Mas o que seria isso? - O desenho da pirâmide representa perfeitamente o contexto no qual a política - infelizmente - se desenvolve em nosso país: Onde há uma massa humana que, por diversos fatores, é desprovida de educação tradicional, organização social e, principalmente, organização política, o que resumidamente podemos definir como uma população “desesclarecida”. O que transforma o modelo político brasileiro em uma pirâmide é a conjunção de uma população predominantemente “desesclarecida” com o modelo democrático de escolha dos governantes. - É o mesmo que convidar o “lobo mal” para dormir com as ovelhas.
De fato, não há organização política em nosso país. O que há são organizadores políticos, presentes no topo da pirâmide (são os chamados "caciques", que comandam os partidos de primeiro escalão). Estes organizadores políticos, que poderiam ser chamados de "quadrilha política" são os responsáveis pelo jogo perverso de troca de cargos políticos (ministérios, presidencias, diretorias, etc) em prol de apoio nas casas do poder legislativo. Dessa "palhaçada política", que ocorre desde os tempos coloniais, resultam todas as mazelas sociais que existem atualmente em nosso país.
A pirâmide é alimentada sempre pelo topo: com dinheiro, vantagens ou com o tráfico de influencia de quem está no poder ou perto do poder. Este mecanismo garante a perpetuação daqueles que possuem os interesses mais perversos, e garante o “toma lá da cá” que faz da política brasileira uma verdadeira imundície.
A política da forma como se faz no Brasil, neste contexto terrível, se faz necessária, pois ainda assim é melhor que o modelo ditatorial. A ditadura representa a escravidão de um povo, subjugado a um governante.
A saída se faz através da união da sociedade civil em prol do esclarecimento coletivo quanto ao que, de fato, é a Política e qual o seu verdadeiro valor em uma sociedade democrática.

segunda-feira, 23 de março de 2009

PREFEITURA COMEÇA A MOSTRAR SERVIÇO NO MATADOURO

A Prefeitura, através da secretaria municipal de obras, está realizando melhorias no espaço do matadouro municipal a fim de garantir mais qualidade ao produto final a ser consumido pela população do município e região. A realidade é que Abaetetuba, pela variedade de gêneros alimentícios que possui nas diversas feiras da cidade constitui atualmente “pólo” de comercio na região. Muitos comerciantes e até mesmo a população em geral de municípios vizinhos recorrem ao nosso município para adquirirem produtos mais “em conta”. Falta melhorar as condições de infra-estrutura das feiras, de modo a atrair capital ao município através do comercio, já que não temos as industrias de Barcarena.