sábado, 14 de março de 2009

SAÚDE VAI MAL EM ABAETETUBA

'
A principal bandeira de luta de campanha da prefeita municipal, a psicóloga Francineti Carvalho, não vem sendo hasteada com habilidade pela sua equipe de gestão neste início de governo. Trata-se da saúde! A saúde pública no município piorou sensivelmente nestes primeiros meses de governo PDSBista. Há falta de medicamentos e insumos nos postos de saúde e no hospital municipal. Muitos servidores insatisfeitos no hospital com a chefia pedem a “cabeça” do diretor, e o acusam de diversas irregularidades. Não houve melhora nos postos de saúde da cidade e o povo das ilhas padece sem nenhuma ação voltada aos mesmos. O Blog teve acesso, através de uma entidade colaboradora, ao Programa de Governo PSDBista apresentado em Campanha Eleitoral. O Programa de Governo trata exclusivamente de ações de saúde e educação, com ênfase à saúde. São pautadas no mesmo, ações imediatas como a regularização do fornecimento de medicamentos os postos de saúde e até envio destes aos pacientes quando de uso contínuo; fazer os postos de saúde funcionarem direito; promover mutirões de consultas e exames, para reduzir filas, entre outros.
Dizem os PSDBistas mais insatisfeitos com a saúde, que ocorre na secretaria uma total desarticulação da gestão, onde o secretário Paulo Beltrão, formado na área de ciências exatas, não entende de saúde e não reconhece as mazelas do município. Segundo os próprios militantes do partido, este Secretário de Saúde foi colocado na gestão municipal por imposição do Deputado Estadual Ítalo Mácola, que o indicou por ter apoiado a prefeita em campanha e por este ser assessor direto do Deputado.
Os mesmos militantes afirmam categoricamente que Beltrão está com os dias contados em Abaetetuba, uma vez que a prefeita procura alternativas para resolver a questão da saúde no município.
É aguardar para ver o desfecho deste enredo.

segunda-feira, 9 de março de 2009

SE O MEU HONDA CIVIC FALASSE

'

A política é uma caixinha de surpresas realmente! E que o diga o Senador Jarbas Vasconcelos, do PMDB de Pernambuco, quando concedeu uma entrevista bombástica publicada nas páginas amarelas da Revista Veja do dia 18 de fevereiro do ano corrente, onde “detona” a política “hipócrita” do PMDB a nível nacional, Estadual e municipal. Salve Jarbas! Um dos poucos políticos ainda honestos neste país. A nível municipal o maior partido brasileiro se resume a um “Honda New Civic”, “mimo” da perda da campanha.

AUDIÊNCIA PÚBLICA QUENTE EM TODOS OS SENTIDOS

'
A audiência pública ocorrida pela manhã, nas dependências da Barraca de nossa Senhora da Conceição contou com a presença de diversas autoridades da Região. Foram expostos os principais problemas enfrentados pela população da cidade e das ilhas de Abaetetuba. O Senador José Nery solicitou providencias urgentes ao Estado com relação à segurança pública na região, principalmente com relação ao tráfico de drogas na cidade e a pirataria nas ilhas. O clima da audiência realmente estava quente em todos os sentidos. A barraca lotada virou um verdadeiro “forno humano”. Mas valeu a intenção! Vamos aguardar os resultados. Como polêmica ocorreu um acalorado “arranca rabo” entre o assessor da prefeitura municipal Naldo Araújo e o vereador Raí Moraes: Coisa cômica! Como se a audiência tivesse algum cunho político.
Ultimamente, para alguns, parece que tudo em Abaeté tem tido cunho político... O Blog acompanha!!!

domingo, 8 de março de 2009

AUDIÊNCIA PÚBLICA CONTRA VIOLÊNCIA EM ABAETETUBA

'

Está marcada para a segunda-feira próxima, dia 9, uma audiência pública contra a Violência no município de Abaetetuba. Deverão ser debatidos assuntos como o tráfico de drogas, a marginalidade, prostituição, violência sexual infanto-juvenil, entre outros ligados ao tema principal. A audiência ocorrerá às 9:00h na Barraca de Nossa Senhora da Conceição. Participarão da mesma, autoridades, convidados e membros da sociedade civil em geral.

ESTUDANTES DA UEPA PROTESTAM NAS RUAS E NA CÂMARA

'
Os estudantes que residem no município de Abaetetuba, liderados pela associação de universitários, que freqüentam a UEPA (Universidade do Estado do Pará) do município de Moju, realizaram, no dia 04 do mês em curso um protesto, em frente à sede da Prefeitura Municipal, contra de decisão da gestora Francineti Carvalho de dar fim ao incentivo financeiro que a gestão anterior petista concedeu, a título de incentivo de transporte, a associação dos referidos estudantes. Na manifestação, o grupo de estudantes com rostos pintados e adereços como nariz de palhaço e apito protestaram “em coro” contra a decisão da prefeita. Certamente, algum político da aposição apoiou o movimento, talvez o mesmo dos outdoors de outrora que correram na cidade (e cujo processo está arrolado na justiça). Contudo, temos que admitir que a reivindicação é legitima, uma vez que não houve justificativa plausível da gestora para suspender o incentivo, além do que os recursos foram orçados no ano passado para tal fim. Também serve de justificativa aos estudantes, o fato de o Campus da UEPA do Moju ter sido projetado inicialmente para ser instalado em Abaetetuba, o que não foi viabilizado por falta de sensibilidade da gestão PSDBista da época. Um fato claro que evidencia o erro cometido, se deve ao Campus do Moju ter atualmente matriculados no ano letivo certa de 75% de estudantes provenientes do município de Abaetetuba.
Depois do protesto em frente à prefeitura, os estudantes partiram para câmara de vereadores, onde protestaram do espaço da Tribuna Popular. Depois de muitos aplausos e vaias por parte dos manifestantes frente aos discursos dos vereadores, parece que o legislativo decidiu apoiar a causa dos estudantes, mesmo a prefeita tendo maioria governista na câmara.
Parece que este foi o segundo erro cometido pela gestão PSDBista em dois meses de mandato. Se continuarem assim tão mal assessorados, os petistas só terão a agradecer. E o município a padecer.